DSpace/Manakin Repository

Práticas pedagógicas para o ensino de botânica numa escoia pública de Barra de Santa Rosa — PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BATISTA, M. L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1729661810883518 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NURIT-SILVA, Kiriaki.
dc.contributor.advisor1ID NURIT-SILVA, K. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4749322211386675 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Carlos Alberto Garcia.
dc.contributor.referee1ID SANTOS, C. A. G. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3280066178376014 pt_BR
dc.contributor.referee2 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.referee2ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.description.resumo O ensino de Botânica, de modo geral, é marcado por diversos entraves, dos quais. podemos destacar o desinteresse dos alunos por essa área de estudo e a dificuldade em se desenvolver métodos didáticos que visem facilitar a compreensão do conteúdo. proporcionando uma aprendizagem significativa. Embora seja evidente a importância de usar diferentes métodos como mecanismo para o ensino de ciências e biologia, as aulas. em grande parte. caracterizam-se como meramente tradicionais, não havendo contextualização do conteúdo. Mediante o exposto, a presente pesquisa propôs trabalhar conteúdos da área cie botânica a partir de diferentes práticas pedagógicas com alunos do ao ano do ensino médio da EEEFM. José Luiz Neto, localizada no município de Barra de Santa Rosa - PB, com intuito de despertar o interesse dos mesmos no processo de construção do conhecimento. proporcionando uma aprendizagem significativa. Realizou—se um estudo de abordagem qualitativa e quantitativa, cuja execução ocorreu em cinco etapas: 1) Realização de uma aula expositiva sobre Angiospermas; 2) Realização de uma aula prática em sala de aula sobre morfologia de Angiospermas; 3) Realização de uma Aula prática no laboratório de biologia sobre histologia vegetal; 4) Confecção de materiais didáticos (jogo da memória de frutos e modelo de anatomia do caule); 5) Aplicação de um questionário avaliativo, e posterior análise dos dados através da técnica de análise do conteúdo descrito por Bardin (2002). Durante o desenvolvimento das ações, foi visível o envolvimento e empenho dos alunos diante das atividades propostas, principalmente. no decorrer da aula de histologia vegetal, a qual possibilitou uma aula contextualizada e diferenciada, onde os alunos sentiram-se parte da experiência. Ao analisar os resultados do questionado, aplicado após as ações pedagógicas, comprovou-se que tais ações foram muito eficazes, visto um melhor desempenho dos alunos com relação a elaboração de suas respostas, relacionando teoria e prática, e conforme as afirmações apresentadas pelos mesmos sobre como as práticas contribuem para uma melhor compreensão do conteúdo abordado. contribuindo para uma aprendizagem significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Botânica pt_BR
dc.title Práticas pedagógicas para o ensino de botânica numa escoia pública de Barra de Santa Rosa — PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract The teaching of Botany, in general, is marked by several obstacles, of which we can highlight the lack of interest of students in this area of study and the difticulty in developing teaching methods that aim to facilitate the understanding of the content, providing signilicant learning. Although the importance of using different methods as & mechanism for teaching science and biology is evident, classes are largely characterized as merely traditional, with no oontextualization of content. Therefore, the present research proposed to work on botany content based on different pedagogical practices with students from the Brd year of high school from EEEFM. José Luiz Neto, located in the municipality of Barra de Santa Rosa-PB, in order to arouse their interest in the process of knowledge construction, providing a meaningful learning. A qualitative and quantitative study was carried out in five stages: 1) Presentation of an expository class on Angiospenns; 2) Conducting a practical classroom class on Angiosperm morphology; 3) Çonducting & practical lecture in the biology laboratory on plant histology; 4) Preparation of didactic materials (fruit memory game and stem anatomy model); 5) Application of an evaluative questionnaire, and subsequent analysis of the data through the technique of content analysis described by Bardin (2009). During the development of the actions, the students“ involvement and oommitment to the proposed activities were visible. especially during the course of plant histology. which enabled a contextualized and differentiated class, where the students felt part of the experience. When analyzing the results of the questionnaire. applied after the pedagogical actions, it was verified that such actions were very effective, since a better performance of the students with respect to the elaboration of their answers, relating theory and practice, and according to the statements presented by them how practices contribute to a better understanding of the content addressed, contributing to meaninglul learning, pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30122
dc.date.accessioned 2023-06-02T12:15:52Z
dc.date.available 2023-06-02
dc.date.available 2023-06-02T12:15:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Angiospermas pt_BR
dc.subject Ensino de botânica pt_BR
dc.subject Aulas práticas pt_BR
dc.subject Angiosperms pt_BR
dc.subject Botany teaching pt_BR
dc.subject Practical classes pt_BR
dc.subject Enseñanza de la botánica pt_BR
dc.subject Clases prácticas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BATISTA, Maria Lucivania Azevedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical practices for teaching botany in a public school of Barra de Santa Rosa — PB. pt_BR
dc.title.alternative Prácticas pedagógicas para la enseñanza de la botánica en una escuela pública de Barra de Santa Rosa — PB. pt_BR
dc.identifier.citation BATISTA. Maria Lucivania Azevedo. Práticas pedagógicas para o ensino de botânica numa escoia pública de Barra de Santa Rosa — PB. 2018. 78 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2018. pt_BR
dc.description.resumen La enseñanza de la Botánica, en general, está marcada por varios obstáculos, de los cuales. podemos destacar el desinterés de los estudiantes por esta área de estudio y la dificultad en el desarrollo de métodos didácticos que apunten a facilitar la comprensión del contenido. proporcionando un aprendizaje significativo. Aunque la importancia de de utilizar diferentes métodos como mecanismo para la enseñanza de las ciencias y la biología, la clases en gran parte. se caracterizan como meramente tradicionales, sin contextualización del contenido. En vista de lo anterior, esta investigación propuso trabajar contenidos del área botánica a partir de diferentes prácticas pedagógicas con estudiantes de secundaria de la EEEFM. José Luiz Neto, ubicado en el municipio de Barra de Santa Rosa-PB, con el objetivo de despertar el interés de mismos en el proceso de construcción del conocimiento. proporcionando un aprendizaje significativo. Un estudio con enfoque cualitativo y cuantitativa, la cual se llevó a cabo en cinco etapas: 1) Realización de una clase conferencia sobre angiospermas; 2) Realización de una clase práctica en el aula sobre la morfología anglosperma; 3) Realización de una clase práctica en el laboratorio biología sobre histología vegetal; 4) Producción de materiales didácticos (juego de memoria de frutas y modelo de anatomía del tallo); 5) Aplicación de un cuestionario evaluación y posterior análisis de datos a través de la técnica de análisis de contenido descrito por Bardin (2002). Durante el desarrollo de las acciones, fue visible la implicación y compromiso del alumnado frente a las actividades propuestas, principalmente. durante la clase de histología vegetal, lo que permitió una clase contextualizada y diferenciada, donde los estudiantes se sintieron parte de la experiencia. Al analizar el resultados de los cuestionados, aplicados después de las acciones pedagógicas, se comprobó que dichas acciones fueron muy efectivas, dado el mejor desempeño de los estudiantes en relación a la elaboración de sus respuestas, relacionando teoría y práctica, y de acuerdo con las declaraciones hechas por ellos acerca de cómo las prácticas contribuyen a un mejor comprensión del contenido abordado. contribuyendo al aprendizaje significativa. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta