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De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo.

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dc.description.resumo Como uma centelha, surgida em meio a um comentário eventual de um amigo1 e à subsequente leitura de um poema de Lêdo Ivo, comecei a interessar-me desmedidamente pela obra desse autor alagoano. A medida dessa desmedida resultou na busca, de um certo modo desenfreada, de livros do poeta alagoano e de publicações de seus críticos. Em um enfeitiçamento motivacional, por meio de uma leitura curiosa e disciplinada, cobri sua vasta obra poética, prosseguindo, até então, em sua intensa e variada prosa. Disso resultou esta pesquisa, que se fez como uma continuidade desse lampejo inicial, transformada agora em livro. O primeiro objetivo traçado da pesquisa era explicitar como se evidenciavam as representações discursivas articuladas de si, de poeta e de poesia em Lêdo Ivo. Uma vez que tal empreendimento se evidenciou, por sua complexidade, inviável para se realizar em um período de estágio pós-doutoral, izemos um recorte centrado nas representações discursivas identitárias construídas pelo poeta no livro O aluno relapso. Afastem-se das hélices (IVO, 2013). Esse estágio pós-doutoral foi realizado no Programa de Estudos da Linguagem na UFRN (PPGEL/UFRN), sob a supervisão do segundo autor deste livro. Unimo-nos para desvendar esse escritor que, sem reservas, airmou, entre tantas outras frases desestabilizadoras: “A teoria literária consiste em querer ensinar as águias a voar” (IVO, 2013, p. 119). Ele próprio, sublinhe-se, um crítico literário. O conceito de representações identitárias utilizado neste livro provém de uma aproximação com Deschamps e Moliner (2009). Essas representações identitárias são compreendidas como constituidoras do fundamento do sentimento de identidade e permitem traçar comparações, em suas semelhanças e diferenciações, entre os grupos de pertença nos quais nos inserimos e outros grupos com os quais mantemos diversos tipos de relação: de aproximação, de distanciamento, de oposição e até de negação. Acrescentamos a esse conceito, no desenvolvimento da pesquisa, o termo discursivas. Na perspectiva tecida, aproximamo-nos da noção de ethos discursivo, compreendendo- o como uma imagem que o “[...] locutor constrói em seu discurso para exercer uma inluência sobre o alocutário” e da análise do discurso, na linha proposta por Maingueneau, como uma forma em que o enunciador “[...] deve legitimar o seu dizer: em seu discurso, ele se atribui uma posição institucional e marca a sua relação com um saber” (CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2004, p. 220). Esta pesquisa trata-se de uma primeira aproximação que buscou articular o conceito de campo literário à análise textual dos discursos, construída no grupo de pesquisa Análise Textual dos Discursos do PPGEL/UFRN. Esse grupo se direciona para a análise de uma miríade de textos e de análises possíveis, sob diferentes escopos, enfoques e gêneros. Nossa análise recai em um conjunto de textos, escritos em décadas diferentes, sob a pena de um mesmo autor (Lêdo Ivo), que se constituíram, por um trabalho autoral e editorial, em um único livro conjugado. Nessa linha de aproximação, inclusive com foco em um objeto de pesquisa denso e pouco afeito à disciplina cartesiana, tal como é a literatura, desenvolvemos um projeto que visou mobilizar horizontes interpretativos na interface entre a sociologia e a linguística. Por um lado, esperamos que a explicitação desse fazer possa servir, do ponto de vista epistemológico, para futuras pesquisas. Por outro lado, esperamos também que possa dar maior visibilidade ao poeta da “Miami dos Pobres”, que tinge suas múltiplas facetas identitárias de claridade e de escuridão de um modo sempre inovador, em sua vasta obra inacabada. Lêdo Ivo se apresenta, na obra analisada, através de quatro principais representações discursivas identitárias como um transgressor [poeta, escritor e crítico], um artista competente da linguagem, um porta-voz político da sociedade e um pensador [que relete inclusive sobre a identidade humana]. Essas representações ocorrem de um modo dinâmico e entrecruzado e têm por lastro narrativas autobiográicas do autor. Disso resulta o título deste livro: De aluno relapso a pensador transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Finalmente, faz-se necessário sublinhar e agradecer a um conjunto de pessoas que tiveram participação direta e indireta na feitura deste trabalho. Primeiramente, agradeço ao professor Luis Passeggi, que supervisionou o estágio pós-doutoral na UFRN, abrindo caminhos para que pudesse enxergar melhor a área da linguística aplicada, notadamente a análise textual dos discursos. Também agradeço ao professor e membro da Academia Paraibana de Letras José Mário da Silva, pela chama iluminadora que me fez perceber a fortuna literária de Lêdo Ivo; pelo prefácio escrito, que nos foi um verdadeiro presente; e pelas leituras atentas que fez deste trabalho. Agradeço ao professor Márcio André de Andrade pelas gentis observações no texto que contribuíram para a sua melhoria. Agradeço a Simone Cunha, da EDUFCG, pela preciosa revisão do texto. Agradeço à professora Maria da Conceição Passeggi, que me intermediou os primeiros contatos para a feitura deste estágio pós-doutoral e por ser, para mim, um ânimo vibrante para prosseguir nas pesquisas. Agradeço a Deus por me sustentar e me alegrar com as suas doces e inindas consolações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888
dc.date.accessioned 2023-05-22T11:47:30Z
dc.date.available 2023-05-22
dc.date.available 2023-05-22T11:47:30Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Lêdo Ivo pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Aluno relapso pt_BR
dc.subject Professor transgressor pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.subject Gêneros literários pt_BR
dc.subject Autobiografia pt_BR
dc.subject Análise lexical pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Linguística teórica e descritiva pt_BR
dc.subject Teaching training pt_BR
dc.subject Relapsed student pt_BR
dc.subject Transgressive teacher pt_BR
dc.subject Identity pt_BR
dc.subject Literary genres pt_BR
dc.subject Autobiography pt_BR
dc.subject Lexical analysis pt_BR
dc.subject Textual linguistics pt_BR
dc.subject Theoretical and descriptive linguistics pt_BR
dc.subject Formation pédagogique pt_BR
dc.subject Étudiant en rechute pt_BR
dc.subject Professeur transgressif pt_BR
dc.subject Identité pt_BR
dc.subject Genres littéraires pt_BR
dc.subject Autobiographie pt_BR
dc.subject Analyse lexicale pt_BR
dc.subject Linguistique textuelle pt_BR
dc.subject Linguistique théorique et descriptive pt_BR
dc.subject Formación docente pt_BR
dc.subject Estudiante reincidente pt_BR
dc.subject Profesor transgresor pt_BR
dc.subject Identidad pt_BR
dc.subject Géneros literarios pt_BR
dc.subject Análisis léxico pt_BR
dc.subject Lingüística textual pt_BR
dc.subject Lingüística teórica y descriptiva pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, André Augusto Diniz.
dc.creator PASSEGGI, Luis.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative From relapsed student to transgressive teacher: identity discursive representations in Lêdo Ivo. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, André Augusto Diniz; PASSEGGI, Luis. De aluno relapso a professor transgressor: representações discursivas identitárias em Lêdo Ivo. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-13-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29888 pt_BR


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