dc.description.resumo |
A competência de leitura em língua estrangeira, apesar
de ser um tema bastante explorado, é, a nosso ver, um assunto
inesgotável e extremamente profícuo para estudantes e professores
das mais diversas línguas. O desejo de conceber um material
que versasse sobre esse tema nasceu pela observância, em
sala de aula, de certas dificuldades que os aprendizes sentem no
desenvolvimento dessa competência básica do ensino/aprendizagem
de línguas estrangeiras. A partir disso, surgiu a ideia de
produzirmos um livro que oferecesse algumas ferramentas que
ajudassem professores e estudantes a compreenderem melhor a
natureza de tal competência, especialmente se considerada no
âmbito da sala de aula.
Sabemos que, embora o conceito de leitura tenha evoluído
bastante, os processos pelos quais se deve atingir essa habilidade
ainda parecem nebulosos, muito distintos sob a ótica
de diversas áreas do saber, e, por isso mesmo, se constitui
um profuso campo de investigação. Para alguns estudiosos, os
processos mais conhecidos e praticados pelos aprendizes são os
semasiológicos e os onomasiológicos. O livro Leitura em Língua
Estrangeira: abordagens teóricas e práticas é fruto das
contribuições de diversos especialistas do Brasil, como também
do Canadá e da Argélia, com diferentes perspectivas teóricas
sobre um mesmo tema. Tal diversidade de olhares tem o objetivo
de propiciar ao leitor, em um só volume, a) o contato
com questões que têm sido alvo de intenso debate e fomentado
grandes discussões no que concerne ao ensino-aprendizagem
de compreensão leitora em língua estrangeira; b) e o acesso à
multiplicidade de saberes sobre o tema em questão ressaltando
o conhecimento da leitura multimodal do aprendiz. Diferentes gêneros textuais são contemplados por diversas
propostas de trabalho ao longo deste livro. O leitor poderá,
assim, usufruir de uma visão panorâmica das leituras: em histórias
em quadrinhos, nos textos literários incluídos em manuais
de língua; em romance e adaptação fílmica; em imagens para o
desenvolvimento do vocabulário; na escrita; na poesia em sala
de aula; em abstracts e tradução automática; e em contos de fada
e seu desenvolvimento no mundo psíquico do leitor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura em língua estrangeira: abordagens teóricas e práticas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30203 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-07T18:22:12Z |
|
dc.date.available |
2023-06-07 |
|
dc.date.available |
2023-06-07T18:22:12Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês instrumental - literatura em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação literária multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de imagens |
pt_BR |
dc.subject |
Vocabulário de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizado de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
César Vallejo - leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Robinson Crusoé |
pt_BR |
dc.subject |
Google translate - aula de inglês instrumental |
pt_BR |
dc.subject |
Google tradutor |
pt_BR |
dc.subject |
Língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Comic book |
pt_BR |
dc.subject |
English instrumental - comic book literature |
pt_BR |
dc.subject |
Multimodal Literary Education |
pt_BR |
dc.subject |
Image reading |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language vocabulary |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language learning |
pt_BR |
dc.subject |
César Vallejo - literary reading |
pt_BR |
dc.subject |
Robinson Crusoe |
pt_BR |
dc.subject |
Google translate - instrumental english class |
pt_BR |
dc.subject |
Google translator |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
BD |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumental anglais - littérature de bande dessinée |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement littéraire multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Lecture d'images |
pt_BR |
dc.subject |
Vocabulaire langue étrangère |
pt_BR |
dc.subject |
Apprentissage des langues étrangères |
pt_BR |
dc.subject |
César Vallejo - lecture littéraire |
pt_BR |
dc.subject |
Robinson Crusoë |
pt_BR |
dc.subject |
Google translate - cours d'anglais instrumental |
pt_BR |
dc.subject |
Traducteur Google |
pt_BR |
dc.subject |
Une langue étrangère |
pt_BR |
dc.subject |
Libro cómico |
pt_BR |
dc.subject |
Inglés instrumental - literatura de historietas |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Literaria Multimodal |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura de imagen |
pt_BR |
dc.subject |
Vocabulario de lenguas extranjeras |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizaje de lenguas extranjeras |
pt_BR |
dc.subject |
César Vallejo - lectura literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Traductor de Google - clase de inglés instrumental |
pt_BR |
dc.subject |
Traductor de Google |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua extranjera |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Gleydstone Chaves dos. |
|
dc.creator |
BRANDÃO, Gilda Vilela. |
|
dc.creator |
MILREU, Isis. |
|
dc.creator |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.creator |
SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa. |
|
dc.creator |
LAMEIRAS, Maria Stela Torres Barros. |
|
dc.creator |
LACELLE:, Nathalie. |
|
dc.creator |
PADILLA, Orfa Noemi Gamboa. |
|
dc.creator |
BELKACEM, Ourida. |
|
dc.creator |
XYPAS, Rosiane. |
|
dc.creator |
AUBIN, Simone. |
|
dc.creator |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in a foreign language: theoretical and practical approaches. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
XYPAS, Rosiane; MONTEIRO, Vivian. Leitura em língua estrangeira: abordagens teóricas e práticas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2017. ISBN: 978-85-8001-191-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30203 |
pt_BR |