dc.creator.ID |
CURSINO, G. G. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2648373646842937 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Gilmar Trindade de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, G. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6960917117472093 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
BRITO, Romildo Pereira. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
BRITO, R. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5826366544754584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRITO, André Luiz Fiquene de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BRITO, A. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
ROCHA, Ana Paula T. |
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dc.contributor.referee2ID |
ROCHA, A. P. T. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A maior parcela do chumbo atualmente consumido no mundo destina-se à
fabricação de baterias ou acumuladores chumbo-ácido para diferentes fins. Quando essas
baterias chegam ao final de sua vida útil devem ser coletadas e enviadas para unidades de
recuperação e reciclagem. Não há um substituto economicamente interessante para o
chumbo das baterias automotivas chumbo-ácido. Estima-se que das 5,5 milhões de
toneladas do metal produzido anualmente no mundo, cerca de 50 % são devidas ã produção
secundária, ou seja, devidas à reciclagem propriamente dita. (CEMPRE)
Normalmente, no processo de reciclagem é utilizado carbono sólido (coque de
petróleo) como redutor carbotérmico. O carbono tem a função de reduzir o chumbo
presente na forma de sulfatos e óxidos a chumbo metálico.
Logo, se avaliou a viabilidade da substituição parcial do coque (combustível
derivado de petróleo) por finos de carvão, que é co-produto das caldeiras da refinaria da
Alumar (Alumínio do Maranhão). A refinaria faz pane do consórcio de alumínio do
Maranhão, um dos maiores complexos de produção de alumínio (Redução) e alumina
(Refinaria) do mundo.
Testes em laboratório, onde foram analisados em duplicata, os teores de carbono
fico, enxofre e poder calorífico foram realizados com o intuito de determinar a melhor
proporção do "blend"1, finos de carvão do 3 pontos diferentes de coleta da caldeira e coque
de petróleo, e os melhores resultados foram o da proporção 75% coque de petróleo x 25%
Finos de carvão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia química |
|
dc.title |
Avaliação do uso de coproduto (finos de carvão) na obtenção do chumbo através de sucatas de baterias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-04 |
|
dc.description.abstract |
Most part of lead consumed in the world nowadays is for the manufacturing of
batteries or acid-lead accumulators used for different purposes. When the shelf life of those
batteries expires, they must be discarded in recovery or recycling units. There is no
substitute for lead being used in acid-lead batteries that could be interesting from the
economic perspective. Today, 50% of the 5.5 million tons of metal yearly produced in the
world is estimated to result from secondary production, i.e., they derive from the recycling
process itself. (CEMPRE)
Usually, solid carbon (petroleum coke) is used in the recycling process as a
carbothermal redactor. Carbon serves to reduce lead in the form of sulphate arid oxide into
metalic lead.
Soon, ideas emerged as to the feasibility to partially substitute coke (a petroleum
byproduct) for coal fines, a co-product from the boilers at Alumar refinery, which is a
member of the aluminum consortium in the state of Maranhao, one of the largest aluminum
(Smelting) and alumina (Refinery) production complexes in the world.
Laboratory tests were conducted aiming at determining the best blend ratio and the
best results were 75% petroleum coke x 25% coal fines. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3020 |
|
dc.date.accessioned |
2019-03-04T10:40:09Z |
|
dc.date.available |
2019-03-04 |
|
dc.date.available |
2019-03-04T10:40:09Z |
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dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Chumbo |
|
dc.subject |
Plomo |
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dc.subject |
Lead |
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dc.subject |
Fino de Carvão |
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dc.subject |
Fine Coal |
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dc.subject |
Carbón Fino |
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dc.subject |
Poluição |
|
dc.subject |
Contaminación |
|
dc.subject |
Pollution |
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dc.subject |
Baterias |
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dc.subject |
Batteries |
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dc.subject |
Las Pilas |
|
dc.subject |
Alumina |
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dc.subject |
Alúmina |
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dc.subject |
Processo Bayer |
|
dc.subject |
Bayer Process |
|
dc.subject |
Proceso de Bayer |
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dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CURSINO, Gustavo Gomes Sampaio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the use of co-product (coal fines) in obtaining lead through battery scraps. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CURSINO, Gustavo Gomes Sampaio. Avaliação do uso de coproduto (finos de carvão) na obtenção do chumbo através de sucatas de baterias. 2007. 73f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/3020 |
pt_BR |