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A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa.

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dc.description.resumo A coletânea de textos que ora apresentamos versa sobre a difícil arte de cerzir o uno e o múltiplo, rompendo fronteiras entre campos de saberes. E esta arte e mais do que conhecimento. Para se efetivar ela carece de sensibilidade e de atitudes, e isto implica também em conhecimentos, autoconhecimentos, no desejo de conhecer o outro, de se reconhecer a si mesmo, ainda que razoavelmente no outro, para tecer algo que seja largo e profundo: os saberes e as praticas interdisciplinares. Imbuídos do desejo de praticar essa arte, sujeitos diversos se reuniram no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) - e construíram espaços de reflexão e de produção de conhecimentos que desembocaram num seminário, intitulado: A Interdisciplinaridade nos campos do Ensino e da Pesquisa, realizado no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, nos dias 20 e 21 de agosto de 2008. A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de teorização e de construção metodológica. Apoiada em Morin nos chama a atenção para pensarmos a interdisciplinaridade pautada na necessidade de se estabelecer nexos entre a pluri, a multi e a transdisciplinaridade. Dorgival Gonçalves Fernandes, no segundo capitulo, denominado de Interdisciplinaridade e pesquisa: explorando desejos e possibilidades de aprendizagens, empreende um breve passeio pela historia da interdisciplinaridade e pela historia da construção das praticas interdisciplinares de pesquisa, no âmbito do GIEPELPS, refletindo acerca dos anseios e das dificuldades, dos acertos e erros que os pesquisadores deste grupo vivenciaram durante o processo de elaboração de uma pesquisa interdisciplinar. A organização curricular numa perspectiva global, e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nessas ultimas décadas, são temas abordados por Ana Luisa Amorim, no terceiro capitulo, que se intitula Educação, currículo e interdisciplinaridade. A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído. Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço. No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais, culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado, uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. Dorgival Gonçalves Fernandes Francisca Bezerra de Oliveira pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998
dc.date.accessioned 2023-05-26T21:27:06Z
dc.date.available 2023-05-26
dc.date.available 2023-05-26T21:27:06Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Ensino e pesquisa pt_BR
dc.subject Didática pt_BR
dc.subject Psicologia da aprendizagem pt_BR
dc.subject Música e história pt_BR
dc.subject Geografia - possibilidades interdisciplinares pt_BR
dc.subject Ciências da vida - interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Centro de Formação de Professores - UFCG pt_BR
dc.subject University education pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Teaching and research pt_BR
dc.subject Didactic pt_BR
dc.subject Learning psychology pt_BR
dc.subject Music and history pt_BR
dc.subject Geography - interdisciplinary possibilities pt_BR
dc.subject Life sciences - interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Teacher Training Center - UFCG pt_BR
dc.subject Formation universitaire pt_BR
dc.subject Interdisciplinarité pt_BR
dc.subject Enseignement et recherche pt_BR
dc.subject Didactique pt_BR
dc.subject Apprentissage de la psychologie pt_BR
dc.subject Musique et histoire pt_BR
dc.subject Géographie - possibilités interdisciplinaires pt_BR
dc.subject Sciences de la vie - interdisciplinarité pt_BR
dc.subject Centre de formation des enseignants - UFCG pt_BR
dc.subject Enseñanza superior pt_BR
dc.subject Interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Enseñanza e investigación pt_BR
dc.subject Didáctico pt_BR
dc.subject Psicología del aprendizaje pt_BR
dc.subject Geografía - posibilidades interdisciplinarias pt_BR
dc.subject Ciencias de la vida - interdisciplinariedad pt_BR
dc.subject Centro de Formación Docente - UFCG pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Ana Luisa.
dc.creator FERNANDES, Dorgival Gonsalves.
dc.creator OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
dc.creator NÓBREGA, Geralda Medeiros.
dc.creator GALVÃO, Josias de Castro.
dc.creator LIMA, Maria Janete de.
dc.creator FORTUNATO, Maria Lucinete.
dc.creator MOREIRA NETO, Mariana.
dc.creator SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
dc.creator COELHO, Raimunda de Fatima Neves.
dc.creator BEZERRA, Sergio Adriane.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The art of weaving in diversity: interdisciplinary practices and knowledge in teaching and research. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Dorgival Gonçalves; OLIVEIRA, Francisca Bezerra de (Organizadores). A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2010. ISBN: 978-85-8001-013-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998 pt_BR


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