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Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas.

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dc.description.resumo A nova teoria microeconômica se consolida a partir da crise da tradicional Teoria Microeconômica da Firma Neoclássica. Com a estruturação dos grandes conglomerados industriais em fins do século XIX e início do XX, ica claro que conceitos básicos, outrora em vigor, como uniformidade de acesso à informação entre as empresas, acesso igualitário aos mercados, produtos homogêneos, entre outros, passam a ser questionados.O pressuposto de livre concorrência é posto em cheque. O clássico artigo de Srafa, de 1933, deixa claro que o referencial teórico preexistente não era suficiente para explicar um ambiente da concorrência em que o oligopólio passa a ser a forma de mercado dominante. A tentativa de construção de uma nova base teórica foi o caminho seguido por inúmeros economistas.Partindo de estudos empíricos, em que a observação de realidades específicas dava indicações de elementos importantes para a construção desse novo referencial, o novo campo de estudos econômicos vai se consolidando a partir de meados do século XX e, com maior ênfase, nas últimas décadas desse século. Novos conceitos são construídos, novas tipologias são formuladas, novas lógicas são sistematizadas. A tendência à oligopolização dos mercados em países capitalistas desenvolvidos e em desenvolvimento estimulou o surgimento de um grupo de economistas com raízes históricas nos clássicos (Marx, Ricardo e Smith), que, influenciados pelas ideias de Schumpeter, desenvolveram novos conceitos sobre essa nova realidade dos mercados. Podemos destacar entre eles J. Bain, Sylos Labini, Kalecki e Steindl. Dá-se ênfase à importância do empreendedor e da inovação nessa sociedade. Nesse sentido, têm-se como base conceitos desenvolvidos por Schumpeter, premissas para este livro, partindo da visão que, no capitalismo, a inovação representa o motor do processo de desenvolvimento econômico. Com esse referencial, procura-se, no presente livro, permitir ao leitor uma melhor compreensão dos novos caminhos teóricos que analisam o ambiente da concorrência, as estruturas oligopólicas e o comportamento da empresa no oligopólio. A preocupação que levou a este trabalho foi a percepção da falta de textos que, descrevendo a história de consolidação da nova microeconomia, permitissem ao leitor, de uma maneira didática e direta, consolidar conceitos e compreender a dinâmica e natureza da lógica empresarial na economia capitalista.O presente texto busca consolidar a experiência dos autores em cursos de graduação de Economia, Engenharia de Produção e Administração, na área de economia e gestão de negócios, nas universidades públicas e privadas de Rondônia, Sergipe e Paraíba. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Economia. pt_BR
dc.title Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29902
dc.date.accessioned 2023-05-22T17:44:59Z
dc.date.available 2023-05-22
dc.date.available 2023-05-22T17:44:59Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Estratégias em negócios pt_BR
dc.subject Mercados - visão não ortodoxa pt_BR
dc.subject Comportamento empresarial pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Macroeconomia pt_BR
dc.subject Estratégias de crescimento - empresas pt_BR
dc.subject Microeconomia não tradicional pt_BR
dc.subject Empresas - estratégias de crescimento pt_BR
dc.subject Business strategies pt_BR
dc.subject Markets - unorthodox view pt_BR
dc.subject Business behavior pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.subject Macroeconomics pt_BR
dc.subject Growth strategies - companies pt_BR
dc.subject non-traditional microeconomics pt_BR
dc.subject Companies - growth strategies pt_BR
dc.subject Stratégies commerciales pt_BR
dc.subject Marchés - vue peu orthodoxe pt_BR
dc.subject Comportement commercial pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.subject Macroéconomie pt_BR
dc.subject Stratégies de croissance - entreprises pt_BR
dc.subject Microéconomie non traditionnelle pt_BR
dc.subject Entreprises - stratégies de croissance pt_BR
dc.subject Estrategias de negocios pt_BR
dc.subject Mercados - visión poco ortodoxa pt_BR
dc.subject Comportamiento empresarial pt_BR
dc.subject Innovación pt_BR
dc.subject Macroeconómica pt_BR
dc.subject Estrategias de crecimiento - empresas pt_BR
dc.subject Microeconomía no tradicional pt_BR
dc.subject Empresas - estrategias de crecimiento pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Carlos Alberto da.
dc.creator LOPES, Vaneide Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Markets and business strategies: lecture notes. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Carlos Alberto da; LOPES, Vaneide Ferreira. Mercados e estratégias em negócios: notas de aulas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-07-3. Disponível em: pt_BR


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