dc.creator.ID |
LIMA, R. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2815620023798210 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO , Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
Atlas, como são chamados o conjunto de mapas, cartas e figuras, tem ganhando cada vez mais
espaço como importante método de apoio à prática de ensino e aprendizagem, permitindo que
a Geografia se torne uma disciplina ainda mais relevante, especialmente para alunos da
educação básica, auxiliando no processo de construção dos conhecimentos e primando bem
mais do que apenas a memorização de conteúdos. O Atlas Geográfico Escolar de Mato Grosso
– Paraíba surge com o objetivo de fornecer aporte teórico-metodológico indispensável ao estudo
e análise ambiental, histórica, sociopolíticas e demográficas do município, auxiliando a prática
docente e contribuindo para a leitura de mapas por educandos do ensino básico. A metodologia,
pautada em uma abordagem qualitativa e descritiva, contempla a história da formação do
município, a localização geográfica, a divisão político-administrativa, os aspectos naturais,
demográficos e econômicos. O Atlas reúne fotografias, gráficos, tabelas e informações diversas
produzidas a partir do levantamento bibliográfico, tabulação, categorização e análise qualitativa
de dados oficiais e históricos do IBGE, IPEA, Prefeitura e Câmara municipais; além de mapas
temáticos desenvolvidos a partir de técnicas de geoprocessamento com o uso do Sistema de
Informações Geográficas (SIG) denominado Quantum Gis, software para computador que
permite o tratamento de base de dados e arquivos georreferenciados. Há também textos de
noções básicas sobre as principais características do planeta Terra que possibilitam o ingresso
do aluno no processo de ensino cartográfico na educação básica municipal. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Atlas geográfico escolar de Mato Grosso - Paraíba. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-05-30 |
|
dc.description.abstract |
Atlases, as the set of maps, charts and figures are called, has been gaining more and more space
as an important method of supporting the practice of teaching and learning, allowing Geography
to become an even more relevant subject, especially for basic education students, assisting in
the process of building knowledge and emphasizing much more than just memorizing content.
The School Geographical Atlas of Mato Grosso – Paraiba appears with the objective of
providing an indispensable theoretical-methodological contribution to the study and
environmental, historical, socio-political and demographic analysis of the municipality, helping
teaching practice and contributing to the reading of maps by primary school students. The
methodology, based on a qualitative and descriptive approach, contemplates the history of the
formation of the municipality, the geographic location, the political-administrative division, the
natural, demographic and economic aspects. The Atlas brings together photographs, graphs,
tables and various information produced from the bibliographic survey, tabulation,
categorization and qualitative analysis of official and historical data from IBGE, IPEA, City
Hall and City Council; in addition to thematic maps developed from geoprocessing techniques
using the Geographic Information System (GIS) called Quantum Gis, computer software that
allows the treatment of databases and georeferenced files. There are also texts on basic notions
about the main characteristics of the planet Earth that allow the student to enter the cartographic
teaching process in municipal basic education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30240 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-13T11:23:54Z |
|
dc.date.available |
2023-06-13 |
|
dc.date.available |
2023-06-13T11:23:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Atlas geográfico - Mato Grosso - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura de mapas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino cartográfico |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia Regional - Mato Grosso - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Geographic atlas - Mato Grosso- Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Map reading |
pt_BR |
dc.subject |
Cartographic teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Regional Geography-Mato Grosso - Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Renê da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School geographical atlas of Mato Grosso - Paraíba. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Renê da Silva. Atlas geográfico escolar de Mato Grosso-Paraíba. 2023. 89f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
pt_BR |