dc.description.resumo |
Este livro fornece respostas às seguintes questões: Que representações são reveladas sobre a escrita por graduandos em Letras? E que vozes são evidenciadas nos discursos de graduandos em Letras sobre representações de escrita? - fazendo parte do objetivo maior deste manual investigar as representações de graduandos em Letras sobre a escrita e, especificamente, desvelar as representações identificadas, assim como analisar as vozes apresentadas em discursos desses graduandos sobre as representações de escrita. A leitura deste material possibilita direcionar a atenção para aquele que se utiliza da escrita para se inserir nas diversas práticas comunicativas referentes à graduação em Letras. Pode-se dizer que, uma vez inserido no ambiente acadêmico, o estudante (re)constrói a sua forma de compreender a escrita, isso porque acreditamos que a subjetividade do sujeito, aquilo que traz consigo desde o início da sua formação escolar, juntamente com o ambiente social, caracterizado pelo curso de formação inicial, em que está inserido, atuam como elementos preponderantes para a forma de compreender o mundo para as representações construídas. Os leitores poderão perceber que essa discussão contribuirá para um melhor entendimento da correlação ensino-aprendizagem das práticas de escrita no ensino superior, mais especificamente nas licenciaturas; para a base curricular dos cursos de Letras; para os estudos sobre a escrita acadêmica a partir do olhar dos sujeitos sobre o objeto investigado; mas também para dar respostas às dificuldades de escrita, a partir de reflexões no âmbito das práticas discursivas a que se destina. Com isso, a fim de dar respostas originais às questões de pesquisa e atingir os objetivos delineados, este livro se encontra organizado considerando o seguinte plano estrutural: a presente introdução, capítulos de natureza teórico-metodológico-analítica e considerações finais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-12T17:52:03Z |
|
dc.date.available |
2023-06-12 |
|
dc.date.available |
2023-06-12T17:52:03Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscurso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudante de Letras - escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica orientada |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica normatizada |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita acadêmica fundamentada |
pt_BR |
dc.subject |
Representação de escrita acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Representação social - estudos linguísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de Letras |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscourse |
pt_BR |
dc.subject |
Language student - writing |
pt_BR |
dc.subject |
University writing |
pt_BR |
dc.subject |
Oriented academic writing |
pt_BR |
dc.subject |
Standardized academic writing |
pt_BR |
dc.subject |
Grounded academic writing |
pt_BR |
dc.subject |
Academic writing representation |
pt_BR |
dc.subject |
Social representation - linguistic studies |
pt_BR |
dc.subject |
Language |
pt_BR |
dc.subject |
Literature Courses |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistique Appliquée |
pt_BR |
dc.subject |
Interactionnisme |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscours |
pt_BR |
dc.subject |
Étudiante en langue - écriture |
pt_BR |
dc.subject |
Écriture universitaire |
pt_BR |
dc.subject |
Écriture académique orientée |
pt_BR |
dc.subject |
Écriture académique standardisée |
pt_BR |
dc.subject |
Rédaction académique ancrée |
pt_BR |
dc.subject |
Représentation de l'écriture académique |
pt_BR |
dc.subject |
Représentation sociale - études linguistiques |
pt_BR |
dc.subject |
Langue |
pt_BR |
dc.subject |
Cours de littérature |
pt_BR |
dc.subject |
La lingüística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Interaccionismo |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscurso |
pt_BR |
dc.subject |
Estudiante de idiomas - escritura |
pt_BR |
dc.subject |
Escritura universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Escritura académica orientada |
pt_BR |
dc.subject |
Escritura académica estandarizada |
pt_BR |
dc.subject |
Escritura académica fundamentada |
pt_BR |
dc.subject |
Representación de escritura académica |
pt_BR |
dc.subject |
Representación social - estudios lingüísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Idioma |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de Literatura |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Voices and social representations about writing in Letters: the undergraduate student on the scene. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Hermano Aroldo Gois. Vozes e representações sociais sobre a escrita em Letras: o estudante de graduação em cena. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2018. ISBN: 978-85-8001-242-2. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30227 |
pt_BR |