DSpace/Manakin Repository

A Síndrome de Burnout: um estudo de caso com os docentes de uma instituição de ensino da cidade de Governador Valadares - MG.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O trabalho é uma atividade necessária ao homem para seu desenvolvimento pessoal e profissional. No ambiente laboral, os trabalhadores dedicam a maior parte de seu tempo e conhecimento. Considerando o fato de que este ambiente está cada vez mais competitivo, tal situação, muitas vezes, colabora para o desgaste físico e mental do funcionário no ambiente de trabalho, podendo gerar doenças do trabalho, como a Síndrome de Burnout. O presente artigo conceitua a Síndrome de Burnout, através de revisões bibliográficas embasadas em artigos científicos sobre o tema em questão, bem como a exemplifica por meio da aplicação de um questionário, o qual permitiu o levantamento de dados sobre a ocorrência de Burnout em docentes de uma Instituição de Ensino da cidade de Governador ValadaresMG. Percebeu-se que 53% dos entrevistados estavam na fase inicial da doença, 62% do total de mulheres entrevistadas também se encontravam na mesma fase, sendo este número reduzido nos participantes do sexo masculino, em que apenas 43% situavam-se nessa fase. Nota-se, também, que a maioria dos servidores que se encontravam na fase inicial da Síndrome tinham entre 1 e 5 anos de serviço e estavam compreendidos na faixa etária de 26 a 32 anos. Concluise que a gestão de pessoas da organização deve se ater aos dados apresentados com a finalidade de evitar problemas que envolvem a qualidade de ensino e a saúde do trabalhador, colaborando, assim, na adoção de medidas motivacionais que auxiliem os docentes a superar ou evitar a Síndrome de Burnout, contribuindo para a melhoria do processo de ensino/aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 4 pt_BR
dc.title A Síndrome de Burnout: um estudo de caso com os docentes de uma instituição de ensino da cidade de Governador Valadares - MG. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29996
dc.date.accessioned 2023-05-26T18:34:00Z
dc.date.available 2023-05-26
dc.date.available 2023-05-26T18:34:00Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Síndrome de Burnout pt_BR
dc.subject Estudo de caso pt_BR
dc.subject Docentes - Síndrome de Burnout pt_BR
dc.subject Governador Valadares - MG - estudo com docentes pt_BR
dc.subject Burnout syndrome pt_BR
dc.subject Case study pt_BR
dc.subject Teachers - Burnout Syndrome pt_BR
dc.subject Governador Valadares - MG - study with professors pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BOAVENTURA, Erick Fonseca.
dc.creator CUNHA, Lauren Isis.
dc.creator DELFINO, Eneida Lopes de Moraes.
dc.creator SCHUINA, Polyana Alves Vilela.
dc.creator IZIDORO, Flávia Salmen.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Burnout Syndrome: a case study with the teachers of an educational institution in the city of Governador Valadares - MG. pt_BR
dc.identifier.citation BOAVENTURA, Erick Fonseca; CUNHA, Lauren Isis; DELFINO, Eneida Lopes de Moraes; SCHUINA, Polyana Alves Vilela; IZIDORO, Flávia Salmen. A Síndrome de Burnout: um estudo de caso com os docentes de uma instituição de ensino da cidade de Governador Valadares - MG. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 4., 2016, Recife. Anais [...]. Recife - PE:: FBV, 2016. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29996 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta