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Como uma centelha, surgida em meio a um comentário eventual
de um amigo1 e à subsequente leitura de um poema de Lêdo
Ivo, comecei a interessar-me desmedidamente pela obra desse autor
alagoano. A medida dessa desmedida resultou na busca, de um certo
modo desenfreada, de livros do poeta alagoano e de publicações de
seus críticos. Em um enfeitiçamento motivacional, por meio de uma
leitura curiosa e disciplinada, cobri sua vasta obra poética, prosseguindo,
até então, em sua intensa e variada prosa. Disso resultou esta
pesquisa, que se fez como uma continuidade desse lampejo inicial,
transformada agora em livro.
O primeiro objetivo traçado da pesquisa era explicitar como
se evidenciavam as representações discursivas articuladas de si, de
poeta e de poesia em Lêdo Ivo. Uma vez que tal empreendimento
se evidenciou, por sua complexidade, inviável para se realizar em
um período de estágio pós-doutoral, izemos um recorte centrado
nas representações discursivas identitárias construídas pelo poeta no
livro O aluno relapso. Afastem-se das hélices (IVO, 2013). Esse estágio
pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos da Linguagem na
UFRN (PPGEL/UFRN), sob a supervisão do segundo autor deste
livro. Unimo-nos para desvendar esse escritor que, sem reservas, airmou,
entre tantas outras frases desestabilizadoras: “A teoria literária consiste em querer ensinar as águias a voar” (IVO, 2013, p. 119). Ele
próprio, sublinhe-se, um crítico literário.
O conceito de representações identitárias utilizado neste livro
provém de uma aproximação com Deschamps e Moliner (2009).
Essas representações identitárias são compreendidas como constituidoras
do fundamento do sentimento de identidade e permitem
traçar comparações, em suas semelhanças e diferenciações, entre os
grupos de pertença nos quais nos inserimos e outros grupos com
os quais mantemos diversos tipos de relação: de aproximação, de
distanciamento, de oposição e até de negação. Acrescentamos a esse
conceito, no desenvolvimento da pesquisa, o termo discursivas. Na
perspectiva tecida, aproximamo-nos da noção de ethos discursivo, compreendendo-
o como uma imagem que o “[...] locutor constrói em seu
discurso para exercer uma inluência sobre o alocutário” e da análise
do discurso, na linha proposta por Maingueneau, como uma forma
em que o enunciador “[...] deve legitimar o seu dizer: em seu discurso,
ele se atribui uma posição institucional e marca a sua relação com
um saber” (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 220).
Esta pesquisa trata-se de uma primeira aproximação que buscou
articular o conceito de campo literário à análise textual dos discursos,
construída no grupo de pesquisa Análise Textual dos Discursos
do PPGEL/UFRN. Esse grupo se direciona para a análise de uma
miríade de textos e de análises possíveis, sob diferentes escopos, enfoques
e gêneros. Nossa análise recai em um conjunto de textos, escritos
em décadas diferentes, sob a pena de um mesmo autor (Lêdo Ivo),
que se constituíram, por um trabalho autoral e editorial, em um único
livro conjugado.
Nessa linha de aproximação, inclusive com foco em um objeto
de pesquisa denso e pouco afeito à disciplina cartesiana, tal como é
a literatura, desenvolvemos um projeto que visou mobilizar horizontes
interpretativos na interface entre a sociologia e a linguística. Por um lado, esperamos que a explicitação desse fazer possa servir,
do ponto de vista epistemológico, para futuras pesquisas. Por outro
lado, esperamos também que possa dar maior visibilidade ao poeta
da “Miami dos Pobres”, que tinge suas múltiplas facetas identitárias
de claridade e de escuridão de um modo sempre inovador, em sua
vasta obra inacabada.
Lêdo Ivo se apresenta, na obra analisada, através de quatro principais
representações discursivas identitárias como um transgressor
[poeta, escritor e crítico], um artista competente da linguagem, um
porta-voz político da sociedade e um pensador [que relete inclusive
sobre a identidade humana]. Essas representações ocorrem de um
modo dinâmico e entrecruzado e têm por lastro narrativas autobiográicas
do autor. Disso resulta o título deste livro: De aluno relapso a
pensador transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo.
Finalmente, faz-se necessário sublinhar e agradecer a um conjunto
de pessoas que tiveram participação direta e indireta na feitura
deste trabalho. Primeiramente, agradeço ao professor Luis Passeggi,
que supervisionou o estágio pós-doutoral na UFRN, abrindo caminhos
para que pudesse enxergar melhor a área da linguística aplicada,
notadamente a análise textual dos discursos. Também agradeço ao
professor e membro da Academia Paraibana de Letras José Mário da
Silva, pela chama iluminadora que me fez perceber a fortuna literária
de Lêdo Ivo; pelo prefácio escrito, que nos foi um verdadeiro
presente; e pelas leituras atentas que fez deste trabalho. Agradeço ao
professor Márcio André de Andrade pelas gentis observações no texto
que contribuíram para a sua melhoria. Agradeço a Simone Cunha,
da EDUFCG, pela preciosa revisão do texto. Agradeço à professora
Maria da Conceição Passeggi, que me intermediou os primeiros contatos
para a feitura deste estágio pós-doutoral e por ser, para mim, um
ânimo vibrante para prosseguir nas pesquisas. Agradeço a Deus por
me sustentar e me alegrar com as suas doces e inindas consolações. |
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