DSpace/Manakin Repository

O racismo na escola: o papel social da educação no enfrentamento do racismo multidimensional.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, E. J. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FONSECA, Ivonildes da Silva.
dc.contributor.advisor1ID FONSECA, I. S. pt_BR
dc.contributor.referee1 MATOS, Teresa Cristina Furtado.
dc.contributor.referee1ID MATOS, T. C. F. pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de.
dc.contributor.referee2ID SOUZA, W. G. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.sousa
dc.description.resumo Nosso intuito com esta dissertação é discutir os efeitos do racismo na educação brasileira, tendo como recorte analítico as cidades de Afogados da Ingazeira – PE e Tabira – PE que fazem parte do Sertão do Pajeú. A ótica deste trabalho científico tem como base o debate sobre os desdobramentos do racismo enquanto um problema social nacional na região do sertão pernambucano, focando especificamente no modo como a escola se comporta perante as discussões dessa temática, abordando a forma como os alunos/as e professores/as observam o racismo e sua presença na sociedade. A questão que orientou nosso processo de pesquisa foi: Quais as concepções dos estudantes e professores do ensino médio das cidades de Afogados da Ingazeira – PE e Tabira – PE acerca do racismo no Brasil? Dentro desse espectro buscamos analisar o fator do discurso racista no contexto social, por isso nosso principal objetivo se fixou em: Identificar a compreensão de professores e estudantes do ensino médio sobre a questão do racismo brasileiro, problematizando os elementos presentes no discurso racista e analisando sua construção histórico-social. O espaço escolar enquanto meio de socialização e local de aprendizado foi extensamente discutido, observando o papel da escola no combate ao racismo e as brechas existentes no sistema educacional que proporcionam a sua disseminação, investigando o modo como esse problema se estabelece e afeta a vida dos estudantes no cotidiano escolar, analisando principalmente o impacto psicológico desses efeitos na formação identitária, cultural e cidadã dos/as estudantes negros. Em conclusão constatamos diversos problemas do sistema educacional que contribuem para a propagação do racismo, esse balanço não se propôs a estabelecer a escola como o “problema” ou a “solução” para o fim do racismo, apenas reafirmamos a necessidade da consolidação de um ensino antirracista norteado por uma proposta inclusiva que remodele esse cenário de violência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O racismo na escola: o papel social da educação no enfrentamento do racismo multidimensional. pt_BR
dc.date.issued 2023-04-14
dc.description.abstract Our intention with this dissertation is to discuss the effects of racism on Brazilian education, using the cities of Afogados da Ingazeira - PE and Tabira - PE as analytical focal points, which are part of the Sertão do Pajeú region. The perspective of this scientific work is based on the debate on the unfolding of racism as a national social problem in the Pernambuco's hinterland region, focusing specifically on how schools behave towards discussions on this topic, addressing how students and teachers observe racism and its presence in society. The question that guided our research process was: What are the conceptions of high school students and teachers in the cities of Afogados da Ingazeira - PE and Tabira - PE about racism in Brazil? Within this spectrum, we sought to analyze the factor of racist discourse in the social context, which is why our main objective was to identify the understanding of high school teachers and students about the issue of Brazilian racism, problematizing the elements present in racist discourse and analyzing its historical-social construction. The school environment as a means of socialization and a place of learning was extensively discussed, observing the role of the school in combating racism and the existing gaps in the educational system that provide for its dissemination, investigating how this problem is established and affects the daily life of students, analyzing mainly the psychological impact of these effects on the identity, culture and citizenship formation of black students. In conclusion, we found various problems in the educational system that contribute to the propagation of racism. This assessment did not aim to establish the school as the "problem" or the "solution" for ending racism, we only reaffirm the need for the consolidation of an anti-racist education guided by an inclusive proposal that remodels this scenario of violence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30054
dc.date.accessioned 2023-05-30T15:33:52Z
dc.date.available 2023-05-30
dc.date.available 2023-05-30T15:33:52Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Racismo multidimensional pt_BR
dc.subject Racismo na escola pt_BR
dc.subject Enfrentamento ao racismo pt_BR
dc.subject Educação étnico-racial pt_BR
dc.subject Discurso racista pt_BR
dc.subject Ensino inclusivo pt_BR
dc.subject Multidimensional racism pt_BR
dc.subject Racism at school pt_BR
dc.subject Confronting racism pt_BR
dc.subject Ethnic-racial education pt_BR
dc.subject Racist speech pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Racism in school: the social role of education in confronting multidimensional racism. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Emanuel Jeová Medeiros. O racismo na escola: o papel social da educação no enfrentamento do racismo multidimensional. 2023. 116f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30054 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta