DSpace/Manakin Repository

Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0379928924962501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRAGA, Elinaldo Menezes.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Larissa Lacerda de.
dc.description.resumo Com este trabalho, propõe-se um estudo que tem como objetivo tentar despertar a reflexão de uma análise crítica sobre a leitura de contos de fadas no ensino de Língua Inglesa no fundamental I. Nesse sentido, objetiva-se examinar a obra Cinderela, dos Irmãos Grimm (1812), com auxilio teórico dos autores e estudiosos BETTELHEIM (1980) e COELHO (2005). para tanto, o trabalho faz um levantamento das tradições desses contos, abordando seus principais conceitos, numa perspectiva de letramento crítico, visando analisar o gênero tendo como conteúdo estruturante o texto, em sua forma original, como prática social e o que ele pode propiciar aos estudantes na formação de cidadãos pensantes, críticos e donos de seus próprios caminhos, proposta recentemente feita pelas novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Para este fim, nos ancoramos numa concepção de letramento critico (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), de texto como uma construção multimodal (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico. A pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa de natureza aplicada organizado em um desenho metodológico de aspectos-chaves de Design e Redesign com diretrizes especificas adaptado por ROSA FILHO (2015). o trabalho, por fim, apresenta uma atividade integrada que tem por objetivo conciliar os anseios desses novos ressignificados. Espera-se com esta pesquisa demonstrar o quão importante é para os alunos que os professores utilizem mais o gênero textual contos de fadas para uma aprendizagem da Língua Inglesa mais eficaz e prazerosa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua inglesa. pt_BR
dc.title Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.description.abstract With this work, we propose a study that aims to try to awaken the reflection of a critical analysis on the reading of fairy tales in the teaching of English in elementary school. Grimm (1812), with theoretical assistance from the authors and scholars BETTELHEIM (1980) and COELHO (2005). To this end, the work surveys the traditions of these tales, addressing their main concepts, from a perspective of critical literacy, aiming to analyze the genre having the text as its structuring content, in its original form, as a social practice and what it can provide to the students. students in the formation of thinking citizens, critics and owners of their own paths, a proposal recently made by the new National Curricular Parameters (PCNs). To this end, we are anchored in a conception of critical literacy (CERVETTI, PARDALES, DAMICO, 2001), of the text as a multimodal construction (MATTOS & VALÉRIO, 2010; ANDRÉIA, 2017) and of the learning experience as a possibility of critical literacy. The bibliographical research of a qualitative approach of an applied nature organized in a methodological design of key aspects of Design and Redesign with specific guidelines adapted by ROSA FILHO (2015). Finally, the work presents an integrated activity that aims to reconcile the desires of these new meanings. This research is expected to demonstrate how important it is for students that teachers use the textual genre fairy tales more for a more effective and enjoyable English language learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30041
dc.date.accessioned 2023-05-30T00:39:39Z
dc.date.available 2023-05-29
dc.date.available 2023-05-30T00:39:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Contos de fadas pt_BR
dc.subject Língua inglesa - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Leitura - contos de fadas pt_BR
dc.subject Irmãos Grimm - análise crítica pt_BR
dc.subject Letramento crítico pt_BR
dc.subject Aulas de língua inglesa pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Fairy tale pt_BR
dc.subject English language - elementary school pt_BR
dc.subject Reading - Fairy Tales pt_BR
dc.subject Brothers Grimm - critical analysis pt_BR
dc.subject critical literacy pt_BR
dc.subject english language classes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Mirely Abreu de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reframing fairy tales in English language classes: a critical analysis of works by the Brothers Grimm from a literacies perspective. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Mirely Abreu de. Ressignificando os contos de fadas nas aulas de língua inglesa: uma análise crítica de obras dos irmãos Grimm numa perspectiva de letramentos. 2023. 62f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta