dc.creator.ID |
FREITAS, L. R. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4353885297236465 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTENEGRO, Rosilene Dias. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8133743224166765 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, Fábio Ronaldo da. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SILVA, F. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8753252442025023 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Janaina Guimarães da Fonseca e. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, JANAÍNA GUIMARÃES DA FONSECA E. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0745546503484382 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SOARES JÚNIOR, A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5548182860228173 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
VEIGA, Ana Maria. |
|
dc.contributor.referee3ID |
VEIGA, ANA MARIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5507849878186996 |
pt_BR |
dc.contributor.referee4 |
MENESES, Joedna Reis de. |
|
dc.contributor.referee4ID |
MENESES, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Questões de gênero e de diversidade sexual têm sido tratadas, no espaço
escolar, como temas geradores de tensões e silenciamentos. Considerando que
a diversidade, como tema e em todas as suas dimensões, precisa ser inserida
nas ações educativas do espaço escolar, deve-se perguntar como ela ocorre
quando as abordagens evidenciam questões de gênero. Nesse sentido, o
objetivo desta pesquisa foi de compreender como o gênero e a diversidade
sexual são evidenciados no cotidiano escolar de professores(as) de escolas da
rede estadual de Campina Grande (PB). Para isso, centramo-nos na urgência de
questionar como as políticas educacionais, quando direcionadas às questões de
gênero e diversidade sexual, influenciam diretamente a prática docente, como
amolados dispositivos legais norteando as ações das escolas e dos(as)
professores(as). Alinhado ao tema, essas questões foram analisadas sob a
perspectiva teórica de Butler (2003; 2022) e Foucault (1988; 1999; 2004; 2007).
Quando voltada para a realidade educacional brasileira, aportamos nossas
análises em Louro (2001a; 20021b; 2001c), Junqueira (2009), Miskolci e
Campana (2017). Além de contribuições da literatura consagrada ao tema e da
legislação brasileira para a Educação, neste estudo, foram utilizadas fontes
primárias, por meio de entrevistas obtidas com professoras e professores da
rede estadual de ensino da cidade de Campina Grande (MEIHY; HOLANDA,
2015), (LARROSA, 2022). Feitas as análises das fontes primárias e orais,
referenciadas pelas reflexões teóricas adotadas, concluiu-se que as questões de
gênero e de diversidade sexual são evidenciadas nas escolas, mas e de forma
isolada. Esse isolamento se deve, em muitas circunstâncias, à falta de
entendimento do tema, de cursos de formação continuada e de políticas
educacionais que reconheçam a diversidade como força motriz de uma realidade
que é plural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
Silêncios ensurdecedores: gênero e diversidade sexual nas escolas da rede Estadual do Ensino Médio de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-21 |
|
dc.description.abstract |
Gender and sexual diversity issues have been treated in the school space as
generative themes of tensions and silencing. Considering diversity as a theme in
all your dimensions it needs to be inserted in all of the education actions on the
school space it must be asked how it happends and when the approaches put in
evidence the gender issues. In that Regard, this reserch has as a objective
understand how gender and sexual diversity are put in evidence in the daily
school life of teachers from the state schools of Campina Grande (PB). Lined up
with the those issues were analyzed under the perspective of Butler (2003; 2022),
Foucault (1988; 1999; 2004; 2007). When turned to brazilian education reality we
direct our analyses to Louro (2001a; 2021b; 2001c) Junqueira (2009) Miskolci
and Campana (2017). In addition to contributions from the consolidated literature
and the brazilian legislation for education this research made use as primary
sources through interviews obtained with teachers from the public education in
Campina Grande (MEIHY; HOLANDA, 2015), (LARROSA, 2022). After analyzing
the primary and oral sources referecend by the theoretical reflections used it is
conclued that gender and sexual diversity issues are highlightedin schools but
still are isolated cases. This isolation is often due to lack of understanding on the
subject lack of continuing education courses and education polices who
recognize diversity as the main force of a plural reality. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29991 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-26T14:11:50Z |
|
dc.date.available |
2023-05-26 |
|
dc.date.available |
2023-05-26T14:11:50Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores |
pt_BR |
dc.subject |
Gender studies |
pt_BR |
dc.subject |
Sexual diversity |
pt_BR |
dc.subject |
Experience |
pt_BR |
dc.subject |
Educators |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios de género |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Escolas da Rede Estadual - Campina Grande - PB |
|
dc.subject |
Escola - diversidade sexual |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FREITAS, Liliann Rose Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Deafening silences: gender and sexual diversity in schools of the State network of Secondary Education in Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Silencios ensordecedores: género y diversidad sexual en las escuelas de la Red Estatal de Enseñanza Media de Campina Grande - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FREITAS, Liliann Rose Pereira de. Silêncios ensurdecedores: gênero e diversidade sexual nas escolas
da rede Estadual do Ensino Médio de Campina Grande - PB. 2022. 207 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29991 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Los temas de género y diversidad sexual han sido tratados en el
la escuela, como temas generadores de tensiones y silenciamientos. Considerando que
la diversidad, como tema y en todas sus dimensiones, debe ser incluida
en las acciones educativas del espacio escolar cabe preguntarse cómo se da
cuando los enfoques destacan cuestiones de género. En ese sentido, el
El objetivo de esta investigación fue comprender cómo el género y la diversidad
sexualidad se evidencian en el cotidiano escolar de docentes de colegios de la
red estatal de Campina Grande (PB). Para ello, nos centramos en la urgencia de
cuestionar cómo las políticas educativas, cuando se dirigen a temas de
género y diversidad sexual, influyen directamente en la práctica docente,
Disposiciones legales más precisas que guían las acciones de las escuelas y
maestros Alineados con el tema, estos temas fueron analizados bajo el
perspectiva teórica de Butler (2003; 2022) y Foucault (1988; 1999; 2004; 2007).
Cuando nos enfocamos en la realidad educativa brasileña, aportamos nuestro
análisis en Louro (2001a; 20021b; 2001c), Junqueira (2009), Miskolci y
Campaña (2017). Además de los aportes de la literatura dedicada al tema y de la
legislación brasileña para la Educación, en este estudio, se utilizaron fuentes
escuelas primarias, a través de entrevistas obtenidas con maestros y maestras de la
red de escuelas públicas de la ciudad de Campina Grande (MEIHY; PAÍSES BAJOS,
2015), (LARROSA, 2022). Después de analizar las fuentes primarias y orales,
referenciado por las reflexiones teóricas adoptadas, se concluyó que las cuestiones de
género y la diversidad sexual se evidencian en las escuelas, pero en un
aislado. Este aislamiento se debe, en muchas circunstancias, a la falta de
comprensión del tema, cursos de educación continua y políticas
instituciones educativas que reconocen la diversidad como motor de una realidad
que es plural. |
pt_BR |