dc.description.resumo |
As práticas e as teorias pedagógicas fazem parte do exercício cotidiano
de professores de Geografia. Em uma abordagem de projetos,
a interdisciplinaridade por meio do conhecimento é valorada e
as experiências exercem um papel fundamental no processo de ensino-
aprendizagem.
O registro de experiências teóricas e práticas sobre o ensino de
Geografia é o que inicialmente pode marcar o resultado deste livro.
No entanto, o desafio é maior e mais complexo. Organizar este material
resulta de um longo percurso que se iniciou ainda na formulação
da proposta de ação em cada componente curricular presente na formação
de futuros professores de Geografia. Continuou nos estímulos
e desânimos do cotidiano de uma instituição formadora de professores
para educação básica. Passou pela reflexão sobre a qualidade do
processo desenvolvido e em constante reelaboração. E chegou à ideia
da consolidação do percurso feito, sempre em conjunto, através da
escrita e do registro dos passos dados.
É isto que registra este livro: de parte do percurso formativo de
estudantes e professores da licenciatura em Geografia da Universidade
Federal de Campina Grande. Dos movimentos feitos por essas pessoas
atuantes na formação inicial de novos professores. Dos movimentos
partilhados e realizados também com a presença de licenciandos e
licenciandas em formação e que dão cara ao que havia sido planejado
pelos professores. Da ideia de atuar na formação do docente de
Geografia, considerando as possibilidades presentes na pedagogia de
projetos efetivada mediante experiências desenvolvidas em momento importância de discutir as diversas formas de uso e apropriação dos
espaços da cidade, por meio de espaços destinados à cultura e ao lazer. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-22T18:17:56Z |
|
dc.date.available |
2023-05-22 |
|
dc.date.available |
2023-05-22T18:17:56Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia de projetos |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura e lazer - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem do bairro - interpretação |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didáticos - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos - Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Uso adequado da água - Semiárido Nordestino |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo no ensino de Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Terra e sistema solar |
pt_BR |
dc.subject |
Project Pedagogy |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Active Methodologies - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching training - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised Internship - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic education |
pt_BR |
dc.subject |
Culture and leisure - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Neighborhood landscape - interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic resources - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching materials - Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Proper use of water - Northeastern Semiarid |
pt_BR |
dc.subject |
Racism in Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Earth and solar system |
pt_BR |
dc.subject |
Pédagogie du projet |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Géographie - enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Méthodologies actives - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Formation pédagogique - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Stage Encadré - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation géographique |
pt_BR |
dc.subject |
Culture et loisirs - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paysage de quartier - interprétation |
pt_BR |
dc.subject |
Ressources didactiques - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Supports pédagogiques - Géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Utilisation appropriée de l'eau - Semi-aride du nord-est |
pt_BR |
dc.subject |
Le racisme dans l'enseignement de la géographie |
pt_BR |
dc.subject |
Terre et système solaire |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogía del Proyecto |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Geografía - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologías Activas - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Formación docente - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas Supervisadas - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Educación geográfica |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura y ocio - Campina Grande - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Paisaje de barrio - interpretación |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos didácticos - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Material didáctico - Geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Uso adecuado del agua - Semiárido Nororiental |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo en la enseñanza de la geografía |
pt_BR |
dc.subject |
Tierra y sistema solar |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. |
|
dc.creator |
DIAS, Angélica Mara de Lima. |
|
dc.creator |
NASCIMENTO, Aliery Araújo do. |
|
dc.creator |
LIMA, José Silvano de Sousa. |
|
dc.creator |
SARMENTO, Renalle Rodrigues dos Santos. |
|
dc.creator |
DANTAS, Denis Rodrigues. |
|
dc.creator |
LIMA, Adjael Maracajá de. |
|
dc.creator |
SANTOS, Danilo Antônio Nascimento. |
|
dc.creator |
NUNES, Diogo Soares. |
|
dc.creator |
SOUSA, Epídio Araújo de. |
|
dc.creator |
CALUÊTE, Polyanna Nayanna de Brito. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Elânia Daniele Silva. |
|
dc.creator |
BARBOSA, Eronides Gomes. |
|
dc.creator |
RIBEIRO, Estanley Pires. |
|
dc.creator |
SILVA, Irislaldo Erik Estevam da. |
|
dc.creator |
MARQUES, Ivana Sousa. |
|
dc.creator |
PORTO, Odaiza Barros. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Julia Diniz de. |
|
dc.creator |
REGO, Anizabel Costa Duarte do. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Mylena Susan Silva. |
|
dc.creator |
TAVARES, Noaldo José Aires. |
|
dc.creator |
FARIAS, Luis Felipe Costa de. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Taynan Araújo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Pedagogy of projects in Geography: theories and practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Angélica Mara de Lima; PEREIRA, Karla Sabrina de Souza; CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira (Organizadores). Pedagogia de projetos em Geografia: teorias e práticas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-04-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29905 |
pt_BR |