DSpace/Manakin Repository

Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A formação continuada de professores tem sido, cada vez mais, foco dos programas de governo com o intuito de qualificar os professores e melhorar a qualidade da educação básica em nosso país. Percebemos isso pelo grande número de cursos de capacitação e aperfeiçoamento ofertados pelo Ministério da Educação em parceria com as Instituições de Ensino Superior, a exemplo de programas como: Programa Nacional de Educação (PNE), Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (RENAFOR), Programa Mais Leitura, Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM); e de cursos como: Mediadores de Leitura, cursos de Libras, especialização em Docência na Educação Infantil, entre outros. Neste livro, traremos discussões relevantes especiicamente sobre o curso Mediadores de Leitura (vinculado ao Programa Mais Leitura) e os programas PNAIC, ProEMI e PNFEM. Para darmos conta da relexão sobre tais iniciativas e suas implicações nas práticas de letramento dos aprendizes, o livro lança mão de uma diversidade de olhares de proissionais da Linguística e da Educação comprometidos com o ensino e a aprendizagem no âmbito das escolas públicas deste país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. Linguística. pt_BR
dc.title Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216
dc.date.accessioned 2023-06-12T12:52:44Z
dc.date.available 2023-06-12
dc.date.available 2023-06-12T12:52:44Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Práticas de linguagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Mediação da leitura - sala de aula pt_BR
dc.subject Mediadores de leitura pt_BR
dc.subject Curso de mediadores de leitura pt_BR
dc.subject Literatura infantil - mediadores de leitura pt_BR
dc.subject Narrativa ficcional - mediadores de leitura pt_BR
dc.subject Relato de experiência - formação continuada de professores pt_BR
dc.subject Programa Ensino Médio Inovador - formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino Médio - políticas pt_BR
dc.subject Continuing teacher training pt_BR
dc.subject Language practices pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject National Pact for Strengthening Secondary Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Reading mediation - classroom pt_BR
dc.subject Reading mediators pt_BR
dc.subject Reading mediators course pt_BR
dc.subject Children's Literature - Reading Mediators pt_BR
dc.subject Fictional narrative - reading mediators pt_BR
dc.subject Experience report - continuing education of teachers pt_BR
dc.subject Innovative High School Program - teacher training pt_BR
dc.subject High School - policies pt_BR
dc.subject Formación continua del profesorado pt_BR
dc.subject Practicas de lenguaje pt_BR
dc.subject Lectura pt_BR
dc.subject Alfabetización literaria pt_BR
dc.subject Pacto Nacional para el Fortalecimiento de la Educación Media pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Mediación lectora - aula pt_BR
dc.subject Mediadores de lectura pt_BR
dc.subject Curso de mediadores de lectura pt_BR
dc.subject Literatura Infantil - Mediadores de Lectura pt_BR
dc.subject Narrativa ficcional - lectura de mediadores pt_BR
dc.subject Informe de experiencia - formación continua de profesores pt_BR
dc.subject Programa Escuela Secundaria Innovadora - formación de profesores pt_BR
dc.subject Escuela secundaria - políticas pt_BR
dc.subject Formation continue des enseignants pt_BR
dc.subject Pratiques linguistiques pt_BR
dc.subject En lisant pt_BR
dc.subject Culture littéraire pt_BR
dc.subject Pacte national pour le renforcement de l'enseignement secondaire pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Médiation de la lecture - salle de classe pt_BR
dc.subject Médiateurs de lecture pt_BR
dc.subject Cours de médiateurs de lecture pt_BR
dc.subject Littérature jeunesse - Médiateurs de lecture pt_BR
dc.subject Récit de fiction - médiateurs de lecture pt_BR
dc.subject Rapport d'expérience - formation continue des enseignants pt_BR
dc.subject Programme de lycée innovant - formation des enseignants pt_BR
dc.subject Lycée - politiques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Maria de Fátima.
dc.creator OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de.
dc.creator VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
dc.creator VASCONCELOS, Fabíola Cordeiro de.
dc.creator SILVA, Viviane Sulpino da.
dc.creator GOMES, Danielle.
dc.creator FERREIRA, Andrea Brito.
dc.creator GALDINO, Claudia Janaina.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National programs of continuing education for teachers: re-signifying language practices. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Maria de Fátima; OLIVEIRA, Patrícia Fabiana Nascimento de. Programas nacionais de formação continuada de professores: ressignificando práticas de linguagem. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2019. ISBN: 978-85-8001-254-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30216 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta