dc.description.resumo |
A formação continuada de professores tem sido, cada vez
mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar
os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso
país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação
e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em
parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas
como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa
Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação
Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura,
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa
Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do
Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura,
cursos de Libras, especialização em Docência na Educação
Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente
sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais
Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos
conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas
práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma
diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação
comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das
escolas públicas deste país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação.
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-12T12:52:44Z |
|
dc.date.available |
2023-06-12 |
|
dc.date.available |
2023-06-12T12:52:44Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação da leitura - sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Mediadores de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de mediadores de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil - mediadores de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa ficcional - mediadores de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Relato de experiência - formação continuada de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio - políticas |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Language practices |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literary literacy |
pt_BR |
dc.subject |
National Pact for Strengthening Secondary Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading mediation - classroom |
pt_BR |
dc.subject |
Reading mediators |
pt_BR |
dc.subject |
Reading mediators course |
pt_BR |
dc.subject |
Children's Literature - Reading Mediators |
pt_BR |
dc.subject |
Fictional narrative - reading mediators |
pt_BR |
dc.subject |
Experience report - continuing education of teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Innovative High School Program - teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
High School - policies |
pt_BR |
dc.subject |
Formación continua del profesorado |
pt_BR |
dc.subject |
Practicas de lenguaje |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Mediación lectora - aula |
pt_BR |
dc.subject |
Mediadores de lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de mediadores de lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Infantil - Mediadores de Lectura |
pt_BR |
dc.subject |
Narrativa ficcional - lectura de mediadores |
pt_BR |
dc.subject |
Informe de experiencia - formación continua de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela secundaria - políticas |
pt_BR |
dc.subject |
Formation continue des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Pratiques linguistiques |
pt_BR |
dc.subject |
En lisant |
pt_BR |
dc.subject |
Culture littéraire |
pt_BR |
dc.subject |
Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Médiation de la lecture - salle de classe |
pt_BR |
dc.subject |
Médiateurs de lecture |
pt_BR |
dc.subject |
Cours de médiateurs de lecture |
pt_BR |
dc.subject |
Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture |
pt_BR |
dc.subject |
Récit de fiction - médiateurs de lecture |
pt_BR |
dc.subject |
Rapport d'expérience - formation continue des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Programme de lycée innovant - formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Lycée - politiques |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Maria de Fátima. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. |
|
dc.creator |
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. |
|
dc.creator |
VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de. |
|
dc.creator |
SILVA, Viviane Sulpino da. |
|
dc.creator |
GOMES, Danielle. |
|
dc.creator |
FERREIRA, Andrea Brito. |
|
dc.creator |
GALDINO, Claudia Janaina. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 |
pt_BR |