DSpace/Manakin Repository

A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O projeto do livro, que em princípio contemplaria apenas os campos de conhecimento relacionados à História e Geografia, cresceu e tomou a ambiciosa forma de juntar diversas abordagens e outros pesquisadores que se debruçam sobre questões relativas à formação do professor para o ensino básico ­ o principal objetivo ao longo dos oito capítulos desta obra. Sabemos que a Universidade produz muitas reflexões sobre a formação do professor, em diversas áreas. Contudo, o grande desafio de quem produz tais reflexões é fazê-­las transpor os muros da academia e chegar aos professores que encaram o desafio de lecionar em outros níveis do ensino. Logo, a nossa maior preocupação é disponibilizar aos professores da educação básica reflexões sobre a formação do professor realizadas, em sua maioria, nos cursos de História e Pedagogia do Campus Campina Grande da UFCG Com isso, pretendemos contribuir para aproximar a Universidade do professor que se encontra inserido, principalmente, no nível básico do ensino, e que nem sempre dispõe de acesso à produção acadêmica. Nessa aproximação, é intuito maior dos autores deste trabalho colaborar para o pensar a prática educativa constantemente. Vale lembrar que as reflexões sobre a formação do professor foram produzidas por seus autores no enfrentamento cotidiano dos desafios presentes no ensino, na pesquisa, na extensão e nos programas de pós-­graduação realizados nos últimos três anos nas Unidades Acadêmicas de Educação e de História e Geografia da UFCG bem como nos programas de Pós-­graduação de outras instituições de ensino superior. Assim, as reflexões aqui disponibilizadas ao leitor não se constituem em puras abstrações dos autores, mas partem dos resultados de trabalhos realizados ao longo de suas experiências com a docência. Nesse sentido, os artigos que compõem este livro refletem as áreas nas quais seus autores desenvolvem trabalhos, apresentando íntima relação com a sua própria formação. A grande unidade que lhe constitui é a formação do professor. Apesar disso, cada artigo situa-­se dentro de uma área específica e exibe problematizações que se fazem ricas por darem visibilidade a diversas questões que perpassam o tema afim. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. pt_BR
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133
dc.date.accessioned 2023-06-02T21:48:47Z
dc.date.available 2023-06-02
dc.date.available 2023-06-02T21:48:47Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Formação docente continuada pt_BR
dc.subject Ciências naturais - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de artes visuais - formação docente pt_BR
dc.subject Alfabetização geográfica pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Geografia física - ensino pt_BR
dc.subject Ensino de História da Paraíba pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Continuing teacher education pt_BR
dc.subject Natural sciences - teaching pt_BR
dc.subject Teaching of visual arts - teacher training pt_BR
dc.subject Geographic literacy pt_BR
dc.subject Gender pt_BR
dc.subject Pedagogy pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject Physical geography - teaching pt_BR
dc.subject Paraíba History Teaching pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Formation continue des enseignants pt_BR
dc.subject Sciences naturelles - enseignement pt_BR
dc.subject Enseignement des arts visuels - formation des enseignants pt_BR
dc.subject Littératie géographique pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject La pédagogie pt_BR
dc.subject Histoire pt_BR
dc.subject Géographie physique - enseignement pt_BR
dc.subject Enseignement de l'histoire Paraíba pt_BR
dc.subject Enseignement pt_BR
dc.subject Enseignement de la lecture pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Formación continua del profesorado pt_BR
dc.subject Ciencias naturales - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza de las artes visuales - formación del profesorado pt_BR
dc.subject lfabetización geográfica pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Pedagogía pt_BR
dc.subject Historia pt_BR
dc.subject Geografía física - enseñanza pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Historia de Paraíba pt_BR
dc.subject Enseñando pt_BR
dc.subject Enseñanza de la lectura pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.
dc.creator BEZERRA, Ana Ocilêide de Lima.
dc.creator CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.creator RAMOS, Fabiana.
dc.creator VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
dc.creator PEREIRA, Gêusa Maria Avelino.
dc.creator GONDIM, Janedalva Pontes.
dc.creator FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher training in focus: interfaces between knowledge and actions. pt_BR
dc.identifier.citation LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.; FARIAS, Paulo Sérgio Cunha (Organizadores). A formação do professor em foco: interfaces entre saberes e fazeres. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2007 ISBN: 978-85-89674-32-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30133 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta