dc.description.resumo |
A coletânea de textos que ora apresentamos versa sobre a difícil arte de cerzir o uno e o múltiplo, rompendo fronteiras entre campos de saberes. E esta arte e mais do que conhecimento. Para se efetivar ela carece de sensibilidade e de atitudes, e isto implica também em conhecimentos, autoconhecimentos, no desejo de conhecer o outro, de se reconhecer a si mesmo, ainda que razoavelmente no outro, para tecer algo que seja largo e profundo: os saberes e as praticas interdisciplinares. Imbuídos do desejo de praticar essa arte, sujeitos diversos se
reuniram no Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Linguagem e Práticas Sociais (GIEPELPS) - e construíram espaços de reflexão e de produção de conhecimentos que desembocaram num seminário, intitulado: A Interdisciplinaridade nos campos do Ensino e da Pesquisa, realizado no Centro de Formação de Professores da
Universidade Federal de Campina Grande - CFP/UFCG, nos dias 20 e 21 de agosto de 2008. A fertilidade de ideias e discussões brotadas desse seminário fez surgir a intenção de produzir esse livro, constituído da diversidade de olhares, lugares e linguagens sobre o tema da interdisciplinaridade. Tal constituído engloba diversos campos do fazer e do pensar acadêmico, tais como: Ciências Sociais, Ciências Humanas e Ciências da Vida. O livro e composto por nove capítulos: três foram elaborados em função do seminário, os demais foram construídos a partir de discussões e desdobramentos que emergiram do solo de estudos e pesquisas desenvolvidos no âmbito do GIEPELPS. No primeiro capitulo, intitulado A Interdisciplinaridade em construção: desvelamento num percurso teórico, Geralda Medeiros Nóbrega, entendendo a interdisciplinaridade como uma atitude que se efetiva em situações dialógicas, afirma que esta se refere a atos de
teorização e de construção metodológica. Apoiada em Morin nos chama a atenção para pensarmos a interdisciplinaridade pautada na necessidade de se estabelecer nexos entre a pluri, a multi e a transdisciplinaridade. Dorgival Gonçalves Fernandes, no segundo capitulo, denominado de Interdisciplinaridade e pesquisa: explorando desejos e possibilidades de aprendizagens, empreende um breve passeio pela historia da interdisciplinaridade e pela historia da construção das praticas interdisciplinares de pesquisa, no âmbito do GIEPELPS,
refletindo acerca dos anseios e das dificuldades, dos acertos e erros que os pesquisadores deste grupo vivenciaram durante o processo de elaboração de uma pesquisa interdisciplinar. A organização curricular numa perspectiva global, e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nessas ultimas décadas, são temas abordados por Ana Luisa Amorim, no terceiro capitulo, que se intitula Educação, currículo e interdisciplinaridade. A autora nos convida a refletir sobre a necessidade de assumirmos uma nova postura diante do conhecimento para superar a fragmentação dos conteúdos escolares ministrados pela escola. Currículo, interdisciplinaridade e pratica docente: problematizando a pedagogia do professor, de Maria Janete de Lima, quarto capitulo, reflete acerca da pratica dos docentes dos anos iniciais
do Ensino Fundamental, tomando como referenda a ideia de que a interdisciplinaridade e um caminho teórico e metodológico para a efetivação de um trabalho educativo autônomo e socialmente construído.
Rompendo fronteiras e articulando saberes entre a Didática e a Psicologia da Aprendizagem e o titulo do quinto capitulo, escrito por Raimunda de Fátima Neves Coelho. Neste, a autora se debruça sobre as questões do ensinar e aprender nos dias atuais. Afirma que devemos nos contrapor a massificação e homogeneização do pensamento e das ideias, sendo necessário para isto assumir o ensino enquanto trabalho interdisciplinar. No sexto capitulo, intitulado Conexões interdisciplinares: produção e socialização de conhecimentos e saberes, Maria Lucinete Fortunato e Mariana Moreira Neto pautam-se na historia e na historiografia para pensarem a interdisciplinaridade como o caminho para articulação de saberes que venham a possibilitar o engendramento e a gestão de politicas publicas para o “Semiárido Nordestino”. Para as autoras o eixo norteador desse processo deve ser a educação dialógica que articule disciplinas e os atores sociais. Osmar Luiz da Silva Filho assina o sétimo capitulo denominado Fronteiras entre musica e historia: um exercício de interdisciplinaridade. Para o autor, a relação entre os saberes advindos da musica e da historia pode ser um processo promotor de interdisciplinaridade, a partir do qual o historiador elabora conexões que se alimentam da convergência entre sujeitos sociais, seu cotidiano e suas produções estéticas, nas suas relações de tempo e espaço.
No oitavo capitulo, A geografia e as possibilidades interdisciplinares no Centro Formação de Professores, Josias de Castro Galvão define o que e Geografia e tece considerações sobre os objetos da Ciência Geográfica, entre estes, o espaço. Entende-o como conteúdo e processo, composto de inter-relações e interações econômicas, sociais,
culturais, politicas e ambientais, podendo contribuir para a construção de um dialogo interdisciplinar envolvendo diversas áreas do saber humano. No nono capitulo: Interdisciplinaridade nas ciências da vida, os autores Francisca Bezerra de Oliveira e Sergio Adriane Bezerra de Moura destacam a importância da interdisciplinaridade na área da saúde
como uma necessidade para se ultrapassar a insuficiência de olhares separados e assim, se compreender os temas ligados a esse campo. Asseveram que o profissional de saúde deve superar a fragmentação do seu trabalho, centrada em concepções biologicistas e visões especializadas, e articular, na pratica cotidiana das ciências do cuidado,
uma perspectiva que contemple contingentes biológicos, filosóficos, culturais, ideológicos e políticos. Ao finalizarmos esta apresentação, expressamos o nosso desejo de que seja possível aos leitores dos textos que compõem este livro, darem continuidade a discussão desta temática e gestarem novas questões e novas possibilidades para pensarmos e praticarmos a interdisciplinaridade. Agradecemos a todos que colaboraram com a produção deste livro, em especial, a Josefa Elionita de Almeida Sá, professora aposentada do CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, pelas sugestões dadas a revisão dos textos que compõem este livro e ao professor Dr. Antonio Clarindo Barbosa de Souza, diretor administrativo da EDUFCG, pela acolhida e estimulo a publicação desta coletânea. Dorgival Gonçalves Fernandes Francisca Bezerra de Oliveira |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998 |
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dc.date.accessioned |
2023-05-26T21:27:06Z |
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dc.date.available |
2023-05-26 |
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dc.date.available |
2023-05-26T21:27:06Z |
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dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e pesquisa |
pt_BR |
dc.subject |
Didática |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Música e história |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - possibilidades interdisciplinares |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da vida - interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Formação de Professores - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
University education |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and research |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic |
pt_BR |
dc.subject |
Learning psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Music and history |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - interdisciplinary possibilities |
pt_BR |
dc.subject |
Life sciences - interdisciplinarity |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training Center - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Formation universitaire |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinarité |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement et recherche |
pt_BR |
dc.subject |
Didactique |
pt_BR |
dc.subject |
Apprentissage de la psychologie |
pt_BR |
dc.subject |
Musique et histoire |
pt_BR |
dc.subject |
Géographie - possibilités interdisciplinaires |
pt_BR |
dc.subject |
Sciences de la vie - interdisciplinarité |
pt_BR |
dc.subject |
Centre de formation des enseignants - UFCG |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza superior |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza e investigación |
pt_BR |
dc.subject |
Didáctico |
pt_BR |
dc.subject |
Psicología del aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Geografía - posibilidades interdisciplinarias |
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dc.subject |
Ciencias de la vida - interdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.subject |
Centro de Formación Docente - UFCG |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMORIM, Ana Luisa. |
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dc.creator |
FERNANDES, Dorgival Gonsalves. |
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dc.creator |
OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. |
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dc.creator |
NÓBREGA, Geralda Medeiros. |
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dc.creator |
GALVÃO, Josias de Castro. |
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dc.creator |
LIMA, Maria Janete de. |
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dc.creator |
FORTUNATO, Maria Lucinete. |
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dc.creator |
MOREIRA NETO, Mariana. |
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dc.creator |
SILVA FILHO, Osmar Luiz da. |
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dc.creator |
COELHO, Raimunda de Fatima Neves. |
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dc.creator |
BEZERRA, Sergio Adriane. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The art of weaving in diversity: interdisciplinary practices and knowledge in teaching and research. |
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dc.identifier.citation |
FERNANDES, Dorgival Gonçalves; OLIVEIRA, Francisca Bezerra de (Organizadores). A arte de tecer no diverso: práticas e saberes interdisciplinares no ensino e na pesquisa. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2010. ISBN: 978-85-8001-013-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29998 |
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