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dc.description.resumo Um gênero narrativo, rico em valores apelativos e alusivos a histórias terceiras, dotado de relativa autonomia no que nos impõem como expectativa, abastado de valores linguísticos e senhor de muitos rostos. Esse é o trailer, objeto desta coletânea. Aliás, enim uma publicação sobre isso em língua portuguesa! Mentira! Existem dissertações e alguns artigos que versam sobre tal, alguns poucos livros que não se gasta todos os dedos de uma mão para contar. Mas mesmo aqueles que contemplam o assunto, em sua maioria, tratam o trailer como objeto cinematográico. De fato o é, também. O trailer, na realidade, é um objeto audiovisual, mas que não necessariamente remete ao audiovisual. Imagine o leitor o que difere um comercial de sabão em pó de um trailer. Pensa de pronto, “o comercial fala do sabão e o trailer fala de um ilme”. E não está totalmente errado, apenas generalizando: ambos são instrumentos de marketing, mas como dizer que um trailer serve para anunciar um ilme se existem também para séries, games e, até mesmo, livros e espetáculos teatrais? E o que todas estas manifestações têm em comum? Narrativas. O trailer vende narrativas, o comercial vende outras coisas. Qualquer maneira de vender uma narrativa será um trailer, e existem várias. Obras fechadas, abertas, curtas, longas, cada uma pode se valer de estratégias distintas e das citadas muitas faces desse híbrido objeto audiovisual. Dito isso, só falar em trailer cinematográico ou não dar atenção a outros tipos e objetos correlatos talvez seja enxergar apenas uma parte, a mais clássica, é verdade, de um objeto tão rico mas tão imperceptível à academia. O objetivo desta publicação é veriicar que novas diretrizes podemos dar ao observarmos os trailers enquanto elemento de estudo, que fragmentos dessa grande esfera essencial, ou melhor, simbólica e historicamente ligada ao cinema. A partir do desaio de falar do trailer não cinematográico, Ian Costa e Marcel Vieira discutem o modo estratégico como uma obra seriada pode conduzir a expectativa do seu público ao analisar os trailers de uma temporada de Game of hrones, propondo observações gerais sobre o gênero narrativo e “traileríico”, bem como uma nova categoria, o trailer serial. Mirelly Wanderley, por sua vez, traça um paralelo entre o público consumidor de games, um jogo e o modo de afeto atribuído à estratégia cinematográica da adaptação de Prince of Persia, evidenciando o quanto o fan service é importante na geração do espetáculo pirotécnico do trailer. Carolina Brito e Ian Costa trazem a discussão acerca das abordagens do trailer de Jogos Vorazes, uma adaptação da literatura para o cinema, traçando um comparativo do trailer do ilme com o booktrailer, uma ferramenta “crossmidiática” de apelo. Seguindo a linha de jogabilidade e apelo ao público-alvo, Arthur Mantovani e Allan Vidal analisam o trailer do game League of Legends, evidenciando uma pulsante ferramenta de apelo para uma mídia cada vez mais imersa em narrativa, que são os jogos eletrônicos, e que se vale disso para o marketing em trailer. Por im, Kaio Henrry discute quem sai ganhando na relação de ilmes e trailers com fragmentos “videoclipescos”, o cantor/banda ou a narrativa em si. Discute, aliás, se são trailers de videoclipes ou videoclipes de trailers. Esta obra autentica o gênero trailer em seus fragmentos escusos, evidenciando várias nuances de sua complexa forma híbrida de ser. Temos aqui o objetivo do marco de abertura e incentivo de pesquisa acerca de uma ferramenta narrativa e negligenciada pelos acadêmicos e outras publicações. A vantagem da literatura, neste caso, é que, após todas as promessas contidas em um prefácio, o leitor não terá de esperar alguns meses para consumir esta obra. Vire esta página e aprecie os fragmentos do trailer. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Comunicação. pt_BR
dc.title Fragmentos do trailer. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30191
dc.date.accessioned 2023-06-06T19:08:45Z
dc.date.available 2023-06-06
dc.date.available 2023-06-06T19:08:45Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Arte pt_BR
dc.subject Trailer serial - Game of Thrones pt_BR
dc.subject Game of Thrones pt_BR
dc.subject Trailers - filmes pt_BR
dc.subject Prince of Persia - Sands of Time pt_BR
dc.subject Música e cinema pt_BR
dc.subject Trailer de videoclime pt_BR
dc.subject Videoclipe pt_BR
dc.subject League of Legends trailers pt_BR
dc.subject Trailer serial - Game of Thrones pt_BR
dc.subject Movie theater pt_BR
dc.subject Trailer - movies pt_BR
dc.subject Music and cinema pt_BR
dc.subject Music video trailer pt_BR
dc.subject Video clip pt_BR
dc.subject Cine pt_BR
dc.subject Tráiler - películas pt_BR
dc.subject Musica y cine pt_BR
dc.subject Tráiler de video musical pt_BR
dc.subject Cinéma pt_BR
dc.subject Art pt_BR
dc.subject Bande-annonce - films pt_BR
dc.subject Musique et cinéma pt_BR
dc.subject Bande-annonce vidéo musicale pt_BR
dc.subject Clip vidéo pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Ian.
dc.creator SILVA, Marcel Vieira Barreto.
dc.creator WANDERLEY, Mirelly Medeiros.
dc.creator BRITO, Carolina.
dc.creator MANTOVANI, Arthur Cardoso.
dc.creator PEREIRA, Allan Vidal.
dc.creator HENRY, Kaio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trailer fragments. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Ian. Fragmentos do trailer. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-246-0. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30191 pt_BR


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