DSpace/Manakin Repository

A atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARIANO, C. H. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2984123731302193 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Amiraldo Alves da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, José Amiraldo Alves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5948365562113510 pt_BR
dc.description.resumo O artigo discorre sobre a atuagao da gestao na articulagao das relagoes interpessoais na escola, considerando-a como espago, por excelencia, proplcio ao convivio e desenvolvimento integral do ser humano. Para isso, realizou-se um estudo teorico sobre a importancia das relagoes interpessoais nesse ambiente de trabalho, refletindo que uma gestao democratica favorece essas relagoes e que a gestao se torna responsavei por favorecer os espagos de atuagao coletiva visando o bem-estar pessoal, emocional e profissional. No intuito de investigar como as relagoes interpessoais favorecem a convivencia e corroboram com a eficacia escolar, foi realizada a observagao em uma escola publica municipal da cidade Cachoeira dos indios-PB, alem da leitura e analise do Projeto Politico Pedagogico e aplicagao de um questionario fechado, com 09 (nove) profissionais da educagao, sendo 08 (oito) professoras e 01 (uma) supervisora. Os resultados comprovaram que as relagoes interpessoais influenciam na Organizagao do Trabalho Pedagogico, alem de contribuir para a eficacia numa educagao de qualidade, tudo isso em consonancia com uma gestao escolar democratica que objetiva a transformagao educacional/social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Escolar. pt_BR
dc.title A atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The article discusses the performance of management in the articulation of interpersonal relationships at school, considering it as a space, par excellence, conducive to the coexistence and integral development of human beings. For this, a theoretical study was carried out on the importance of interpersonal relationships in this work environment, reflecting that a democratic management favors these relationships and that management becomes responsible for favoring spaces for collective action aimed at personal, emotional well-being and professional. In order to investigate how interpersonal relationships favor coexistence and corroborate school effectiveness, observation was carried out in a municipal public school in the city of Cachoeira dos Índios-PB, in addition to reading and analysis of the Pedagogical Political Project and application of a closed questionnaire. , with 09 (nine) education professionals, 08 (eight) teachers and 01 (one) supervisor. The results proved that interpersonal relationships influence the Organization of Pedagogical Work, in addition to contributing to the effectiveness of quality education, all of this in line with a democratic school management that aims at educational/social transformation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30118
dc.date.accessioned 2023-06-02T00:15:12Z
dc.date.available 2023-05-01
dc.date.available 2023-06-02T00:15:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relações interpessoais pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.subject Escola Pública municipal pt_BR
dc.subject Instituto escolar - contatos e relações pt_BR
dc.subject 5.Escola Pública - Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Interpersonal relationships pt_BR
dc.subject School management; Municipal Public School pt_BR
dc.subject School institute - contacts and relations pt_BR
dc.subject Public School - Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Democratic management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARIANO, Carla Heloísa de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Management performance in the articulation of interpersonal relationships at school. pt_BR
dc.identifier.citation MARIANO, Carla Heloísa de Souza. A atuação da gestão na articulação das relações interpessoais na escola. 2016. 44f. Artigo (Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta