dc.description.resumo |
A competitividade dos mercados força as empresas a se tornarem mais eficientes e, neste
contexto, as atividades relacionadas à Tecnologia da Informação (TI) são grandes aliadas.
Todavia, como ocorre com quaisquer serviços, a ocorrência de falhas na prestação de serviços
de TI é inevitável, tornando vital, para as empresas prestadoras, a adoção de ações de
recuperação eficientes, de forma a assegurar a manutenção de bons índices de confiança e
comprometimento na relação cliente/fornecedor, reforçando e prolongando, assim, o
relacionamento entre as duas empresas. Adicionalmente, para se assegurar a retenção dos
clientes, é fundamental se avaliar, de forma concomitante, aspectos como o valor percebido,
de forma a ser possível gerenciar adequadamente o relacionamento com as empresas-clientes.
O propósito deste trabalho é apresentar um modelo teórico que evidencia como se dão as
relações entre as variáveis confiança, comprometimento e valor percebido pelos clientes, na
sua retenção, em contextos de prestação de serviços terceirizados de TI, após a execução uma
ação de recuperação de falhas de serviço. Ao final, são apresentadas 4 proposições teóricas e
realizada uma discussão final sobre a natureza dos construtos e das relações propostas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
Antecedentes da retenção de clientes pós falha e recuperação de serviços de tecnologia da informação em ambientes business-to-business. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29962 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-25T11:49:59Z |
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dc.date.available |
2023-05-25 |
|
dc.date.available |
2023-05-25T11:49:59Z |
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dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Retenção de clientes |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Falhas de serviços B2B |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing de relacionamento |
pt_BR |
dc.subject |
Clientes e serviços de TI |
pt_BR |
dc.subject |
Customer retention |
pt_BR |
dc.subject |
Information Technology |
pt_BR |
dc.subject |
B2B service failures |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing of relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Customers and IT Services |
pt_BR |
dc.subject |
Fidélisation de la clientèle |
pt_BR |
dc.subject |
Informatique |
pt_BR |
dc.subject |
Échecs de service B2B |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing de la relation |
pt_BR |
dc.subject |
Clients et services informatiques |
pt_BR |
dc.subject |
Retención de clientes |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnología de la informacion |
pt_BR |
dc.subject |
Fallos en el servicio B2B |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing de relacion |
pt_BR |
dc.subject |
Clientes y Servicios TI |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Humberto Caetano Cardoso da. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Antecedents of post failure customer retention and recovery of information technology services in business-to-business environments. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Humberto Caetano Cardoso da; ARAÚJO, Marcus Augusto Vasconcelos. Antecedentes da retenção de clientes pós falha e recuperação de serviços de tecnologia da informação em ambientes business-to-business In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29962 |
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