dc.creator.ID |
ALMEIDA, B. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2564408834351904 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FLORENCIO, J. H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
OLIVEIRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. |
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dc.contributor.referee2ID |
NÓBREGA, M. M. S. S. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639/03 prevê a inserção de conteúdos
de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares de todo o país. Com
vistas à aplicação dessa matriz curricular na disciplina de língua portuguesa, ressaltamos a
presença de contribuições provenientes do contato entre as línguas africanas e o português
europeu, na época que compreende o período escravagista do Brasil. Esse legado linguístico,
por sua vez, inscreve-se em todos os níveis do nosso idioma, em suas dimensões sintática,
morfológica, lexical ou fonético-fonológica (CASTRO, 2022). Buscamos, por conseguinte,
compreender de que forma essa gama de conhecimentos afrolinguísticos está sendo abordada
em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, efetuamos a
catalogação das ocorrências, categorizando-as segundo os seus objetos de conhecimento e
considerando, ainda, o seu alinhamento no que diz respeito às dimensões histórico-cultural e
linguística do português. Por fim, verificamos também se a abordagem destinada a esses
saberes observava os princípios da Educação Linguística Crítica. Os dados que compõem o
corpus foram extraídos de duas das sete obras aprovadas pelo PNLD 2021, objeto 2 ー obra
específica de língua portuguesa, a saber: Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação
social (BARROS et al., 2020) e Linguagens em interação: língua portuguesa (CHINAGLIA,
2020). Com relação à análise dos conteúdos, pautamo-nos nas produções acadêmicas de
Bagno e Rangel (2012), no que diz respeito à definição do que é Educação Linguística, as
tarefas inerentes à sua execução e o seu papel na construção de um ensino de língua situado,
crítico e emancipatório, de Petter (2021; 2005) e Bonvini (2008), referentes à compreensão da
sócio-história da língua portuguesa, e de Castro (2001; 2017; 2022), Mendonça (2012),
Avelar e Galves (2013; 2014), Aragão (2010) e Mingas (2000), no que tange ao levantamento
das contribuições que integram o conjunto de saberes afrolinguísticos do português. Diante
dos resultados obtidos, identificamos a presença de onze ocorrências, relativas aos objetos de
conhecimento português como língua oficial de países africanos, produção cultural afrobrasileira,
aportes linguísticos no Português Brasileiro e variedades africanas do português.
Constatamos, ainda, que estes conhecimentos estão situados, via de regra, em capítulos
norteados pelas temáticas do multiculturalismo e da diversidade étnica, espaços destinados
não só ao legado linguístico da população negra, como também dos demais grupos
minoritários do país. Finalmente, identificamos que parte das ocorrências, em maior ou menor
grau, fazia alusão aos fundamentos da Educação Linguística. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-14 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-07T21:34:55Z |
|
dc.date.available |
2023-06-07 |
|
dc.date.available |
2023-06-07T21:34:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação linguística crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes ancestrais |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos afrolinguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Afrolinguística |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Africanias - aulas de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Presença africana - sócio-histórica do português brasileiro |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos históricos-culturais |
pt_BR |
dc.subject |
Critical language education |
pt_BR |
dc.subject |
Ancestral knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Afrolinguistic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Afrolinguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Africanias - Portuguese language classes |
pt_BR |
dc.subject |
African presence - socio-historical of Brazilian Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Historical-cultural knowledge |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Beatriz Farias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Linguistic education and ancestral knowledge: afrolinguistic knowledge in Portuguese language textbooks in high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Beatriz Farias. Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 89f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213 |
pt_BR |