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História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais.

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dc.description.resumo É com imensa satisfação que apresentamos um conjunto de trabalhos de professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino do Brasil que canalizaram seus esforços para o campo da História Antiga e Medieval, orientados pela perspectiva teórico-metodológica da recepção-apropriação, debruçando- se em torno das conexões entre diferentes temporalidades. No livro, temos capítulos de autores que são professores, mestrandos e graduandos na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), uma professora na Universidade Federal do Rio de Grande do Norte (UFRN), assim como doutorandos pela Universidade de São Paulo (USP). A todos eles, reforçamos nossa gratidão pelo interesse e disponibilidade em realizarem este projeto coletivo. O objetivo do livro consistiu em reunir trabalhos de colegas historiadores que estudaram as historicidades greco-romana e medieval em outras referências temporais. Na trilha do que propõe François Hartog (2014), em sua discussão sobre os diferentes regimes de historicidade, pensamos a história a partir de uma noção de temporalidade desligada de qualquer pretensão a uma suposta linearidade. A nossa intenção foi, também, conjugar pontos de vista variados, ainda que sob um prisma que os aproxima – a questão da apropriação. De tal maneira que diversos temas e conceitos de relevância historiográica perpassam as análises aqui publicadas: poder político, economia, gênero e feminino, produção artística, historiograia, memória, cultura popular. Na Parte I do livro, os leitores irão se deparar com estudos que analisam a presença de concepções da Antiguidade greco-romana na Renascença. São os casos dos três capítulos que introduzem a coletânea: Memória e esquecimento das cose antiche: apropriações de Tito Lívio nos Discursos, de Maquiavel, no qual Michelly Pereira de Sousa Cordão analisa os efeitos da leitura que Maquiavel fez da obra de Tito Lívio em seus Discorsi sopra la prima deca di Tito Livio, observando a maneira como traduziu alguns temas e “exemplos” da Roma do séc. I a.C. para torná-los objetos de imitação (imitazione) no séc. XVI; Mitos e histórias clássicas nas obras Primavera e O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli: representações antigas e modernas, escrito pela autora Lauriceia Galdino dos Santos que escolheu analisar a recepção de temas clássicos em algumas pinturas renascentistas de Botticelli, realizando uma interessante discussão que envolve, também, o campo da produção artística; no capítulo III, intitulado A “economia” em Il libri della famiglia, de Leon Battista Alberti: uma releitura de Xenofonte?, Breno Gomes de Lima Amorim discute as particularidades históricas do conceito de economia no séc. XV a partir de um minucioso estudo da obra de Alberti, lançando a hipótese segundo a qual sua deinição de economia teria conexões com a obra Econômico, do escritor grego, Xenofonte. Todos são capítulos que resultaram das dissertações de mestrado defendidas pelos autores nos últimos anos. Na Parte II, os capítulos discutem apropriações de referências históricas no mundo greco-romano na Antiguidade tardia. No capítulo IV, intitulado Santo Agostinho: apropriações clássicas na De civitate dei, Marinalva Vilar de Lima faz uma interessante análise de um dos principais teólogos/ilósofos do pensamento cristão-católico, Santo Agostinho, discutindo um aspecto que nem sempre é examinado tão minuciosamente nos diversos estudos que já foram produzidos sobre ele. Trata-se dos usos que fez de obras clássicas, a exemplo da História de Roma, de Tito Lívio (séc. I a.C.) para compor A cidade de Deus, na qual faz uma defesa inconteste dos valores cristãos. Por sua vez, no capítulo V, Conhecimento histórico, narrativa e memória nas obras de Tucídides de Atenas e Procópio de Cesaréia, a historiadora Lyvia Vasconcelos Baptista analisou, comparativamente, as obras do historiador grego Tucídides (séc. V a.C.) e do historiador bizantino Procópio (séc. VI d.C.), problematizando as possibilidades de se relacionar a memória e a escrita da história. A autora oferece ao leitor uma importante contribuição no sentido de reletir sobre um autor bem menos conhecido pela historiograia ocidental, se compararmos com Tucídides, e que viveu a experiência histórica do império bizantino. Na Parte III, três autores discutem apropriações antigas e medievais no Brasil contemporâneo, fazendo dialogar temporalidades distantes, mas que se hibridizam no âmbito das experiências sociais. No capítulo VI, A medievalidade imprime marcas: o sertão medieval de Ariano Suassuna no Romance d’A Pedra do Reino, Robson Victor da Silva Araujo oferece uma inovadora discussão, do ponto de vista teórico-metodológico, sobre o Romance d’A Pedra do Reino, do escritor Ariano Suassuna. Sua discussão parte da problemática em torno de uma suposta “originalidade” da obra do autor paraibano, assim como da associação recorrente entre ele e a cultura popular, na medida em que evidencia as marcas de elementos europeus, de uma tradição ibérica e medieval. No capítulo VII, intitulado As faces de Medeia: apropriação da transgressão feminina de Eurípides em Gota d’água, Valtyana Kelly da Silva faz uma discussão ao relacionar diferentes concepções de feminino em experiências históricas distintas. Sua abordagem se dá em torno das obras Medeia, de Eurípides (séc. V a.C.) e da recente produção dramatúrgica Gota D’água, escrita em conjunto por Chico Buarque e pelo paraibano, de Campina Grande, Paulo Pontes, nos anos de 1970. A autora se preocupou em explicar os diferentes signiicados atribuídos ao feminino na Grécia antiga e no Brasil contemporâneo, situando cada um dos autores em seus respectivos contextos de produção. Oferece uma contribuição importante para o campo da história antiga, mas também para relexões sobre o contexto da ditadura brasileira. Por im, no capítulo VII, intitulado Mulheres de Atenas: referências gregas em representações do feminino no Brasil da década de 1970, escrito em parceria por Karolliny Joally das Neves Miranda e Michelly Pereira de Sousa Cordão, a discussão recai sobre a letra da canção Mulheres de Atenas, bastante conhecida na voz de Chico Buarque e escrita por este em conjunto com o teatrólogo Augusto Boal. Para as autoras, é uma obra que expressa uma forte crítica de seus compositores à sociedade brasileira que, a despeito das lutas feministas nos anos de 1970, permanecia fortemente patriarcalista. A ênfase do capítulo é no processo de recepção de obras, como a Odisseia, de Homero, na canção analisada, assim como a comédia Lisístrata, de Aristófanes (séc. V a.C.). A nossa expectativa é que esta obra coletiva contribua para as discussões teórico-metodológicas em torno do conceito de apropriação no âmbito dos diversos campos disciplinares. Sobretudo, o nosso desejo é que ela sirva de estímulo para aqueles que se interessam pelo estudo das sociedades antigas e medievais. Como professoras da área de História Antiga e Medieval, sentimo-nos muito gratas pela oportunidade de publicar trabalhos em parceria com colegas de outras instituições, orientandos e ex-orientandos, a quem endereçamos nossos últimos cumprimentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200
dc.date.accessioned 2023-06-07T12:37:18Z
dc.date.available 2023-06-07
dc.date.available 2023-06-07T12:37:18Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject História antiga pt_BR
dc.subject História medieval pt_BR
dc.subject Renascimento pt_BR
dc.subject História do Brasil contemporâneo pt_BR
dc.subject Apropriações greco-romanas - renascença pt_BR
dc.subject Memória e esquecimento pt_BR
dc.subject Maquiavel - discursos pt_BR
dc.subject Tito Lívio pt_BR
dc.subject Apropriações de Tito Lívio por Maquiavel pt_BR
dc.subject Santo Agostinho - apropriações pt_BR
dc.subject Tucídides de Atenas pt_BR
dc.subject Procópio de Cesaréia pt_BR
dc.subject Ariano Suassuna - Romance d'A Pedra do Reino pt_BR
dc.subject Romance d'A Pedra do Reino pt_BR
dc.subject Medeia pt_BR
dc.subject Teatro brasileiro - Gota d'água pt_BR
dc.subject Eurípides - Medeia - apropriação em Gota d'água pt_BR
dc.subject Mulheres de atenas pt_BR
dc.subject Referências gregas - Brasil década de 1970 pt_BR
dc.subject Leon Batista Albertini pt_BR
dc.subject Ancient history pt_BR
dc.subject Medieval history pt_BR
dc.subject Rebirth pt_BR
dc.subject History of contemporary Brazil pt_BR
dc.subject Greco-Roman appropriations - Renaissance pt_BR
dc.subject Memory and forgetting pt_BR
dc.subject Machiavelli - speeches pt_BR
dc.subject Livy pt_BR
dc.subject Appropriations of Livy by Machiavelli pt_BR
dc.subject Saint Augustine - appropriations pt_BR
dc.subject Thucydides of Athens pt_BR
dc.subject Procopius of Caesarea pt_BR
dc.subject Ariano Suassuna - Romance from A Pedra do Reino pt_BR
dc.subject Romance of A Pedra do Reino pt_BR
dc.subject Medea pt_BR
dc.subject Brazilian Theater - Gota d'água pt_BR
dc.subject Eurípides - Medea - appropriation in Gota d'água pt_BR
dc.subject Athens women pt_BR
dc.subject Greek references - Brazil in the 1970s pt_BR
dc.subject Leon Batista Albertini pt_BR
dc.subject Historia antigua pt_BR
dc.subject Renacimiento pt_BR
dc.subject Historia del Brasil contemporáneo pt_BR
dc.subject Apropiaciones grecorromanas - Renacimiento pt_BR
dc.subject Memoria y olvido pt_BR
dc.subject Maquiavelo - discursos pt_BR
dc.subject Apropiaciones de Tito Livio por Maquiavelo pt_BR
dc.subject San Agustín - asignaciones pt_BR
dc.subject Teatro Brasileño - Gota d'água pt_BR
dc.subject Eurípides - Medea - apropiación en Gota d'água pt_BR
dc.subject Atenas mujeres pt_BR
dc.subject Referencias griegas - Brasil en la década de 1970 pt_BR
dc.subject Histoire ancienne pt_BR
dc.subject Histoire médiévale pt_BR
dc.subject Renaissance pt_BR
dc.subject Histoire du Brésil contemporain pt_BR
dc.subject Appropriations gréco-romaines - Renaissance pt_BR
dc.subject Mémoire et oubli pt_BR
dc.subject Machiavel - discours pt_BR
dc.subject Tite-Live pt_BR
dc.subject Appropriations de Tite-Live de Machiavel pt_BR
dc.subject Saint Augustin - crédits pt_BR
dc.subject Thucydide d'Athènes pt_BR
dc.subject Procope de Césarée pt_BR
dc.subject Médée pt_BR
dc.subject Théâtre brésilien - Gota d'água pt_BR
dc.subject Euripide - Médée - appropriation à Gota d'água pt_BR
dc.subject Femmes d'athènes pt_BR
dc.subject Références grecques - Brésil dans les années 1970 pt_BR
dc.subject Léon Batista Albertini pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AMORIM, Breno Gomes de Lima.
dc.creator MIRANDA, Karolliny Joally das Neves.
dc.creator SANTOS, Lauriceia Galdino dos.
dc.creator BAPTISTA, Lyvia Vasconcelos.
dc.creator LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.creator CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.creator ARAÚJO, Robson Victor da Silva.
dc.creator SILVA, Valtyana Kelly da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative History, memory and time: studies of ancient and medieval appropriations. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Marinalva Vilar de; CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa (organizadoras). História, memória e tempo: estudos de apropriações antigas e medievais. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-240-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30200 pt_BR


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