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Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal.

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dc.creator.ID BARBOSA, E. F. pt_BR
dc.creator.ID MATOS, P. H. A.
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3425390093615295 pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0649621364257560
dc.contributor.advisor1 MARINHO, Alexandre Magno da Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID MARINHO, A. M. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3259224523037021 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAZ, Mabel Calina de França.
dc.contributor.referee1ID PAZ, M. C. F. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8689137959988831 pt_BR
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes.
dc.contributor.referee2ID BRANDÃO, G.C.G. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/7592017135371757 pt_BR
dc.description.resumo Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a aprovação da Lei 8080/90, o Ministério da Saúde, bem como a maioria dos órgãos públicos brasileiros e as revistas científicas de circulação internacional, não entram em consenso sobre como o cidadão que dispõe do SUS deve ser cognominado. Diante disso, buscou-se aferir o cognome mais acolhedor, na hipótese de que a denominação adequada melhore a qualidade do atendimento no SUS, otimizando a evolução do processo saúde - doença. Método: Aplicaram-se questionários à população ao acaso, em hospitais e locais públicos avaliando os termos mais comumente utilizados, entre eles: paciente, usuário, doente e cliente. Resultado: Conseguiu-se aferir que o termo paciente é o cognome mais acolhedor e mais coerente com a prática da saúde. Obteve-se que a relação médico- paciente influencia diretamente na evolução da doença do cidadão. Constatou-se que a demora no atendimento é a principal causa de insatisfação com o SUS. Nossos resultados indicam a divergência e incongruência da literatura pesquisada, planejando uma padronização do método de denominação. Conclusão: a análise do cognome mais acolhedor para o cidadão induz a obtenção de um vínculo mais efetivo entre estes e os profissionais da saúde, favorecendo na evolução mais salutar do seu processo saúde- doença. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Medicina pt_BR
dc.title Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract Since the creation of the Unique Health System (UHS), by the approval of the Law 8080/90, the Health Ministry, and also the majority of public Brazilian organizations and the international medicine journals, doesn’t agree about how the citizen who uses the UHS must be referred. We searched to determinate the most receptive cognomen, into the hypothesis that the appropriated denomination improves the treatment in UHS, optimizing the evolution of the health-sick process. Methods: We applied questionnaires to random people, into hospitals and public places evaluating the most used terms, e.g. patient, sickly, client and user. Results: We determinate that the term patient, is the most receptive one, and most coherent with the practice of health. We got that the relationship medical-patient contributes directly in the evolution of the citizen disease. We noted that the delay in the reception is the main cause of dissatisfaction with the UHS. Our results indicate the divergence and incongruence of the literature, planning standardization in the method of denomination. Conclusion: the analyses of the most receptive surname for the citizen leads to the creation of a most effective link between them and the health professionals, leading the healthiest evolution of the disease-health process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085
dc.date.accessioned 2023-05-31T17:27:34Z
dc.date.available 2023-05-31
dc.date.available 2023-05-31T17:27:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject SUS pt_BR
dc.subject Acolhimento pt_BR
dc.subject Paciente pt_BR
dc.subject Cognominação pt_BR
dc.subject Reception pt_BR
dc.subject Patient pt_BR
dc.subject Cognomination pt_BR
dc.subject Recepción pt_BR
dc.subject Cognominación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Emilly Freire.
dc.creator MATOS, Pedro Henrique de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analysis of the nickname of citizens within the scope of the System Unified Health System in Campina Grande - PB: a cross-sectional study. pt_BR
dc.title.alternative Análisis del sobrenombre de los ciudadanos en el ámbito del Sistema Sistema Único de Salud de Campina Grande - PB: un estudio transversal. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Emilly Freire. MATOS, Pedro Henrique de Andrade. Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal. 2015. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085 pt_BR
dc.description.resumen Desde la creación del Sistema Único de Salud (SUS), con la aprobación de la Ley 8080/90, el Ministerio de Salud, así como la mayoría de las agencias públicas brasileñas y las revistas publicaciones científicas de circulación internacional, no llegan a un consenso sobre cómo el ciudadano que tiene el SUS debe ser apodado. En vista de esto, se hizo un intento de evaluar el cognomen más acogedor, en el supuesto de que el nombre apropiado mejora la calidad de la asistencia en el SUS, optimizando la evolución del proceso salud-enfermedad. Método: Se aplicaron cuestionarios a la población de forma aleatoria, en hospitales y lugares públicos evaluando los términos más utilizados, entre ellos: paciente, usuario, paciente y cliente. Resultado: Se pudo verificar que el término paciente es el más acogedor y más acorde con la práctica de la salud. Se encontró que el médico- paciente influye directamente en la evolución de la enfermedad del ciudadano. Se encontró que el La demora en la atención es la principal causa de insatisfacción con el SUS. Nuestro resultados indican la divergencia e incongruencia de la literatura investigada, la planificación una estandarización del método de denominación. Conclusión: el análisis de los más la acogida al ciudadano induce a la obtención de un vínculo más efectivo entre éste y el profesionales de la salud, favoreciendo una evolución más saludable de su salud- enfermedad. pt_BR


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