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Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio.

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dc.creator.ID ALMEIDA, B. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2564408834351904 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1ID FLORENCIO, J. H. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee1ID OLIVEIRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2ID NÓBREGA, M. M. S. S. pt_BR
dc.description.resumo Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a Lei nº 10.639/03 prevê a inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares de todo o país. Com vistas à aplicação dessa matriz curricular na disciplina de língua portuguesa, ressaltamos a presença de contribuições provenientes do contato entre as línguas africanas e o português europeu, na época que compreende o período escravagista do Brasil. Esse legado linguístico, por sua vez, inscreve-se em todos os níveis do nosso idioma, em suas dimensões sintática, morfológica, lexical ou fonético-fonológica (CASTRO, 2022). Buscamos, por conseguinte, compreender de que forma essa gama de conhecimentos afrolinguísticos está sendo abordada em livros didáticos de língua portuguesa do Ensino Médio. Para tanto, efetuamos a catalogação das ocorrências, categorizando-as segundo os seus objetos de conhecimento e considerando, ainda, o seu alinhamento no que diz respeito às dimensões histórico-cultural e linguística do português. Por fim, verificamos também se a abordagem destinada a esses saberes observava os princípios da Educação Linguística Crítica. Os dados que compõem o corpus foram extraídos de duas das sete obras aprovadas pelo PNLD 2021, objeto 2 ー obra específica de língua portuguesa, a saber: Estações Língua Portuguesa: rotas de atuação social (BARROS et al., 2020) e Linguagens em interação: língua portuguesa (CHINAGLIA, 2020). Com relação à análise dos conteúdos, pautamo-nos nas produções acadêmicas de Bagno e Rangel (2012), no que diz respeito à definição do que é Educação Linguística, as tarefas inerentes à sua execução e o seu papel na construção de um ensino de língua situado, crítico e emancipatório, de Petter (2021; 2005) e Bonvini (2008), referentes à compreensão da sócio-história da língua portuguesa, e de Castro (2001; 2017; 2022), Mendonça (2012), Avelar e Galves (2013; 2014), Aragão (2010) e Mingas (2000), no que tange ao levantamento das contribuições que integram o conjunto de saberes afrolinguísticos do português. Diante dos resultados obtidos, identificamos a presença de onze ocorrências, relativas aos objetos de conhecimento português como língua oficial de países africanos, produção cultural afrobrasileira, aportes linguísticos no Português Brasileiro e variedades africanas do português. Constatamos, ainda, que estes conhecimentos estão situados, via de regra, em capítulos norteados pelas temáticas do multiculturalismo e da diversidade étnica, espaços destinados não só ao legado linguístico da população negra, como também dos demais grupos minoritários do país. Finalmente, identificamos que parte das ocorrências, em maior ou menor grau, fazia alusão aos fundamentos da Educação Linguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística. pt_BR
dc.title Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-14
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213
dc.date.accessioned 2023-06-07T21:34:55Z
dc.date.available 2023-06-07
dc.date.available 2023-06-07T21:34:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação linguística crítica pt_BR
dc.subject Saberes ancestrais pt_BR
dc.subject Conhecimentos afrolinguísticos pt_BR
dc.subject Afrolinguística pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Africanias - aulas de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Presença africana - sócio-histórica do português brasileiro pt_BR
dc.subject Conhecimentos históricos-culturais pt_BR
dc.subject Critical language education pt_BR
dc.subject Ancestral knowledge pt_BR
dc.subject Afrolinguistic knowledge pt_BR
dc.subject Afrolinguistics pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Linguistic analysis pt_BR
dc.subject Africanias - Portuguese language classes pt_BR
dc.subject African presence - socio-historical of Brazilian Portuguese pt_BR
dc.subject Historical-cultural knowledge pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Beatriz Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Linguistic education and ancestral knowledge: afrolinguistic knowledge in Portuguese language textbooks in high school. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Beatriz Farias. Educação linguística e saberes ancestrais: os conhecimentos afrolinguísticos no livro didático de língua portuguesa no Ensino Médio. 89f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30213 pt_BR


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