dc.description.resumo |
A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”,
significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse
sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na
existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse
verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta,
explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma
teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados
historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis
no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente,
através do processo de ensino-aprendizado.
Com base nessas premissas, como o professor pode tornar
o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo
e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode
interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor
de sua formação? Para responder também a esses questionamentos,
é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir
com sua formação e vivência referente a métodos de ensino
e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados
e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir,
entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como
aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este
livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo
de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino
↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal,
profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação
de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer-
lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem
fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências
didáticas no ensino de Zoobiologia.
O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito
de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável
aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em
tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas
utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos
didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo
de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências.
Esta publicação oportuniza que professores, estagiários
em docência e outros profissionais dedicados à área de educação
compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas
didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor,
reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender.
Essa é a finalidade deste livro.
Preparado(a)? Vamos conhecê-lo?
Tenha uma excelente e satisfatória leitura! |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas. |
pt_BR |
dc.title |
Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-12T16:55:41Z |
|
dc.date.available |
2023-06-12 |
|
dc.date.available |
2023-06-12T16:55:41Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de zoobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Zoobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Minhocas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade - ensino de Zoobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Aulas práticas - Zoobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching zoobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Zoobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Worms |
pt_BR |
dc.subject |
Biology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicity - teaching of Zoobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Practical classes - Zoobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic experiences - teaching of Zoobiology |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la zoobiologie |
pt_BR |
dc.subject |
Zoobiologie |
pt_BR |
dc.subject |
Vers |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de la biologie |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicité - enseignement de la zoobiologie |
pt_BR |
dc.subject |
Cours pratiques - Zoobiologie |
pt_BR |
dc.subject |
Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de zoobiología |
pt_BR |
dc.subject |
Zoobiología |
pt_BR |
dc.subject |
Gusanos |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de biología |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología |
pt_BR |
dc.subject |
Clases prácticas - Zoobiología |
pt_BR |
dc.subject |
Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alisson da Costa. |
|
dc.creator |
BELMINO, José Franscidavid Barbosa. |
|
dc.creator |
MEDEIROS, Maria Franco Trindade. |
|
dc.creator |
APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira. |
|
dc.creator |
SANTOS, Michelle Gomes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Didactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224 |
pt_BR |