dc.description.resumo |
Este é um livro escrito por professoras e para professores e professoras de língua portuguesa e suas literaturas; resulta de nossas experiências com o ensino médio, ora na condição de regentes dessas turmas, ora na condição de estagiárias, depois como supervisoras de estágio e mais recentemente como pesquisadoras sobre ensino de língua e de literatura. Esse livro começou a ser escrito há alguns anos e precisou de um tempo para ser escrito enquanto maturávamos as experiências atando-as de modo a terem noção de conjunto, período em que ficou “de molho” e muitas vezes dele saiu para, por fim, chegar a esta versão. O conjunto resulta de nossas experiências localmente situadas em Campina Grande e seu entorno, por isso, escolhemos como tema gerador A violência Contra a Mulher, dado que fontes jornalísticas noticiam que esse tipo de violência em nosso estado cresceu 260% entre 2003 e 2013 (HORA DO VALE, 2016). Essa região do estado da Paraíba anota muitos e bárbaros crimes contra as mulheres, assim como o Brasil, que para combater esse tipo de violência criou a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com status de Ministério. Acreditamos que esse tema deve ser apresentado, discutido e problematizado na escola como tema transdisciplinar. Para isso, sugerimos que comece com a leitura literária, em seus vários gêneros, focalizando a mulher e também sendo escrito por elas, não numa vertente que demonize o homem, mas que traga à tona a questão do forte que é fraco, da minoria que é maioria, do valente não violento, etc. Essa leitura deve ser ampliada com a leitura de gêneros não literários sobre o tema, pelo seu valor investigativo, documental, memorialístico, etc. E deve prosseguir com o estudo das escolhas linguísticas dos textos lidos; sendo impossível estudar todas elas, sugerimos pelo menos que uma, a mais recorrente ou a mais singular, seja estudada. Dizendo isto, estamos pensando num currículo que se articule em função de um tema, aprofunde o estudo de um gênero e de aspectos específicos da literatura e da língua nesse gênero. Não faz parte da proposta ora apresentada o improviso nem a assistematicidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Literatura. |
pt_BR |
dc.title |
Língua e literatura no ensino médio: propostas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30208 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-07T20:11:17Z |
|
dc.date.available |
2023-06-07 |
|
dc.date.available |
2023-06-07T20:11:17Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio - língua e literatura |
pt_BR |
dc.subject |
Língua e literatura - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores literários |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Brazilian literature |
pt_BR |
dc.subject |
Secondary education - language and literature |
pt_BR |
dc.subject |
Language and Literature - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Training of literary readers |
pt_BR |
dc.subject |
Textual production - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Denise Lino de. |
|
dc.creator |
FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. |
|
dc.creator |
CARVALHO, Aluska Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Language and literature in high school: proposals. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Denise Lino de; FERREIRA, Elisa Cristina Amorim; CARVALHO, Aluska Silva. Língua e literatura no ensino médio: propostas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-267-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30208 |
pt_BR |