Repositorio Dspace/Manakin

O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.description.resumo Este livro apresenta uma coletânea de artigos a abordar metodologias pedagógicas como experimentação ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em várias vertentes. O primeiro capítulo tem como escopo apresentar o estudo do teatro científico e didático do dramaturgo alemão Bertold Brecht no âmbito da formação de educadores. O intuito é trabalhar com a capacitação de licenciandos para a prática de uma docência crítica e problematizante, dialogando com a interdisciplinaridade e com a formação de cidadãos conscientes e transformadores da realidade em que vivem. Para tal, o presente trabalho proporciona o estudo concomitante de três teóricos — dois dramaturgos e um pedagogo, sendo eles o supracitado Bertold Brecht, o teatrólogo brasileiro Augusto Boal e o educador brasileiro Paulo Freire. O segundo capítulo aborda um dos pontos marcantes em nossa sociedade: a rápida evolução dos recursos tecnológicos e, consequentemente, o acesso a eles, que se tornam cada vez mais presentes em sala de aula, trazidos muitas vezes pelo educando, que vê tais recursos apenas como objetos de entretenimento. Nesse contexto, é notável a importância de demonstrar ao educando que é possível envolver os conteúdos do currículo pedagógico com a construção de jogos e/ou animações. Esse novo cenário cria novos desafios ao sistema educacional, no qual a inovação das práticas pedagógicas se faz necessária. O terceiro capítulo propõe o uso de recursos de mídia como instrumentos pedagógicos a colaborar com o processo ensino-aprendizagem em uma escola pública do ensino fundamental I. As atividades relacionadas ao objeto de estudo foram elaboradas com a efetiva participação dos professores da escola atendida, por meio de planejamento conjunto com a equipe executora do projeto, levando em consideração as diretrizes adotadas pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, com o intuito de promover a devida contextualização de tais conteúdos ministrados com as atividades desenvolvidas. O quarto capítulo apresenta a relação entre meio ambiente e educação para a cidadania, a qual assume um papel cada vez mais desafiador, demandando a emergência de novos saberes para apreender processos sociais complexos e riscos ambientais cada vez mais importantes. Dessa forma, o trabalho propõe a abordagem do tema “Educação ambiental” de forma interdisciplinar como uma experiência pedagógica no ensino de Ciências, tendo como público-alvo professores e alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública do município de Cuité – PB. O quinto capítulo destaca uma análise da experiência de sistematização vivenciada na educação do campo, através da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915
dc.date.accessioned 2023-05-23T13:00:38Z
dc.date.available 2023-05-23
dc.date.available 2023-05-23T13:00:38Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Experimentação pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Educadores críticos pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Raciocínio lógico - ensino de ciências pt_BR
dc.subject Cuité - PB - ação pedagógica pt_BR
dc.subject Mídia e Educação pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Teaching-learning process pt_BR
dc.subject Pedagogical experimentation pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Critical educators pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Logical reasoning - science teaching pt_BR
dc.subject Cuité - PB - pedagogical action pt_BR
dc.subject Media and Education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Field Education pt_BR
dc.subject Proceso de enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.subject Experimentación pedagógica pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Educadores críticos pt_BR
dc.subject Enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Razonamiento lógico - enseñanza de las ciencias pt_BR
dc.subject Cuité - PB - acción pedagógica pt_BR
dc.subject Medios y Educación pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Educación de campo pt_BR
dc.subject Processus d'enseignement-apprentissage pt_BR
dc.subject Expérimentation pédagogique pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Éducateurs critiques pt_BR
dc.subject Enseignement des sciences pt_BR
dc.subject Raisonnement logique - enseignement des sciences pt_BR
dc.subject Cuité - PB - action pédagogique pt_BR
dc.subject Médias et éducation pt_BR
dc.subject Éducation environnementale pt_BR
dc.subject Formation sur le terrain pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.creator CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira.
dc.creator LIMA, Tassia Fernandes Carvalho Paris de.
dc.creator CARVALHO, Gabriela Fernandes.
dc.creator SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos.
dc.creator MEDEIROS, Jaqueline Suênia Silva de.
dc.creator SOUSA, Adenilza Silva.
dc.creator MARTINS, Ana Paula.
dc.creator COSTA, Edson de Oliveira.
dc.creator LIRA, Sâmala Souto.
dc.creator AGUIAR, Josiane Pereira Carvalho de.
dc.creator AGUIAR, Isabela Maria Pereira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching-learning process and pedagogical experimentation: some methodological contributions. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Cláudia Patrícia Fernandes dos; CARVALHO, Marcondes Fernando Pereira (Organizadores). O processo de ensino aprendizagem e a experimentação pedagógica: algumas contribuições metodológicas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-27-1. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29915 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta