dc.creator.ID |
BARBOSA, E. F. |
pt_BR |
dc.creator.ID |
MATOS, P. H. A. |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3425390093615295 |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0649621364257560 |
|
dc.contributor.advisor1 |
MARINHO, Alexandre Magno da Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MARINHO, A. M. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3259224523037021 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PAZ, Mabel Calina de França. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PAZ, M. C. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8689137959988831 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Gisetti Corina Gomes. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRANDÃO, G.C.G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7592017135371757 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Desde a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), com a aprovação da Lei 8080/90, o
Ministério da Saúde, bem como a maioria dos órgãos públicos brasileiros e as revistas
científicas de circulação internacional, não entram em consenso sobre como o cidadão
que dispõe do SUS deve ser cognominado. Diante disso, buscou-se aferir o cognome
mais acolhedor, na hipótese de que a denominação adequada melhore a qualidade do
atendimento no SUS, otimizando a evolução do processo saúde - doença. Método:
Aplicaram-se questionários à população ao acaso, em hospitais e locais públicos
avaliando os termos mais comumente utilizados, entre eles: paciente, usuário, doente e
cliente. Resultado: Conseguiu-se aferir que o termo paciente é o cognome mais
acolhedor e mais coerente com a prática da saúde. Obteve-se que a relação médico-
paciente influencia diretamente na evolução da doença do cidadão. Constatou-se que a
demora no atendimento é a principal causa de insatisfação com o SUS. Nossos
resultados indicam a divergência e incongruência da literatura pesquisada, planejando
uma padronização do método de denominação. Conclusão: a análise do cognome mais
acolhedor para o cidadão induz a obtenção de um vínculo mais efetivo entre estes e os
profissionais da saúde, favorecendo na evolução mais salutar do seu processo saúde-
doença. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Medicina |
pt_BR |
dc.title |
Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
Since the creation of the Unique Health System (UHS), by the approval of the Law
8080/90, the Health Ministry, and also the majority of public Brazilian organizations and
the international medicine journals, doesn’t agree about how the citizen who uses the
UHS must be referred. We searched to determinate the most receptive cognomen, into
the hypothesis that the appropriated denomination improves the treatment in UHS,
optimizing the evolution of the health-sick process. Methods: We applied questionnaires
to random people, into hospitals and public places evaluating the most used terms, e.g.
patient, sickly, client and user. Results: We determinate that the term patient, is the most
receptive one, and most coherent with the practice of health. We got that the relationship
medical-patient contributes directly in the evolution of the citizen disease. We noted that
the delay in the reception is the main cause of dissatisfaction with the UHS. Our results
indicate the divergence and incongruence of the literature, planning standardization in
the method of denomination. Conclusion: the analyses of the most receptive surname for
the citizen leads to the creation of a most effective link between them and the health
professionals, leading the healthiest evolution of the disease-health process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085 |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-31T17:27:34Z |
|
dc.date.available |
2023-05-31 |
|
dc.date.available |
2023-05-31T17:27:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
SUS |
pt_BR |
dc.subject |
Acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Paciente |
pt_BR |
dc.subject |
Cognominação |
pt_BR |
dc.subject |
Reception |
pt_BR |
dc.subject |
Patient |
pt_BR |
dc.subject |
Cognomination |
pt_BR |
dc.subject |
Recepción |
pt_BR |
dc.subject |
Cognominación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Emilly Freire. |
|
dc.creator |
MATOS, Pedro Henrique de Andrade. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the nickname of citizens within the scope of the System Unified Health System in Campina Grande - PB: a cross-sectional study. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Análisis del sobrenombre de los ciudadanos en el ámbito del Sistema Sistema Único de Salud de Campina Grande - PB: un estudio transversal. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Emilly Freire. MATOS, Pedro Henrique de Andrade. Análise da cognominação dos cidadãos no âmbito do Sistema Único de Saúde de Campina Grande - PB: um estudo transversal. 2015. 36 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Medicina, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30085 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Desde la creación del Sistema Único de Salud (SUS), con la aprobación de la Ley 8080/90, el
Ministerio de Salud, así como la mayoría de las agencias públicas brasileñas y las revistas
publicaciones científicas de circulación internacional, no llegan a un consenso sobre cómo el ciudadano
que tiene el SUS debe ser apodado. En vista de esto, se hizo un intento de evaluar el cognomen
más acogedor, en el supuesto de que el nombre apropiado mejora la calidad de la
asistencia en el SUS, optimizando la evolución del proceso salud-enfermedad. Método:
Se aplicaron cuestionarios a la población de forma aleatoria, en hospitales y lugares públicos
evaluando los términos más utilizados, entre ellos: paciente, usuario, paciente y
cliente. Resultado: Se pudo verificar que el término paciente es el más
acogedor y más acorde con la práctica de la salud. Se encontró que el médico-
paciente influye directamente en la evolución de la enfermedad del ciudadano. Se encontró que el
La demora en la atención es la principal causa de insatisfacción con el SUS. Nuestro
resultados indican la divergencia e incongruencia de la literatura investigada, la planificación
una estandarización del método de denominación. Conclusión: el análisis de los más
la acogida al ciudadano induce a la obtención de un vínculo más efectivo entre éste y el
profesionales de la salud, favoreciendo una evolución más saludable de su salud-
enfermedad. |
pt_BR |