dc.description.resumo |
O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores
brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta
em textos produzidos em Portugal e em países africanos.
Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar
o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição
do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias;
e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo,
para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem
como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra
hegemônicas.
Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de
discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita
ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade
discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor
da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade
e multiculturalismo.
No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia
de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de
Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal
Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do
cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da
condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente
a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando
para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra
Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para
a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a
temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo
Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras,
em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto
“Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé.
No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos
da constituição do romance histórico, tendo como objeto o
romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como
espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto
Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra
Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento
histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na
constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais
da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes,
espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano
presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo
Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina
Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos
Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história
e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da
sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo
Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade
e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra
a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira;
o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito
com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma
leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para
nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível
para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto
de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias
críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto
e o bissau-guineense Corsino Fontes.
No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar
para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e
Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres,
em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição
Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos
ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia
Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance
A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética
negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira.
Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam
algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas
de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética
denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e
Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante
de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída
por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em
língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não
empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma
retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo
tempo, o lugar da aproximação e o da diferença. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura |
pt_BR |
dc.title |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-22T12:13:38Z |
|
dc.date.available |
2023-05-22 |
|
dc.date.available |
2023-05-22T12:13:38Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Africanidade |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-colonialismo |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura africana de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher escritora - literatura portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Terra sonâmbula - crítica e interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura |
pt_BR |
dc.subject |
Paulina Chiziane - romance lírico |
pt_BR |
dc.subject |
África Subsaariana - literatura feminina em francês |
pt_BR |
dc.subject |
Mia couto - hibridismo genológico |
pt_BR |
dc.subject |
Escritores africanos |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e História |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Agualusa |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura cabo-verdiana |
pt_BR |
dc.subject |
Cabo Verde - literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Agostinho Neto - poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Corsino Fontes - poeta |
pt_BR |
dc.subject |
Comandante Hussi - Jorge Araújo |
pt_BR |
dc.subject |
Cinema Bissau-Guineense |
pt_BR |
dc.subject |
Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura da Guiné-Bissau |
pt_BR |
dc.subject |
Ruy Duarte - escritor angolano |
pt_BR |
dc.subject |
Edmilson Pereira - escritor |
pt_BR |
dc.subject |
Etnopoética negra |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialismo |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language literature |
pt_BR |
dc.subject |
Africanity |
pt_BR |
dc.subject |
Postcolonialism |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese-speaking African Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Woman writer - Portuguese literature |
pt_BR |
dc.subject |
Sleepwalking land - criticism and interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Lília Momplé - Nobody Killed Suhura |
pt_BR |
dc.subject |
Paulina Chiziane - lyrical romance |
pt_BR |
dc.subject |
Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto - Genological hybridism |
pt_BR |
dc.subject |
African writers |
pt_BR |
dc.subject |
Literature and History |
pt_BR |
dc.subject |
Narratives - Portuguese-speaking African literature |
pt_BR |
dc.subject |
Cape Verdean Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Cape Verde - literature |
pt_BR |
dc.subject |
Agostinho Neto - poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Corsino Fontes - poet |
pt_BR |
dc.subject |
Commander Hussi - Jorge Araújo |
pt_BR |
dc.subject |
Bissau-Guinean Cinema |
pt_BR |
dc.subject |
Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker |
pt_BR |
dc.subject |
Literature from Guinea-Bissau |
pt_BR |
dc.subject |
Ruy Duarte - Angolan writer |
pt_BR |
dc.subject |
Edmilson Pereira - writer |
pt_BR |
dc.subject |
Black ethnopoetics |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural identity |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialism |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature de langue portugaise |
pt_BR |
dc.subject |
Africanité |
pt_BR |
dc.subject |
Postcolonialisme |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature africaine lusophone |
pt_BR |
dc.subject |
Femme écrivain - Littérature portugaise |
pt_BR |
dc.subject |
Pays des somnambules - critique et interprétation |
pt_BR |
dc.subject |
Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura |
pt_BR |
dc.subject |
Paulina Chiziane - romance lyrique |
pt_BR |
dc.subject |
Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Mia Couto - Hybride génologique |
pt_BR |
dc.subject |
Écrivains africains |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature et histoire |
pt_BR |
dc.subject |
Récits - Littérature africaine lusophone |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature capverdienne |
pt_BR |
dc.subject |
Cap-Vert - littérature |
pt_BR |
dc.subject |
Agostinho Neto - poésie |
pt_BR |
dc.subject |
Corsino Fontes - poète |
pt_BR |
dc.subject |
Commandant Hussi - Jorge Araújo |
pt_BR |
dc.subject |
Cinéma bissau-guinéen |
pt_BR |
dc.subject |
Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature de Guinée-Bissau |
pt_BR |
dc.subject |
Ruy Duarte - écrivain angolais |
pt_BR |
dc.subject |
Edmilson Pereira - écrivain |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnopoétique noire |
pt_BR |
dc.subject |
Identité culturelle |
pt_BR |
dc.subject |
Colonialisme |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Andreia de Lima. |
|
dc.creator |
NEGREIRO, Carlos Alberto de. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Etiene Mendes. |
|
dc.creator |
LIMA, Felippe Nildo Oliveira de. |
|
dc.creator |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. |
|
dc.creator |
MARTINS, Izabel Cristina Oliveira. |
|
dc.creator |
LIMA, José Augusto Soares. |
|
dc.creator |
MARIZ, Josilene Pinheiro. |
|
dc.creator |
GONÇALVES, Jéssica Pereira. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. |
|
dc.creator |
VALANDRO, Letícia. |
|
dc.creator |
SILVA, Luciana Morais da. |
|
dc.creator |
SILVA, Marcelo Medeiros da. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Márcia. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.creator |
GOMES, Mariana Andrade. |
|
dc.creator |
SOUZA, Rodrigo Nunes de. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Rosilda Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Crisscrossing the margins: dialogues between literatures. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
pt_BR |