dc.creator.ID |
TOMAZ, M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0681668636904247 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Luís Henrique Hermínio. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, LUIS HENRIQUE HERMÍNIO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6991283096951332 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BATISTA, Mércia Rejane Rangel. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2393048148588630 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GOMES, Ramonildes Alves. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GOMES, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7709505914296073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
CASTRO, João Paulo Macedo e. |
|
dc.contributor.referee3ID |
CASTRO, J. P. M. E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5687600230067248 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
CORRÊA, José Gabriel Silveira. |
|
dc.contributor.referee4ID |
CORRÊA, J. G. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0533574526978806 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nas últimas duas décadas, ao mesmo tempo em que a política de assistência
estudantil vivenciou uma ampliação da cobertura e dos instrumentos através do
decreto no 7.234/2010, também sofreu com a escassez de recursos. Para tanto, as
IFES buscando compatibilizar os recursos disponíveis com as demandas, vem
apropriando-se do conceito de vulnerabilidade socioeconômica utilizada pela Política
Nacional de Assistência Social (PNAS) para construir novos instrumentos, índices e
ferramentas que possibilitem classificar os candidatos “mais vulneráveis”. Como forma
de identificar os agravantes de vulnerabilidade socioeconômica e recrutar os sujeitos
“mais vulneráveis”, ao menos 14 das 69 universidades federais existentes no país até
2020, a exemplo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tem adotado
o instrumento do relato familiar. Este constitui-se como um instrumento técnico-
operativo de interpelação que convoca os estudantes a se pronunciarem através de
uma narrativa sobre a sua situação socioeconômica. Sendo assim, esta pesquisa teve
como objetivo analisar a resistência dos estudantes candidatos aos programas de
assistência estudantil ao modo de subjetivação proposto pela interpelação da Pró-
Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), órgão responsável pela política na
Universidade Federal de Campina Grande. A partir da análise das narrativas
apresentadas por estes estudantes em seus relatos familiares, busca-se revelar como
os candidatos interpretam a concepção institucional de vulnerabilidade
socioeconômica e a ressignificam com base em suas experiências sociais da privação
e do sofrimento, especialmente após o ingresso no ensino superior. A metodologia
consistiu na análise textual discursiva de 574 relatos familiares referente aos
estudantes que pleitearam os programas de assistência estudantil no semestre
2020.1, buscando produzir novas compreensões e interpretações sobre as narrativas
dos estudantes acerca dos eixos centrais e transversais compostos pela família e pela
renda. Com a pesquisa foi possível observar: uma resistência a incluir a família como
elemento de vulnerabilidade socioeconômica, utilizando-se de uma narrativa pouco
detalhada ou de um eufemismo retórico; um dilema moral entre estudar ou trabalhar
para ajudar a família; uma imprevisibilidade de não saber ao certo se conseguirá
permanecer e concluir o ensino superior; e a apresentação de uma narrativa de
vulnerabilidade socioeconômica voltada para uma dimensão econômica e moral da
necessidade de contribuir com a renda familiar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Sociais |
pt_BR |
dc.title |
Interpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-28 |
|
dc.description.abstract |
In the last two decades, at the same time that the student assistance policy has
experienced an expansion of coverage and instruments through Decree No.
7,234/2010, it has also suffered from a shortage of resources. To this end, the IFES,
seeking to reconcile the available resources with the demands, have been
appropriating the concept of socioeconomic vulnerability used by the National Social
Assistance Policy (PNAS) to build new instruments, indices and tools that make it
possible to classify the “most vulnerable” candidates. As a way of identifying the
aggravating factors of socioeconomic vulnerability and recruiting the “most vulnerable”
subjects, at least 14 of the 69 federal universities in the country by 2020, such as the
Federal University of Campina Grande (UFCG), have adopted the family report
instrument. This is constituted as a technical-operative instrument of interpellation that
summons students to pronounce themselves through a narrative about their
socioeconomic situation. Thus, this research aimed to analyze the resistance of
students applying to student assistance programs to the mode of subjectivation
proposed by the interpellation of the Pro-Rectory of Community Affairs (PRAC), the
agency responsible for policy at the Federal University of Campina Grande. From the
analysis of the narratives presented by these students in their family reports, we seek
to reveal how the candidates interpret the institutional conception of socioeconomic
vulnerability and reframe it based on their social experiences of deprivation and
suffering, especially after admission to higher education. The methodology consisted
of the discursive textual analysis of 574 family reports referring to students who applied
for student assistance programs in the 2020.1 semester, seeking to produce new
understandings and interpretations about the students' narratives about the central and
transversal axes composed of family and income. With the research it was possible to
observe: a resistance to include the family as an element of socioeconomic
vulnerability, using a little detailed narrative or a rhetorical euphemism; a moral
dilemma between studying or working to help the family; an unpredictability of not
knowing for sure if he will be able to stay and complete higher education; and the
presentation of a narrative of socioeconomic vulnerability focused on an economic and
moral dimension of the need to contribute to the family income. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-24T17:56:54Z |
|
dc.date.available |
2023-05-24 |
|
dc.date.available |
2023-05-24T17:56:54Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Interpelação |
pt_BR |
dc.subject |
Resistência |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetivação |
pt_BR |
dc.subject |
Relato familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade socioeconômica |
pt_BR |
dc.subject |
Interpellation |
pt_BR |
dc.subject |
Resistance |
pt_BR |
dc.subject |
Subjectivation |
pt_BR |
dc.subject |
Family report |
pt_BR |
dc.subject |
Socioeconomic vulnerability |
pt_BR |
dc.subject |
Interpelación |
pt_BR |
dc.subject |
Subjetivación |
pt_BR |
dc.subject |
Informe familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidad socioeconómica |
pt_BR |
dc.subject |
Política de assistência estudantil - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Assistência estudantil - UFCG |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TOMAZ, Marianna Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interpellation, subjectivation and resistance: negotiations around of socioeconomic vulnerability in the assistance policy student at the Federal University of Campina Grande. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interpelación, subjetivación y resistencia: negociaciones en torno de la vulnerabilidad socioeconómica en la política asistencial estudiante de la Universidad Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TOMAZ, Marianna Andrade. Interpelação, subjetivação e resistência: negociações em torno
da vulnerabilidade socioeconômica na política de assistência estudantil na Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 247 fl. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29950 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Au cours des deux dernières décennies, alors que la politique d'aide aux étudiants a
connu une expansion de sa couverture et de ses instruments par le biais du décret n°
7.234/2010, elle a également souffert d'un manque de ressources. A cette fin, les
IFES, cherchant à rendre les ressources disponibles compatibles avec les demandes,
s'est appropriée du concept de vulnérabilité socio-économique utilisé par la Politique
Nationale d'Assistance Sociale (PNAS) pour construire de nouveaux instruments,
indices et outils permettant de classer les candidats « les plus vulnérables ». Afin
d'identifier les facteurs aggravants de la vulnérabilité socio-économique et de recruter
les sujets « les plus vulnérables », au moins 14 des 69 universités fédérales du pays
jusqu'à 2020, comme l'Université Fédérale de Campina Grande (UFCG), ont adopté
l'instrument du rapport familier. Il s'agit d'un instrument technico-opératif
d'interpellation qui invite les étudiants à se prononcer par le biais d'un récit sur leur
situation socio-économique. Ainsi, cette recherche a le but d’analyser la résistance des
étudiants candidats des programmes d'aide aux étudiants au mode de subjectivation
proposé par l'interpellation du Pro- Rectorat des Affaires Communautaires (PRAC),
l'organisme responsable de la politique à l'Université Fédérale de Campina Grande. À
partir de l'analyse des récits présentés par ces étudiants dans leurs rapports familiaux,
elle cherche à révéler comment les candidats interprètent la conception institutionnelle
de la vulnérabilité socio-économique et la resignifient à partir de leurs expériences
sociales de privation et de souffrance, en particulier après leur entrée dans
l'enseignement supérieur. La méthodologie a consisté en une analyse textuelle
discursive de 574 récits familiaux concernant les étudiants candidats aux programmes
d'aide aux étudiants au cours du semestre 2020.1, en cherchant à produire de
nouvelles compréhensions et interprétations des récits des étudiants sur les axes
centraux et transversaux composés de la famille et du revenu. La recherche a permis
d'observer : une résistance à inclure la famille comme élément de vulnérabilité socio-
économique, en utilisant un récit peu détaillé ou un euphémisme rhétorique ; un
dilemme moral entre étudier ou travailler pour aider la famille ; l'imprévisibilité de ne
pas savoir avec certitude si l'on pourra poursuivre et conclure des études supérieures
; et la présentation d'un récit de vulnérabilité socio-économique axé sur une dimension
économique et morale de la nécessité de contribuer au revenu familial. |
pt_BR |