dc.creator.ID |
ANDRADE, L. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0168396003971878 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, M. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7946149585260941 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
VIEIRA, Emília Peixoto. |
|
dc.contributor.referee1ID |
VIEIRA, E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9111894483090249 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LEAL, F. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3903592587935367 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee3ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação apresenta como objeto de estudo a organização e a oferta da Educação
Infantil do e no campo no município de Barra de Santana, na Paraíba. A pesquisa da qual
resulta esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na linha de pesquisa “História, Política e
Gestão Educacionais” e ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação
de Professores(as) e Prática Pedagógica (Nupeforp). O termo oferta da educação é entendido
como uma dimensão importante da política educacional para assegurar o direito social das
crianças pequenas de zero a cinco anos, e consiste em analisar não somente acesso e
atendimento, mas também a demanda, as condições de funcionamento da oferta e
permanência com qualidade para as crianças. Objetivamos com este trabalho compreender
como se dá a organização e a oferta da Educação Infantil no campo no município de Barra de
Santana, dialogando com as dimensões de acesso, atendimento, condições de funcionamento
e permanência, numa perspectiva de atendimento ao direito à educação previsto na legislação.
Para isso, definimos como objetivos específicos: a) contextualizar como o direito à Educação
Infantil está postulado na legislação educacional, considerando a diversidade das infâncias e
das crianças; b) caracterizar como se dá o acesso, a permanência e condições de
funcionamento da Educação Infantil no campo do município de Barra de Santana; c) analisar
como os gestores educacionais compreendem a organização da Educação Infantil no campo
do município e a oferta de vagas nesta etapa da educação. O materialismo histórico-dialético
como abordagem de pesquisa orientou o referencial teórico e os procedimentos para produção
e análise dos dados. A pesquisa fundamentou-se em referenciais teóricos da Gestão
Educacional, Educação Infantil, Educação do Campo e Educação Infantil do Campo, com
ênfase nas discussões sobre a oferta educacional. O campo de pesquisa foi o município de
Barra de Santana, localizado no Cariri oriental da Paraíba. Os participantes da pesquisa
foram a secretária municipal de Educação, a coordenadora geral da Educação no municipio,
três diretoras de escolas onde há oferta de Educação Infantil no Campo, três coordenadoras
pedagógicas das escolas, uma representante do Conselho Municipal de Educação no total de
nove participantes. Os procedimentos para produção das informações consistiram na
triangulação entre o estudo exploratório, a pesquisa documental e a pesquisa de campo (GIL,
2010). Para análise dos dados, utilizamos a técnica da Análise de Conteúdo na perspectiva da
análise temática, conforme posto por Bardin (2011) Os resultados indicam que as políticas
educacionais para as crianças pequenas do campo apresentam uma tensão entre o que está
previsto na legislação, o cenário de desigualdades e diversidades existentes no campo e a
lentidão na sua efetividade pelos municípios, inclusive com a necessidade de um maior
conhecimento dos gestores municipais e escolares sobre os marcos normativos da Educação
Campo. Identificamos que o município realiza a oferta de matrículas para as crianças
residentes no campo na modalidade de organização do sistema híbrido (BARBOSA;
GEHLEN; FERNANDES, 2012), atendendo crianças tanto em escolas situadas no campo
como também na sede do município.A gestão municipal não está organizada para oferta da
Educação Infantil para bebês de 0-2 anos considerando as especificidades das infâncias e
crianças do campo.A inserção das crianças da Educação Infantil nas turmas multisseriadas
ainda predomina no município, o que fere a legislação, afetando o direito das crianças nos
seus processos fundamentais do cuidar-educar, interagir-brincar, e antecipando processos de
escolarização. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
A organização e a oferta da educação infantil para as crianças camponesas no município de Barra de Santana-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-12-22 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation presents as object of study the organization and provision of Early
Childhood Education from and in the countryside municipality of Barra de Santana, Paraíba.
The research from which this dissertation results is linked to the Graduate Program in
Education at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), in the line of research
"Educational History, Policy and Management" and to the Center for Studies and Research in
Rural Education, Teacher Training and Pedagogical Practices (Nupeforp). The term education
offer is understood as an important dimension of educational policy to ensure the social right
of young children aged zero to five years, and it consists not only in analyzing the access and
service but also the demand, the work conditions of the offer and the quality of continuance
for the children. The objective of this work is to understand how the organization and
provision of Early Childhood Education in the countryside in the municipality of Barra de
Santana takes place, dialoguing with the dimensions of access, service, operating conditions
and continuance, in a perspective of meeting the right to education provided for in the
legislation. For this, we define the following specific objectives: a) contextualize how the
right to Early Childhood Education is postulated in educational legislation, considering the
diversity of childhoods and children; b) to characterize how access, continuance and working
conditions of Early Childhood Education in the countryside of the municipality of Barra de
Santana take place; c) analyze how educational managers understand the organization of
Early Childhood Education in the countryside of the municipality and the offer of vacancies
in this stage of education. Historical-dialectical materialism as a research approach guided the
theoretical framework and procedures for data production and analysis. The research was
based on school management, early childhood education, rural education and rural early
childhood education, with an emphasis on discussions about supply management. The
research field was the municipality of Barra de Santana, located in the eastern Cariri of
Paraíba.Our staff is composed of nine research participants, the municipal secretary of
education, the general coordinator of Education in the municipality, three directors of schools
where Early Childhood Education is offered in the rural area, three pedagogical coordinators
of the schools, a representative of the Municipal Council of Education. The procedures for
producing the information consisted of the triangulation between the exploratory study, the
documentary research and the field research (GIL, 2010). For data analysis, we used the
Content Analysis technique from the perspective of thematic analysis, as proposed by Bardin
(2011). We noticed that the educational policies for young children in the rural area presents a
tension between what is foreseen in the legislation, the scenario of inequalities and diversities
existing in the countryside and the slowness in their effectiveness by the municipalities,
including the need for greater knowledge of managers municipalities and schools of these
normative landmarks. We identified that the municipality offers enrollment for children
residing in the rural area in the hybrid system organization modality (BARBOSA; GEHLEN;
FERNANDES, 2012), serving children both in schools located in the rural area as well as in
the municipality's headquarters, mainly for the children aged between zero and three years
old, as a way of meeting the demand presented by families. The insertion of kindergarten
children in multi-grade classes still predominates in the city, affecting children's rights in
their fundamental processes of caring-educating, interacting-playing, and anticipating
schooling processes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30024 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-29T16:53:58Z |
|
dc.date.available |
2023-05-29 |
|
dc.date.available |
2023-05-29T16:53:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil no campo |
pt_BR |
dc.subject |
Oferta educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Organização da educação infantil no campo |
pt_BR |
dc.subject |
História politica e gestão educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Educational offer |
pt_BR |
dc.subject |
Organization of early childhood education in the countryside |
pt_BR |
dc.subject |
Political history and educational management |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educación infantil en el campo |
pt_BR |
dc.subject |
Barra de Santana - PB - Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças camponesas - Educação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ANDRADE, Laurenice Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The organization and provision of early childhood education for peasant children in the municipality of Barra de Santana-PB. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La organización y provisión de educación de la primera infancia para niños campesinos del municipio de Barra de Santana-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ANDRADE, Laurenice Gomes. A organização e a oferta da educação infantil para as crianças camponesas no
município de Barra de Santana-PB. 2022. 164 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30024 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta tesis presenta como objeto de estudio la organización y oferta de la Educación
Jardín de infancia y en el campo en el municipio de Barra de Santana, en Paraíba. La investigación de la que
En consecuencia, esta tesis está vinculada al Programa de Posgrado en Educación de la
Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), en la línea de investigación “Historia, Política y
Gestión Educativa” y el Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Rural, Capacitación
de Docentes y Práctica Pedagógica (Nupeforp). El término oferta educativa se entiende
como una dimensión importante de la política educativa para garantizar el derecho social de
niños pequeños de cero a cinco años, y consiste en analizar no sólo el acceso y
servicio, sino también la demanda, las condiciones de funcionamiento de la oferta y
Estancia de calidad para niños. Con este trabajo pretendemos comprender
cómo es la organización y oferta de Educación Infantil en el campo en el municipio de Barra de
Santana, dialogando con las dimensiones de acceso, servicio, condiciones de operación
y permanencia, en una perspectiva de cumplimiento del derecho a la educación previsto en la legislación.
Para ello, definimos los siguientes objetivos específicos: a) contextualizar cómo el derecho a la Educación
Infantil se postula en la legislación educativa, considerando la diversidad de infancias y
de los niños; b) caracterizar cómo el acceso, la permanencia y las condiciones de
funcionamiento de la Educación Infantil en el interior del municipio de Barra de Santana; c) analizar
cómo los gestores educativos entienden la organización de la Educación Infantil en el campo
del municipio y la oferta de plazas en esta etapa educativa. Materialismo histórico-dialéctico
como un enfoque de investigación guió el marco teórico y los procedimientos para producir
y análisis de datos. La investigación se basó en referentes teóricos de la Gestión
Educativa, Educación Infantil, Educación Rural y Educación Infantil en el Campo, con
énfasis en las discusiones sobre la oferta educativa. El campo de investigación fue el municipio de
Barra de Santana, ubicada en el Cariri oriental de Paraíba Los participantes de la investigación
estuvieron el secretario de Educación municipal, el coordinador general de Educación en el municipio,
tres directores de escuelas donde se ofrece Educación Infantil en el Campo, tres coordinadores
aspectos pedagógicos de las escuelas, un representante del Consejo Municipal de Educación en el total de
nueve participantes. Los procedimientos para producir la información consistieron en
triangulación entre estudio exploratorio, investigación documental e investigación de campo (GIL,
2010). Para el análisis de datos se utilizó la técnica de Análisis de Contenido desde la perspectiva de
análisis temático, propuesto por Bardin (2011) Los resultados indican que las políticas
Los programas educativos para niños pequeños en el campo presentan una tensión entre lo que es
previsto en la legislación, el escenario de desigualdades y diversidades existentes en el campo y la
lentitud en su efectividad por parte de los municipios, incluyendo la necesidad de mayor
conocimiento de los gestores municipales y escolares sobre los marcos normativos de la Educación
Campo. Identificamos que el municipio ofrece matrícula para niños
pobladores rurales en la modalidad de organización del sistema híbrido (BARBOSA;
GEHLEN; FERNANDES, 2012), atendiendo a niños tanto en escuelas ubicadas en el campo
así como en la cabecera municipal, la gestión municipal no está organizada para ofrecer la
Educación Infantil para bebés de 0 a 2 años considerando las especificidades de la infancia y
niños del campo La inserción de los niños de jardín de infantes en clases multigrado
aún predomina en el municipio, lo que viola la legislación, afectando los derechos de los niños en
sus procesos fundamentales de cuidar-educar, interactuar-jugar y anticipar procesos de
enseñanza. |
pt_BR |