DSpace/Manakin Repository

Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo As práticas e as teorias pedagógicas fazem parte do exercício cotidiano de professores de Geografia. Em uma abordagem de projetos, a interdisciplinaridade por meio do conhecimento é valorada e as experiências exercem um papel fundamental no processo de ensino- aprendizagem. O registro de experiências teóricas e práticas sobre o ensino de Geografia é o que inicialmente pode marcar o resultado deste livro. No entanto, o desafio é maior e mais complexo. Organizar este material resulta de um longo percurso que se iniciou ainda na formulação da proposta de ação em cada componente curricular presente na formação de futuros professores de Geografia. Continuou nos estímulos e desânimos do cotidiano de uma instituição formadora de professores para educação básica. Passou pela reflexão sobre a qualidade do processo desenvolvido e em constante reelaboração. E chegou à ideia da consolidação do percurso feito, sempre em conjunto, através da escrita e do registro dos passos dados. É isto que registra este livro: de parte do percurso formativo de estudantes e professores da licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande. Dos movimentos feitos por essas pessoas atuantes na formação inicial de novos professores. Dos movimentos partilhados e realizados também com a presença de licenciandos e licenciandas em formação e que dão cara ao que havia sido planejado pelos professores. Da ideia de atuar na formação do docente de Geografia, considerando as possibilidades presentes na pedagogia de projetos efetivada mediante experiências desenvolvidas em momento importância de discutir as diversas formas de uso e apropriação dos espaços da cidade, por meio de espaços destinados à cultura e ao lazer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905
dc.date.accessioned 2023-05-22T18:17:56Z
dc.date.available 2023-05-22
dc.date.available 2023-05-22T18:17:56Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Pedagogia de projetos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Metodologias ativas - Geografia pt_BR
dc.subject Formação docente - Geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - Geografia pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Cultura e lazer - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Paisagem do bairro - interpretação pt_BR
dc.subject Recursos didáticos - Geografia pt_BR
dc.subject Materiais didáticos - Geografia pt_BR
dc.subject Uso adequado da água - Semiárido Nordestino pt_BR
dc.subject Racismo no ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Terra e sistema solar pt_BR
dc.subject Project Pedagogy pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Active Methodologies - Geography pt_BR
dc.subject Teaching training - Geography pt_BR
dc.subject Supervised Internship - Geography pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.subject Culture and leisure - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Neighborhood landscape - interpretation pt_BR
dc.subject Didactic resources - Geography pt_BR
dc.subject Teaching materials - Geography pt_BR
dc.subject Proper use of water - Northeastern Semiarid pt_BR
dc.subject Racism in Geography Teaching pt_BR
dc.subject Earth and solar system pt_BR
dc.subject Pédagogie du projet pt_BR
dc.subject Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Géographie - enseignement pt_BR
dc.subject Méthodologies actives - Géographie pt_BR
dc.subject Formation pédagogique - Géographie pt_BR
dc.subject Stage Encadré - Géographie pt_BR
dc.subject Éducation géographique pt_BR
dc.subject Culture et loisirs - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Paysage de quartier - interprétation pt_BR
dc.subject Ressources didactiques - Géographie pt_BR
dc.subject Supports pédagogiques - Géographie pt_BR
dc.subject Utilisation appropriée de l'eau - Semi-aride du nord-est pt_BR
dc.subject Le racisme dans l'enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Terre et système solaire pt_BR
dc.subject Pedagogía del Proyecto pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Geografía - enseñanza pt_BR
dc.subject Metodologías Activas - Geografía pt_BR
dc.subject Formación docente - Geografía pt_BR
dc.subject Prácticas Supervisadas - Geografía pt_BR
dc.subject Educación geográfica pt_BR
dc.subject Cultura y ocio - Campina Grande - PB pt_BR
dc.subject Paisaje de barrio - interpretación pt_BR
dc.subject Recursos didácticos - Geografía pt_BR
dc.subject Material didáctico - Geografía pt_BR
dc.subject Uso adecuado del agua - Semiárido Nororiental pt_BR
dc.subject Racismo en la enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Tierra y sistema solar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.creator DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.creator NASCIMENTO, Aliery Araújo do.
dc.creator LIMA, José Silvano de Sousa.
dc.creator SARMENTO, Renalle Rodrigues dos Santos.
dc.creator DANTAS, Denis Rodrigues.
dc.creator LIMA, Adjael Maracajá de.
dc.creator SANTOS, Danilo Antônio Nascimento.
dc.creator NUNES, Diogo Soares.
dc.creator SOUSA, Epídio Araújo de.
dc.creator CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito.
dc.creator ARAÚJO, Elânia Daniele Silva.
dc.creator BARBOSA, Eronides Gomes.
dc.creator RIBEIRO, Estanley Pires.
dc.creator SILVA, Irislaldo Erik Estevam da.
dc.creator MARQUES, Ivana Sousa.
dc.creator PORTO, Odaiza Barros.
dc.creator OLIVEIRA, Julia Diniz de.
dc.creator REGO, Anizabel Costa Duarte do.
dc.creator MIRANDA, Mylena Susan Silva.
dc.creator TAVARES, Noaldo José Aires.
dc.creator FARIAS, Luis Felipe Costa de.
dc.creator OLIVEIRA, Taynan Araújo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogy of projects in Geography: theories and practices. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Angélica Mara de Lima; PEREIRA, Karla Sabrina de Souza; CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira (Organizadores). Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-04-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta