DSpace/Manakin Repository

Estudo do meio: uma proposta metodológica na abordagem de problemas ambientais urbanos no bairro dos remédios.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GONÇALVES, F. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8471368881098364 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 SANTOS FILHO , Ernani Martins dos.
dc.description.resumo O processo de ensino vem se tornando cada dia mais desafiador para os profissionais do setor educacional. A maioria dos estudantes encontram-se presos em um mundo virtual, o que torna a execução de aulas em sala, ainda mais difíceis. Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar o Estudo do Meio como metodologia eficiente no processo de aprendizagem significativa do conteúdo Problemas Ambientais Urbanos nas aulas de Geografia, na turma do oitavo ano da escola Matias Duarte Rolim, localizada na cidade de Cajazeiras, Paraíba. Como objetivos específicos pretendeu-se: executar um método de ensino que envolva os alunos de forma ativa, tornando-os protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem; colaborar para uma percepção e análise do espaço geográfico do lugar; construir reflexões sobre problemas ambientais urbanos no bairro dos Remédios, através da metodologia do Estudo do Meio. Para o desenvolvimento desta pesquisa, optamos por uma abordagem metodológica de informações mistas, utilizando dados quantitativos e qualitativos para fazermos nossas análises. Partindo desses pressupostos, é assumido o caráter investigativo composto pelas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica; trabalho de campo; sistematização e elaboração do roteiro de campo; aula conceitual; aula de campo; confecção do caderno de campo e questionários. Apesar da maioria dos alunos da turma terem uma certa aversão em participar de metodologias ativas, o desenvolvimento da pesquisa trouxe experiências positivas. Os educandos foram os principais responsáveis pelo seu próprio processo de ensino e aprendizagem, quando os mesmos explanaram as problemáticas em seu bairro, buscaram informações, criticaram as atitudes incoerentes da população, assim, conseguimos executar de forma positiva uma metodologia ativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Estudo do meio: uma proposta metodológica na abordagem de problemas ambientais urbanos no bairro dos remédios. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.description.abstract The teaching process is becoming more and more challenging for professionals in the educational sector. Most students find themselves trapped in a virtual world, which makes delivering classes in the classroom even more difficult. This research has as main objective to investigate the Study of the Environment as an efficient methodology in the process of significant learning of the Urban Environmental Problems content in Geography classes, in the eighth grade class of the Matias Duarte Rolim school, located in the city of Cajazeiras, Paraíba. As specific objectives, it was intended to: implement a teaching method that actively involves students, making them protagonists of their own teaching and learning process; collaborate for a perception and analysis of the geographic space of the place; build reflections on urban environmental problems in the Remédios neighborhood, through the methodology of the Study of the Environment. For the development of this research, we opted for a methodological approach of mixed information, using quantitative and qualitative data to carry out our analyses. Based on these assumptions, the investigative nature of the following steps is assumed: bibliographical research; fieldwork; systematization and elaboration of the field script; conceptual class; field class; preparation of the field notebook and questionnaires. Despite most students in the class having a certain aversion to participating in active methodologies, the development of the research brought positive experiences. Students were primarily responsible for their own teaching and learning process, when they explained the problems in their neighborhood, sought information, criticized the inconsistent attitudes of the population, thus, we were able to positively implement an active methodology. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30019
dc.date.accessioned 2023-05-29T13:12:28Z
dc.date.available 2023-05-29
dc.date.available 2023-05-29T13:12:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Estudo do meio pt_BR
dc.subject Problemas ambientais urbanos pt_BR
dc.subject Ensino - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Pesquisa de Campo - Bairro dos remédios - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Escola Matias Duarte Rolim - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Middle study pt_BR
dc.subject urban environmental problems pt_BR
dc.subject Education - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Field Research - Remedies District - Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Matias Duarte Rolim School - geography teaching pt_BR
dc.subject Cajazeiras - PB - Bairro dos Remédios pt_BR
dc.subject Bairro dos Remédios - Cajazeiras - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Fabia Larissa Abrantes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the environment: a methodological proposal to approach urban environmental problems in the neighborhood of medicines. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Fábia Larissa Abrantes. Estudo do meio: uma proposta metodológica na abordagem de problemas ambientais urbanos no bairro dos remédios. 2022. 68f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta