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O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de
uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação
em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,
entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação
docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública
nordestina.
No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o
percurso teórico-metodológico
implicado nesta análise, procedida por
meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela
que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir
e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação
de um pesquisador profissional.
No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o
conceito de gênero como uma construção social que simboliza as
relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a
despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos,
grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido
a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na
desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino
no patriarcado.
No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das
Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das
concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em
direção à construção do conceito de gênero como construção social
focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas
sociedades e o papel docente na construção dessas relações.
A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os
processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na
construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando
a compreensão das funções sociais desta escola na
contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em
políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma
sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as
individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao
gênero, corpo e sexualidade.
Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a
percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora,
no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações
de gênero mais democráticas. |
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