DSpace/Manakin Repository

Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo A palavra ensinar, com origem no latim “in” + “signare”, significa pôr marcas ou sinais, designar e mostrar coisas. Nesse sentido, o professor, na ação de ensinar, gera marcas indeléveis na existência do discente. É isso! O ensino, gera de fato, o que esse verbo diz em sua raiz etimológica. Ao ensinar, o docente apresenta, explica, traduz e demonstra com nitidez (mostra coisas), de forma teórica e prática, os conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade, imprimindo marcas indeléveis no estudante de modo prático, agradável, interessante, sólido e eficiente, através do processo de ensino-aprendizado. Com base nessas premissas, como o professor pode tornar o ensino mais atraente, dinâmico, prático e marcante no cognitivo e na vida do estudante? Em contrapartida, como o estudante pode interagir com as vivências em sala de aula, tornando-se coautor de sua formação? Para responder também a esses questionamentos, é que este livro foi pensado e idealizado, no intento de contribuir com sua formação e vivência referente a métodos de ensino e aprendizagem para Zoobiologia. Nele você encontrará dados e informações, elementos e subsídios que lhe permitirá refletir, entender e fazer uso em sua prática docente e/ou vivência como aprendiz, valendo-se das ideias aqui apresentadas. Além disso, este livro vai ajudá-lo(a), incentivá-lo(a) e despertar em você o desejo de aprimorar a prática e a vivência durante o processo de ensino ↔ aprendizagem, além de contribuir para sua formação pessoal, profissional, intelectual, cidadã e humana. Os autores desta obra, dedicados ao estudo e à implementação de metodologias práticas de ensino e com o interesse de oferecer- lhe um conteúdo útil e proveitoso, através de uma linguagem fácil e agradável de ler e compreender, escrevem sobre vivências didáticas no ensino de Zoobiologia. O texto desta obra está recheado de figuras com o propósito de torná-lo facilmente compreensível, atraente, interessante e agradável aos olhos do leitor. Ao ler este volume, você irá se deleitar em tópicos que tratam das experiências didáticas prático-metodológicas utilizadas no ensino de Zoobiologia, instrumentalizado por modelos didático-educativos, atividades práticas e lúdicas – a exemplo de biogincanas – e exposições em feiras e mostras de Ciências. Esta publicação oportuniza que professores, estagiários em docência e outros profissionais dedicados à área de educação compreendam que as atividades práticas são excelentes ferramentas didático-pedagógicas que o(a) educador(a) dispõe para expor, reforçar e tornar um conteúdo mais agradável e fácil de aprender. Essa é a finalidade deste livro. Preparado(a)? Vamos conhecê-lo? Tenha uma excelente e satisfatória leitura! pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224
dc.date.accessioned 2023-06-12T16:55:41Z
dc.date.available 2023-06-12
dc.date.available 2023-06-12T16:55:41Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Ensino de zoobiologia pt_BR
dc.subject Zoobiologia pt_BR
dc.subject Minhocas pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Ludicidade - ensino de Zoobiologia pt_BR
dc.subject Aulas práticas - Zoobiologia pt_BR
dc.subject Vivências didáticas - ensino de Zoobiologia pt_BR
dc.subject Teaching zoobiology pt_BR
dc.subject Zoobiology pt_BR
dc.subject Worms pt_BR
dc.subject Biology Teaching pt_BR
dc.subject Ludicity - teaching of Zoobiology pt_BR
dc.subject Practical classes - Zoobiology pt_BR
dc.subject Didactic experiences - teaching of Zoobiology pt_BR
dc.subject Enseignement de la zoobiologie pt_BR
dc.subject Zoobiologie pt_BR
dc.subject Vers pt_BR
dc.subject Enseignement de la biologie pt_BR
dc.subject Ludicité - enseignement de la zoobiologie pt_BR
dc.subject Cours pratiques - Zoobiologie pt_BR
dc.subject Expériences didactiques - enseignement de la zoobiologie pt_BR
dc.subject Enseñanza de zoobiología pt_BR
dc.subject Zoobiología pt_BR
dc.subject Gusanos pt_BR
dc.subject Enseñanza de biología pt_BR
dc.subject Ludicidad - enseñanza de la Zoobiología pt_BR
dc.subject Clases prácticas - Zoobiología pt_BR
dc.subject Experiencias didácticas - enseñanza de la Zoobiología pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Alisson da Costa.
dc.creator BELMINO, José Franscidavid Barbosa.
dc.creator MEDEIROS, Maria Franco Trindade.
dc.creator APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.creator SANTOS, Michelle Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Didactic experiences in the teaching of Zoobiology: practical classes and playfulness in the promotion of knowledge of the Phylum Annelida. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Alisson da Costa; BELMINO, José Francisdavid Barbosa; MEDEIROS, Maria Franco Trindade; APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira; SANTOS, Michelle Gomes (organizadores). Vivências didáticas no ensino de Zoobiologia: aulas práticas e ludicidade na promoção do saber do Filo Annelida. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-230-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30224 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta