dc.description.resumo |
A nova teoria microeconômica se consolida a partir da crise da
tradicional Teoria Microeconômica da Firma Neoclássica. Com a
estruturação dos grandes conglomerados industriais em fins do século
XIX e início do XX, ica claro que conceitos básicos, outrora em
vigor, como uniformidade de acesso à informação entre as empresas,
acesso igualitário aos mercados, produtos homogêneos, entre outros,
passam a ser questionados.O pressuposto de livre concorrência é posto
em cheque. O clássico artigo de Srafa, de 1933, deixa claro que o
referencial teórico preexistente não era suficiente para explicar um
ambiente da concorrência em que o oligopólio passa a ser a forma
de mercado dominante. A tentativa de construção de uma nova base
teórica foi o caminho seguido por inúmeros economistas.Partindo
de estudos empíricos, em que a observação de realidades específicas
dava indicações de elementos importantes para a construção desse
novo referencial, o novo campo de estudos econômicos vai se consolidando
a partir de meados do século XX e, com maior ênfase, nas
últimas décadas desse século. Novos conceitos são construídos, novas
tipologias são formuladas, novas lógicas são sistematizadas.
A tendência à oligopolização dos mercados em países capitalistas
desenvolvidos e em desenvolvimento estimulou o surgimento de
um grupo de economistas com raízes históricas nos clássicos (Marx,
Ricardo e Smith), que, influenciados pelas ideias de Schumpeter,
desenvolveram novos conceitos sobre essa nova realidade dos mercados.
Podemos destacar entre eles J. Bain, Sylos Labini, Kalecki e Steindl. Dá-se ênfase à importância do empreendedor e da inovação nessa
sociedade. Nesse sentido, têm-se como base conceitos desenvolvidos
por Schumpeter, premissas para este livro, partindo da visão que, no
capitalismo, a inovação representa o motor do processo de desenvolvimento
econômico.
Com esse referencial, procura-se, no presente livro, permitir ao
leitor uma melhor compreensão dos novos caminhos teóricos que
analisam o ambiente da concorrência, as estruturas oligopólicas e o
comportamento da empresa no oligopólio.
A preocupação que levou a este trabalho foi a percepção da falta
de textos que, descrevendo a história de consolidação da nova microeconomia,
permitissem ao leitor, de uma maneira didática e direta,
consolidar conceitos e compreender a dinâmica e natureza da lógica
empresarial na economia capitalista.O presente texto busca consolidar
a experiência dos autores em cursos de graduação de Economia,
Engenharia de Produção e Administração, na área de economia e
gestão de negócios, nas universidades públicas e privadas de Rondônia,
Sergipe e Paraíba. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Economia. |
pt_BR |
dc.title |
Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29902 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-22T17:44:59Z |
|
dc.date.available |
2023-05-22 |
|
dc.date.available |
2023-05-22T17:44:59Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias em negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Mercados - visão não ortodoxa |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento empresarial |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação |
pt_BR |
dc.subject |
Macroeconomia |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de crescimento - empresas |
pt_BR |
dc.subject |
Microeconomia não tradicional |
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dc.subject |
Empresas - estratégias de crescimento |
pt_BR |
dc.subject |
Business strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Markets - unorthodox view |
pt_BR |
dc.subject |
Business behavior |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation |
pt_BR |
dc.subject |
Macroeconomics |
pt_BR |
dc.subject |
Growth strategies - companies |
pt_BR |
dc.subject |
non-traditional microeconomics |
pt_BR |
dc.subject |
Companies - growth strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Stratégies commerciales |
pt_BR |
dc.subject |
Marchés - vue peu orthodoxe |
pt_BR |
dc.subject |
Comportement commercial |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation |
pt_BR |
dc.subject |
Macroéconomie |
pt_BR |
dc.subject |
Stratégies de croissance - entreprises |
pt_BR |
dc.subject |
Microéconomie non traditionnelle |
pt_BR |
dc.subject |
Entreprises - stratégies de croissance |
pt_BR |
dc.subject |
Estrategias de negocios |
pt_BR |
dc.subject |
Mercados - visión poco ortodoxa |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamiento empresarial |
pt_BR |
dc.subject |
Innovación |
pt_BR |
dc.subject |
Macroeconómica |
pt_BR |
dc.subject |
Estrategias de crecimiento - empresas |
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dc.subject |
Microeconomía no tradicional |
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dc.subject |
Empresas - estrategias de crecimiento |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
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dc.creator |
SILVA, Carlos Alberto da. |
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dc.creator |
LOPES, Vaneide Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Markets and business strategies: lecture notes. |
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dc.identifier.citation |
SILVA, Carlos Alberto da; LOPES, Vaneide Ferreira. Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-07-3. Disponível em: |
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