dc.creator.ID |
VIEIRA, E. N. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7363603932409245 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6938937338148950 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA JÚNIOR, José Pereira de. |
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dc.contributor.referee1ID |
SOUSA JÚNIOR, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3838287945502936 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
QUEIROZ, Josinaldo Sousa de. |
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dc.contributor.referee2ID |
QUEIROZ, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5836770620683687 |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
AGUIAR, José Otávio. |
|
dc.contributor.referee3ID |
AGUIAR, J. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7106694267459903 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho visa problematizar as narrativas sobre o comércio de escravizados,
especificamente os modos de preparação, transporte e acomodação dos homens,
mulheres e crianças nas embarcações que vinham de Angola e Costa da Mina para a
Capitania de Pernambuco em meados do século XVIII. Desde o centenário da abolição,
em 1988, e com advento de novas epistemologias no campo da história, o debate sobre a
escravização de homens e mulheres de origem africanas, vem ganhando fôlego, e se
mostrando necessárias na retomada de histórias que resumem as violências sofridas
pelos seres humanos no escravismo moderno. Pensar sobre a instituição da escravização
negra é refletir todo arcabouço que instrumentalizava, o comércio de homens, mulheres
e crianças africanas. Uma dessas instrumentalizações era eficiência e lucratividade deste
comércio para coroa e mercadores que perpassava por uma legislação que ordenasse,
primeiramente, a arquitetura e estrutura das embarcações; a acomodação dos sujeitos
escravizados, a tripulação; os mantimentos para viagem e a travessia do Atlântico. Para
tal, o Império Português em 1684 promulgou o Regulamento das Arqueações que deu
base para a legislação do comércio de escravizados. Esta lei regulamentava a quantidade
de pessoas escravizadas que poderiam ser transportadas, a partir da tonelagem das
embarcações. Desta forma, a lei era um arcabouço jurídico para limitar a superlotação
das embarcações, e consequentemente as possíveis mortes de homens e mulheres
negras. A partir do uso das fontes disponibilizadas digitalmente pelo Arquivo Histórico
Ultramarino Português, perscrutamos a prática no transporte de escravos e a legislação
das arqueações. Para tanto, utilizamos o conceito de “estratégia” e “tática” postulados
por Michel de Certeau (1988), a proposta por Jorge Larrosa (2002) em refletir sobre a
“experiência” dos escravizados e também o conceito de “subalterno”, refletido por
Agata Bloch (2022). Ao longo da pesquisa verificou-se diferenças e contradições no
processo da implementação da legislação portuguesa acerca da arqueação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História |
pt_BR |
dc.title |
O império português e as arqueações empregadas no transporte de escravizados: diáspora negra de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-30 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to problematize the narratives about the slave trade, specifically the
modes of preparation, transport and accommodation of men, women and children on the
vessels that came from Angola and Costa da Mina to the Captaincy of Pernambuco in
the mid-eighteenth century. Since the centenary of abolition, in 1988, and with the
advent of new epistemologies in the field of history, the debate on the enslavement of
men and women of African origin has been gaining momentum, and proving to be
necessary in the resumption of stories that summarize the violence suffered by the
Africans. human beings in modern slavery. To think about the institution of black
enslavement is to reflect on the entire framework that instrumentalized the trade in
African men, women and children. One of these instrumentalizations was the efficiency
and profitability of this trade for the crown and merchants, which passed through
legislation that ordered, firstly, the architecture and structure of vessels; the
accommodation of enslaved subjects, the crew; provisions for travel and the crossing of
the Atlantic. To this end, the Portuguese Empire in 1684 enacted the Regulation of
Tonnage that provided the basis for the legislation on the slave trade. This law regulated
the number of enslaved people that could be transported from the tonnage of the vessels.
In this way, the law was a legal framework to limit the overcrowding of vessels and
consequently the possible deaths of black men and women. From the use of sources
made available digitally by the Arquivo Histórico Ultramarino Português, we
scrutinized the practice in the transport of slaves and the legislation on tonnage. For
that, we use the concept of "strategy" and "tactic" postulated by Michel de Certeau
(1988), the proposal by Jorge Larrosa (2002) to reflect on the "experience" of the
enslaved and also the concept of "subaltern", reflected in the by Agata Bloch (2022).
Throughout the research, differences and contradictions were found in the process of
implementing Portuguese legislation on tonnage. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30047 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-30T12:00:58Z |
|
dc.date.available |
2023-05-30 |
|
dc.date.available |
2023-05-30T12:00:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil Colônia |
pt_BR |
dc.subject |
História da África |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de arqueação |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de africanos de Costa da Mina e Angola |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de pessoas escravizadas – século XVIII |
pt_BR |
dc.subject |
História cultura e identidades |
pt_BR |
dc.subject |
History of Colonial Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
History of africa |
pt_BR |
dc.subject |
System of tonnage |
pt_BR |
dc.subject |
Transport of Africans from Costa da Mina and Angola |
pt_BR |
dc.subject |
Transport of enslaved people – 18th century |
pt_BR |
dc.subject |
History culture and identities |
pt_BR |
dc.subject |
Historia del Brasil Colonial |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de tonelaje |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de africanos desde Costa da Mina y Angola |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de esclavos – siglo XVIII |
pt_BR |
dc.subject |
Navio negreiro |
pt_BR |
dc.subject |
Transporte de escravos - Angola - Pernambuco - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Escravos negros - império português |
pt_BR |
dc.subject |
Império Português e escravidão |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The Portuguese empire and the tonnages used in the transport of enslaved: black diaspora from Angola and Costa da Mina to Pernambuco in the mid-eighteenth century. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
El imperio portugués y los tonelajes utilizados en el transporte de esclavizados: diáspora negra de Angola y Costa da Mina a Pernambuco a mediados del siglo XVIII. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Erykles Natanael de Lima. O império português e as arqueações empregadas no transporte de
escravizados: diáspora negra de Angola e Costa da Mina para Pernambuco em meados do século XVIII. 2022.
169 fl. Dissertação (Mestrado em História),Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30047 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Este trabajo tiene como objetivo problematizar las narrativas sobre la trata de esclavos,
específicamente los modos de preparación, transporte y alojamiento de los hombres,
mujeres y niños en barcos que venían de Angola y Costa da Mina para
Capitanía de Pernambuco a mediados del siglo XVIII. Desde el centenario de la abolición,
en 1988, y con el advenimiento de nuevas epistemologías en el campo de la historia, el debate sobre la
esclavización de hombres y mujeres de origen africano, ha ido ganando impulso, y
mostrando la necesidad de retomar relatos que sinteticen la violencia sufrida
por los humanos en la esclavitud moderna. Pensando en la institución de la esclavitud
el negro es reflejar todo el entramado que instrumentalizó, el comercio de hombres, mujeres
y niños africanos. Uno de estos instrumentos fue la eficiencia y rentabilidad de este
comercio para la corona y los mercaderes que impregnaba una legislación que ordenaba,
primero, la arquitectura y estructura de las embarcaciones; el alojamiento de los sujetos
esclavizados, la tripulación; los víveres para el viaje y la travesía del Atlántico. Para
tal, el Imperio Portugués en 1684 promulgó el Reglamento de Arqueo que dio
base para la legislación sobre la trata de esclavos. Esta ley regulaba la cantidad
de personas esclavizadas que podrían ser transportadas, con base en el tonelaje de los
vasos De esta manera, la ley fue un marco legal para limitar el hacinamiento
de las embarcaciones, y en consecuencia las posibles muertes de hombres y mujeres
negro. Basado en el uso de fuentes disponibles digitalmente por el Archivo Histórico
Portugués de Ultramar, examinamos la práctica en el transporte de esclavos y la legislación
de tonelajes. Para ello, utilizamos el concepto de "estrategia" y los postulados de "táctica".
de Michel de Certeau (1988), la propuesta de Jorge Larrosa (2002) de reflexionar sobre la
“experiencia” del esclavizado y también el concepto de “subalterno”, reflejado por
Ágata Bloch (2022). A lo largo de la investigación hubo diferencias y contradicciones en la
proceso de aplicación de la legislación portuguesa sobre tonelaje. |
pt_BR |