Mostrar registro simples

dc.description.resumo O livro Relações de Gênero no Cotidiano Escolar resulta de uma pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre 2005 e 2007, cujo objeto foi a análise do processo de formação docente nas relações de gênero constituídas na e pela escola pública nordestina. No primeiro capítulo, Trilhando Caminhos, a autora discute o percurso teórico-metodológico implicado nesta análise, procedida por meio de uma pesquisa participativa do tipo intervenção, qual seja, aquela que pressupõe que os sujeitos da investigação são capazes de refletir e, sobretudo, de transformar sua prática pedagógica, sob coordenação de um pesquisador profissional. No segundo capítulo, Gênero e Escola, a autora discute o conceito de gênero como uma construção social que simboliza as relações entre os sexos em sociedades desiguais. Nessa direção, a despeito da existência de diversas sociedades, períodos históricos, grupos étnicos, classes sociais e gerações, tais relações têm assumido a condição de diferença social entre homens e mulheres, inscrita na desigualdade de gênero e expressa no exercício de poder masculino no patriarcado. No terceiro capítulo, O Processo de Problematização das Concepções dos Sujeitos, a autora explicita a negociação das concepções naturalizadas de gênero dos/as professores/as, em direção à construção do conceito de gênero como construção social focalizando a natureza das relações de gênero nas já mencionadas sociedades e o papel docente na construção dessas relações. A relevância do trabalho em foco consiste em analisar os processos sociais, particularmente, pedagógicos, implicados na construção de relações de gênero na e pela escola pública, ampliando a compreensão das funções sociais desta escola na contemporaneidade. Tais resultados podem ser incorporados em políticas públicas de formação e prática docentes que pretendam impulsionar a construção de uma escola e, ao mesmo tempo, de uma sociedade em franca democratização, já que se destina a respeitar as individualidades dos seus membros, inclusive aquelas referentes ao gênero, corpo e sexualidade. Nesse sentido, com muita satisfação, convido a todos a percorrer estas páginas escritas, uma das formas pela qual a autora, no seu fazer pedagógico, contribui na luta pela construção de relações de gênero mais democráticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relações de gênero no cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135
dc.date.accessioned 2023-06-02T22:07:37Z
dc.date.available 2023-06-02
dc.date.available 2023-06-02T22:07:37Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Cotidiano escolar - relações de gênero pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Gênero e Educação pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Gender relations pt_BR
dc.subject School routine - gender relations pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Gender and Education pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Relaciones de genero pt_BR
dc.subject Rutina escolar - relaciones de género pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Género y Educación pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Relations de genre pt_BR
dc.subject Routine scolaire - relations de genre pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Genre et éducation pt_BR
dc.subject Sexualité pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAMPOS, Kátia Patrício Benevides.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Gender relations in the school routine. pt_BR
dc.identifier.citation CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. Relações de gênero no cotidiano escolar. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2009. ISBN: 978-85-8967474-4. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30135 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta