dc.description.resumo |
A falta de planejamento e de uma boa gestão financeira por parte dos microempresários têm
sido os fatores determinantes para o curto prazo de sobrevivência dessas empresas no
mercado. O presente trabalho foi desenvolvido baseado no estudo mercadológico e na
definição do planejamento estratégico para a instalação de uma microempresa de composto de
PVC na Região Metropolitana do Cariri, a fim de serem alcançadas informações concretas
para viabilidade da abertura da empresa na região. O estudo de mercado foi realizado na
Região Metropolitana do Cariri e na Feira Internacional de Plásticos no Pavilhão de
Exposições do Anhembi, em São Paulo. As informações coletadas nesse estudo permitiram
conhecer as necessidades dos clientes, saber quem são os clientes potenciais, saber a posição
em que empresa se situa frente às concorrentes, conhecer os fornecedores e analisar as forças
e as fraquezas da empresa. O campo de atuação da microempresa de composto de PVC será
os microempresários de calçados da Região Metropolitana do Cariri, os quais sofrem bastante
com o prazo de entrega dos fornecedores de composto de PVC. A empresa para conseguir
ganhar espaço no mercado terá como estratégia e planejamento direcionar os recursos da
organização para atender os clientes com curto prazo de entrega. Ter agilidade na entrega não
será o bastante para satisfazer as necessidades do cliente e garantir a sobrevivência no
mercado regional, a empresa terá a missão de oferecer também um produto de qualidade e de
baixo custo. No entanto oferecer um produto de qualidade e de baixo custo praticado pelos
concorrentes será a grande dificuldade da empresa. Possíveis dificuldades a ser enfrentadas
com os fornecedores da matéria-prima podem muito provavelmente inviabilizar a instalação
da empresa na região, pois afetam diretamente a qualidade do produto e custo composto
produzido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
4 |
pt_BR |
dc.title |
A importância do planejamento na abertura de uma empresa de compostos de PVC na Região Metropolitana do Cariri. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29993 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-26T16:22:32Z |
|
dc.date.available |
2023-05-26 |
|
dc.date.available |
2023-05-26T16:22:32Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento estratégico |
pt_BR |
dc.subject |
PVC |
pt_BR |
dc.subject |
Microempresa de composto de PVC |
pt_BR |
dc.subject |
Composto de PVC - empresa |
pt_BR |
dc.subject |
Feira Internacional do Plástico - FEIPLASTIC 2015 |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Região Metropolitana do Cariri - CE - empresa de PVC |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo mercadológico |
pt_BR |
dc.subject |
Strategic planning |
pt_BR |
dc.subject |
PVC compound microenterprise |
pt_BR |
dc.subject |
PVC compound - company |
pt_BR |
dc.subject |
International Plastics Fair - FEIPLASTIC 2015 |
pt_BR |
dc.subject |
Customer study |
pt_BR |
dc.subject |
Metropolitan Region of Cariri - CE - PVC company |
pt_BR |
dc.subject |
Market study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Eder Henrique Coelho. |
|
dc.creator |
PIMENTEL, Cristiane Agra. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of planning in opening a PVC compound company in the Metropolitan Region of Cariri. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Eder Henrique Coelho; PIMENTEL, Cristiane Agra. A importância do planejamento na abertura de uma empresa de compostos de PVC na Região Metropolitana do Cariri. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29993 |
pt_BR |