dc.description.resumo |
É com imensa satisfação que apresentamos um conjunto
de trabalhos de professores e pesquisadores de diferentes
instituições de ensino do Brasil que canalizaram seus esforços
para o campo da História Antiga e Medieval, orientados pela
perspectiva teórico-metodológica da recepção-apropriação, debruçando-
se em torno das conexões entre diferentes temporalidades.
No livro, temos capítulos de autores que são professores,
mestrandos e graduandos na Universidade Federal de Campina
Grande (UFCG), uma professora na Universidade Federal do
Rio de Grande do Norte (UFRN), assim como doutorandos pela
Universidade de São Paulo (USP). A todos eles, reforçamos nossa
gratidão pelo interesse e disponibilidade em realizarem este
projeto coletivo.
O objetivo do livro consistiu em reunir trabalhos de colegas
historiadores que estudaram as historicidades greco-romana e
medieval em outras referências temporais. Na trilha do que propõe
François Hartog (2014), em sua discussão sobre os diferentes
regimes de historicidade, pensamos a história a partir de uma noção
de temporalidade desligada de qualquer pretensão a uma suposta
linearidade. A nossa intenção foi, também, conjugar pontos
de vista variados, ainda que sob um prisma que os aproxima
– a questão da apropriação. De tal maneira que diversos temas e
conceitos de relevância historiográica perpassam as análises aqui
publicadas: poder político, economia, gênero e feminino, produção
artística, historiograia, memória, cultura popular. Na Parte I do livro, os leitores irão se deparar com estudos
que analisam a presença de concepções da Antiguidade
greco-romana na Renascença. São os casos dos três capítulos que
introduzem a coletânea: Memória e esquecimento das cose antiche:
apropriações de Tito Lívio nos Discursos, de Maquiavel,
no qual Michelly Pereira de Sousa Cordão analisa os efeitos da
leitura que Maquiavel fez da obra de Tito Lívio em seus Discorsi
sopra la prima deca di Tito Livio, observando a maneira como
traduziu alguns temas e “exemplos” da Roma do séc. I a.C. para
torná-los objetos de imitação (imitazione) no séc. XVI; Mitos e
histórias clássicas nas obras Primavera e O nascimento de Vênus,
de Sandro Botticelli: representações antigas e modernas,
escrito pela autora Lauriceia Galdino dos Santos que escolheu
analisar a recepção de temas clássicos em algumas pinturas renascentistas
de Botticelli, realizando uma interessante discussão
que envolve, também, o campo da produção artística; no capítulo
III, intitulado A “economia” em Il libri della famiglia,
de Leon Battista Alberti: uma releitura de Xenofonte?, Breno
Gomes de Lima Amorim discute as particularidades históricas
do conceito de economia no séc. XV a partir de um minucioso
estudo da obra de Alberti, lançando a hipótese segundo a qual
sua deinição de economia teria conexões com a obra Econômico,
do escritor grego, Xenofonte. Todos são capítulos que resultaram
das dissertações de mestrado defendidas pelos autores nos
últimos anos.
Na Parte II, os capítulos discutem apropriações de referências
históricas no mundo greco-romano na Antiguidade tardia.
No capítulo IV, intitulado Santo Agostinho: apropriações
clássicas na De civitate dei, Marinalva Vilar de Lima faz uma interessante análise de um dos principais teólogos/ilósofos do
pensamento cristão-católico, Santo Agostinho, discutindo um
aspecto que nem sempre é examinado tão minuciosamente nos
diversos estudos que já foram produzidos sobre ele. Trata-se dos
usos que fez de obras clássicas, a exemplo da História de Roma,
de Tito Lívio (séc. I a.C.) para compor A cidade de Deus, na qual
faz uma defesa inconteste dos valores cristãos.
Por sua vez, no capítulo V, Conhecimento histórico,
narrativa e memória nas obras de Tucídides de Atenas e Procópio
de Cesaréia, a historiadora Lyvia Vasconcelos Baptista
analisou, comparativamente, as obras do historiador grego Tucídides
(séc. V a.C.) e do historiador bizantino Procópio (séc.
VI d.C.), problematizando as possibilidades de se relacionar a
memória e a escrita da história. A autora oferece ao leitor uma
importante contribuição no sentido de reletir sobre um autor
bem menos conhecido pela historiograia ocidental, se compararmos
com Tucídides, e que viveu a experiência histórica do
império bizantino.
Na Parte III, três autores discutem apropriações antigas
e medievais no Brasil contemporâneo, fazendo dialogar temporalidades
distantes, mas que se hibridizam no âmbito das experiências
sociais. No capítulo VI, A medievalidade imprime
marcas: o sertão medieval de Ariano Suassuna no Romance
d’A Pedra do Reino, Robson Victor da Silva Araujo oferece uma
inovadora discussão, do ponto de vista teórico-metodológico,
sobre o Romance d’A Pedra do Reino, do escritor Ariano Suassuna.
Sua discussão parte da problemática em torno de uma suposta
“originalidade” da obra do autor paraibano, assim como da
associação recorrente entre ele e a cultura popular, na medida em que evidencia as marcas de elementos europeus, de uma tradição
ibérica e medieval.
No capítulo VII, intitulado As faces de Medeia: apropriação
da transgressão feminina de Eurípides em Gota
d’água, Valtyana Kelly da Silva faz uma discussão ao relacionar
diferentes concepções de feminino em experiências históricas
distintas. Sua abordagem se dá em torno das obras Medeia, de
Eurípides (séc. V a.C.) e da recente produção dramatúrgica Gota
D’água, escrita em conjunto por Chico Buarque e pelo paraibano,
de Campina Grande, Paulo Pontes, nos anos de 1970. A
autora se preocupou em explicar os diferentes signiicados atribuídos
ao feminino na Grécia antiga e no Brasil contemporâneo,
situando cada um dos autores em seus respectivos contextos de
produção. Oferece uma contribuição importante para o campo
da história antiga, mas também para relexões sobre o contexto
da ditadura brasileira.
Por im, no capítulo VII, intitulado Mulheres de Atenas:
referências gregas em representações do feminino no Brasil
da década de 1970, escrito em parceria por Karolliny Joally das
Neves Miranda e Michelly Pereira de Sousa Cordão, a discussão
recai sobre a letra da canção Mulheres de Atenas, bastante conhecida
na voz de Chico Buarque e escrita por este em conjunto
com o teatrólogo Augusto Boal. Para as autoras, é uma obra
que expressa uma forte crítica de seus compositores à sociedade
brasileira que, a despeito das lutas feministas nos anos de 1970,
permanecia fortemente patriarcalista. A ênfase do capítulo é no
processo de recepção de obras, como a Odisseia, de Homero, na
canção analisada, assim como a comédia Lisístrata, de Aristófanes
(séc. V a.C.). A nossa expectativa é que esta obra coletiva contribua
para as discussões teórico-metodológicas em torno do conceito de
apropriação no âmbito dos diversos campos disciplinares. Sobretudo,
o nosso desejo é que ela sirva de estímulo para aqueles que se
interessam pelo estudo das sociedades antigas e medievais. Como
professoras da área de História Antiga e Medieval, sentimo-nos
muito gratas pela oportunidade de publicar trabalhos em parceria
com colegas de outras instituições, orientandos e ex-orientandos,
a quem endereçamos nossos últimos cumprimentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-07T12:37:18Z |
|
dc.date.available |
2023-06-07 |
|
dc.date.available |
2023-06-07T12:37:18Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
História antiga |
pt_BR |
dc.subject |
História medieval |
pt_BR |
dc.subject |
Renascimento |
pt_BR |
dc.subject |
História do Brasil contemporâneo |
pt_BR |
dc.subject |
Apropriações greco-romanas - renascença |
pt_BR |
dc.subject |
Memória e esquecimento |
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dc.subject |
Maquiavel - discursos |
pt_BR |
dc.subject |
Tito Lívio |
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dc.subject |
Apropriações de Tito Lívio por Maquiavel |
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dc.subject |
Santo Agostinho - apropriações |
pt_BR |
dc.subject |
Tucídides de Atenas |
pt_BR |
dc.subject |
Procópio de Cesaréia |
pt_BR |
dc.subject |
Ariano Suassuna - Romance d'A Pedra do Reino |
pt_BR |
dc.subject |
Romance d'A Pedra do Reino |
pt_BR |
dc.subject |
Medeia |
pt_BR |
dc.subject |
Teatro brasileiro - Gota d'água |
pt_BR |
dc.subject |
Eurípides - Medeia - apropriação em Gota d'água |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres de atenas |
pt_BR |
dc.subject |
Referências gregas - Brasil década de 1970 |
pt_BR |
dc.subject |
Leon Batista Albertini |
pt_BR |
dc.subject |
Ancient history |
pt_BR |
dc.subject |
Medieval history |
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dc.subject |
Rebirth |
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dc.subject |
History of contemporary Brazil |
pt_BR |
dc.subject |
Greco-Roman appropriations - Renaissance |
pt_BR |
dc.subject |
Memory and forgetting |
pt_BR |
dc.subject |
Machiavelli - speeches |
pt_BR |
dc.subject |
Livy |
pt_BR |
dc.subject |
Appropriations of Livy by Machiavelli |
pt_BR |
dc.subject |
Saint Augustine - appropriations |
pt_BR |
dc.subject |
Thucydides of Athens |
pt_BR |
dc.subject |
Procopius of Caesarea |
pt_BR |
dc.subject |
Ariano Suassuna - Romance from A Pedra do Reino |
pt_BR |
dc.subject |
Romance of A Pedra do Reino |
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dc.subject |
Medea |
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dc.subject |
Brazilian Theater - Gota d'água |
pt_BR |
dc.subject |
Eurípides - Medea - appropriation in Gota d'água |
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dc.subject |
Athens women |
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dc.subject |
Greek references - Brazil in the 1970s |
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dc.subject |
Leon Batista Albertini |
pt_BR |
dc.subject |
Historia antigua |
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dc.subject |
Renacimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Historia del Brasil contemporáneo |
pt_BR |
dc.subject |
Apropiaciones grecorromanas - Renacimiento |
pt_BR |
dc.subject |
Memoria y olvido |
pt_BR |
dc.subject |
Maquiavelo - discursos |
pt_BR |
dc.subject |
Apropiaciones de Tito Livio por Maquiavelo |
pt_BR |
dc.subject |
San Agustín - asignaciones |
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dc.subject |
Teatro Brasileño - Gota d'água |
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dc.subject |
Eurípides - Medea - apropiación en Gota d'água |
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dc.subject |
Atenas mujeres |
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dc.subject |
Referencias griegas - Brasil en la década de 1970 |
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dc.subject |
Histoire ancienne |
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dc.subject |
Histoire médiévale |
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dc.subject |
Renaissance |
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dc.subject |
Histoire du Brésil contemporain |
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dc.subject |
Appropriations gréco-romaines - Renaissance |
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dc.subject |
Mémoire et oubli |
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dc.subject |
Machiavel - discours |
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dc.subject |
Tite-Live |
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dc.subject |
Appropriations de Tite-Live de Machiavel |
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dc.subject |
Saint Augustin - crédits |
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dc.subject |
Thucydide d'Athènes |
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dc.subject |
Procope de Césarée |
pt_BR |
dc.subject |
Médée |
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dc.subject |
Théâtre brésilien - Gota d'água |
pt_BR |
dc.subject |
Euripide - Médée - appropriation à Gota d'água |
pt_BR |
dc.subject |
Femmes d'athènes |
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dc.subject |
Références grecques - Brésil dans les années 1970 |
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dc.subject |
Léon Batista Albertini |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AMORIM, Breno Gomes de Lima. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Karolliny Joally das Neves. |
|
dc.creator |
SANTOS, Lauriceia Galdino dos. |
|
dc.creator |
BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos. |
|
dc.creator |
LIMA, Marinalva Vilar de. |
|
dc.creator |
CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa. |
|
dc.creator |
ARAÚJO, Robson Victor da Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Valtyana Kelly da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
History, memory and time: studies of ancient and medieval appropriations. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Marinalva Vilar de; CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa (organizadoras). História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-240-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200 |
pt_BR |