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A educação geográfica a serviço da inclusão: trabalhando o espaço com estudantes videntes e cegos.

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dc.description.resumo A inclusão educacional ainda é um direito a ser conquistado, o qual depende de mudanças políticas, econômicas, atitudinais, entre outras. Embora avanços tenham ocorrido nos últimos anos para as pessoas com deficiência, principalmente no campo jurídico, as práticas sociais, inclusive educacionais, ainda precisam galgar novos passos nessa caminhada. Nesse contexto, a construção dos conhecimentos espaciais pode contribuir para a ampliação da acessibilidade e da autonomia das pessoas com deficiência, dentre elas, aquelas com deficiências visuais (DV). E, embora tenha havido iniciativas do Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de documentos como o Fascículo 07, intitulado “A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: orientação e mobilidade, adequação postural e acessibilidade espacial”, ainda não há a apropriação do espaço escolar por aquele(a)s com deficiências. Por isso, são necessárias formações para o(a)s profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no campo dos saberes geográficos, do(a)s pedagogo(a)s que trabalham com as séries iniciais e também do(a)s professore(a)s de Geografia, para desenvolverem atividades a partir do espaço vivido pelo(a)s estudantes. Além disso, precisa-se, nas escolas, de materiais cartográficos táteis que favoreçam tais aprendizagens. Os projetos de extensão realizados entre os anos de 2015 e 2017, em instituição filantrópica e escolas públicas da Paraíba, contribuíram com intervenções pedagógicas que ampliaram os debates sobre a apropriação espacial pelas pessoas com DV e favoreceram a realização de momentos formativos para o(a)s docentes daquelas instituições. Ademais, foram construídos recursos cartográficos táteis, os quais foram doados às referidas entidades. Esses projetos foram aprovados pelo Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) e contaram com o apoio da Unidade Acadêmica de Geografia (UAG), da Unidade Acadêmica de Educação (UAEd) e da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Além disso, receberam o suporte para a produção dos recursos em braille do Núcleo de Educação Especial (NEDESP/UEPB), do Laboratório Multiusuário de Tecnologias da Informação Aplicadas às Ciências Humanas - LabINFO/CH, na produção de alguns mapas, e do Laboratório de Ensino e Geografia (LAEG/UAG), na confecção dos materiais pedagógicos táteis. Os artigos reunidos nesta obra resultaram das reflexões sobre as práticas desenvolvidas durante os três anos de extensão, alguns dos quais foram produzidos anteriormente, com resultados parciais, e apresentados em eventos como: Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Colóquio Brasileiro Educação na Sociedade Contemporânea (COBESC), Congresso Internacional de Educação e Inclusão (CINTEDI), Seminário de Educação Geográfica da UFPB (EDUGEO), entre outros. Desse modo, agradecemos aos agentes que foram fundamentais para o desenvolvimento dos projetos, entre os quais destacamos o professor Paulo Sérgio Cunha Farias, que participou das orientações dos extensionistas entre 2015 e 2016, oferecendo o curso de Letramento Cartográfico; a técnica em cartografia Anna Raquel Dionísio Ramos, elaboradora de diversos mapas utilizados na extensão; Alindembergue de Araújo Oliveira, que produziu os recursos em braille; e os monitores do LAEG, colaboradores na confecção dos recursos táteis. Também foi fundamental o apoio do(a)s professore(as Eduardo Gomes Onofre, no projeto “Inclusão dos estudantes com deficiência visual no Ensino Superior”, em 2017; como também de Géssika Demétrio de Alcântara e Edileide Maria de Souza, as quais ministraram o minicurso “Braille na Ponta dos Dedos”; além de Alânia Cordeiro da Silva, Juan Felipe de Azevedo Falcão e Tayná Maria Amorim Monteiro Xavier, o(a)s quais ministraram o minicurso “Sorobã e outros recursos matemáticos para pessoas com deficiência visual”. E não poderíamos deixar de enfatizar as imprescindíveis atuações do(a)s extensionistas Lívia Silva do Nascimento, Letícia dos Santos Ferreira, Iranildo Anibal de Lima Sousa, Andreza Kelly Guedes de Medeiros, Maria José Elaine Costa Silva, Raphaela Barbosa de Farias; Ana Beatriz Cunha de Araújo, Edileide Maria de Souza, Annamaria da Rocha Barbosa, Naum Filipe Nicácio Alves, Polyanna Nayanna de Brito Caluête, José Dinaldo Martins, Lucian Medeiros, Nivea Regina Meneses, José Geraldo da Costa Neto e Allan Jeferson da Silva Ferreira. Agradecemos também o apoio dado pelo(a)s gestores do Instituto dos Cegos e das escolas parceiras e, principalmente, pelos(as) professore(a)s da Educação Básica que nos acompanharam durante a extensão, além do(a)s profissionais do AEE que estiveram presentes em algumas atividades. Por último, encaminhamos nosso agradecimento ao PROBEX, que contribuiu com bolsas nos três anos dos projetos, e ao(à) s autore(a)s dos artigos que se debruçaram sobre as reflexões a respeito da inclusão e da educação geográfica, tão fundamentais para a construção das autonomias daqueles com deficiências visuais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A educação geográfica a serviço da inclusão: trabalhando o espaço com estudantes videntes e cegos. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30173
dc.date.accessioned 2023-06-05T18:58:58Z
dc.date.available 2023-06-05
dc.date.available 2023-06-05T18:58:58Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Educação geográfica pt_BR
dc.subject Inclusão - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Inclusão educacional pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Espaço geográfico pt_BR
dc.subject Cegos - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Videntes - ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject Deficiência visual pt_BR
dc.subject Geographic education pt_BR
dc.subject Inclusion - Geography teaching pt_BR
dc.subject Educational inclusion pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Geographic space pt_BR
dc.subject Blind people - Geography teaching pt_BR
dc.subject Clairvoyants - Geography teaching pt_BR
dc.subject School geography pt_BR
dc.subject Visual impairment pt_BR
dc.subject Educación geográfica pt_BR
dc.subject Inclusión - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Inclusión educativa pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Geografía pt_BR
dc.subject Educación especial pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Espacio geográfico pt_BR
dc.subject Personas ciegas - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Clarividentes - Enseñanza de la geografía pt_BR
dc.subject Geografía escolar pt_BR
dc.subject Discapacidad visual pt_BR
dc.subject Éducation géographique pt_BR
dc.subject Inclusion - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Insertion scolaire pt_BR
dc.subject Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Éducation spéciale pt_BR
dc.subject Éducation inclusive pt_BR
dc.subject Espace géographique pt_BR
dc.subject Aveugles - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Voyants - Enseignement de la géographie pt_BR
dc.subject Géographie scolaire pt_BR
dc.subject Déficience visuelle pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIRA, Sonia Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geographic education at the service of inclusion: working space with sighted and blind students. pt_BR
dc.identifier.citation LIRA, Sônia Maria de. A educação geográfica a serviço da inclusão: trabalhando o espaço com estudantes videntes e cegos. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-224-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30173 pt_BR


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