dc.creator.ID |
MERCÊS, J. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4876317138549800 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FLORENCIO, José Herbertt Neves. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FLORENCIO, J. H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8595713317541324 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
GUIMARÃES, Lilian Noêmia Torres de Melo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
GUIMARÃES, L. N. T. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O processo de didatização de conteúdos da Língua Portuguesa é transpassado por
discussões de cunho teórico e metodológico. A proposta desta pesquisa parte inicialmente do
questionamento sobre o modo como os conteúdos lexicais são abordados a partir de diferentes
concepções. Assim, refletimos sobre a centralidade do léxico na Língua Portuguesa, cuja
dinamicidade e plasticidade permite-nos compreendê-lo a partir de uma visão sistêmica.
Metodologicamente desenvolvemos uma pesquisa descritiva de caráter documental
fundamentada nos pressupostos de Gil (2008) e Prodanov e Freitas (2013), tendo como corpus
sete posts do Instagram, produzidos por discentes do curso de Licenciatura em Língua
Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande, com foco na didatização de conteúdos
de semântica lexical. Nesse sentido nos ancoramos nas perspectivas teóricas da lexicologia,
análise linguística e metodologias ativas para compreender como as postagens do Instagram
funcionam como objetos digitais de aprendizagem e como os conteúdos da semântica lexical
foram didatizados nesses objetos a partir de uma experiência de ensino remoto. Diante desse
questionamento, postulamos como objetivo geral desta pesquisa compreender teóricometodologicamente
o processo de didatização dos conteúdos de semântica lexical em objetos
digitais de aprendizagem. A pesquisa está teoricamente ancorada nos pressupostos de Biderman
(2001), Polguère (2018), Silvestre e Villalva (2012) e Pinto et al. (2016), acerca da noção de
léxico, quanto ao aspecto conjuntista e categorizador das palavras e expressões do universo, de
Antunes (2012) e Neves (2020), quanto à noção de léxico enquanto um sistema aberto, maleável
e dinâmico, de Andrade e Guerra (2012), quanto à reflexão acerca do ensino do léxico na
atualidade, e de Dutra e Régis (2017) e Bezerra e Reinaldo (2020) acerca das concepções de
análise e reflexão linguísticas, à luz das teorias de aprendizagem ativas abordadas nas
contribuições da Fava (2018) e Bacich e Moran (2018). Os resultados apontam que a produção
de posts do Instagram e sua utilização enquanto objeto digital de aprendizagem para o ensino
de semântica lexical evidenciam o caráter dinâmico do léxico, que se materializa nas práticas
sociais do cotidiano dos falantes de uma língua, que, do ponto de vista pedagógico,
reconfiguram os espaços físicos em espaços virtuais de aprendizagem, possibilitando outras
formas de interação e reflexão sobre a língua. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Postando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-09-05 |
|
dc.description.abstract |
The process of teaching content in the Portuguese language is permeated by discussions
of a theoretical and methodological nature. The proposal of this research starts initially from
questioning the way in which lexical contents are approached from different conceptions. Thus,
we reflect on the centrality of the lexicon in the Portuguese language, whose dynamics and
plasticity allow us to understand them from a systemic point of view. Methodologically, we
developed a descriptive documentary research based on the assumptions of Gil (2008) and
Prodanov and Freitas (2013), who conceives as corpus of analysis seven Instagram posts,
produced by students of the Degree in Portuguese Language at the Federal University of
Campina Grande, focusing on teaching lexical semantics content. In this sense, we anchored
ourselves in the theoretical perspectives of lexicology, linguistic analysis and active
methodologies to understand how Instagram posts work as digital learning objects and how the
contents of lexical semantics were didactic in these objects from a remote teaching experience.
Faced with this questioning, we postulate as a general objective of this research to understand
methodologically the process of didacticization of lexical semantics contents in digital objects.
The research is theoretically anchored in the assumptions of Biderman (2001), Polguère (2018),
Silvestre and Villalva (2012) and Pinto et al. (2016), about the notion of lexicon, regarding the
conjunctist and categorizing aspect of the words and expressions of the universe, by Antunes
(2012) and Neves (2020), regarding the notion of lexicon as an open, malleable and dynamic
system, Andrade et al. Guerra (2012) regarding the reflection on the teaching of the lexicon
today, Dutra and Régis (2017) and Bezerra and Reinaldo (2020) about the concepts of linguistic
analysis and reflection, in the light of active learning theories addressed in the contributions of
Fava ( 2018) and Bacich and Moran (2018). The results show that the production of Instagram
posts and their use as a digital learning object for the teaching of lexical semantics evidence the
dynamic character of the lexicon that materializes in the social practices of the daily life of
speakers of a language, and that from the point of view pedagogical, they reconfigure physical
spaces into virtual learning spaces, enabling other forms of interaction and reflection on the
language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-15T22:15:22Z |
|
dc.date.available |
2023-06-15 |
|
dc.date.available |
2023-06-15T22:15:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica lexical |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Léxico |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de objetos digitais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Objetos digitais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de semântica lexical |
pt_BR |
dc.subject |
Língua portuguesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Lexical semantics |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Lexicon |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of digital learning objects |
pt_BR |
dc.subject |
Digital learning objects |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching of lexical semantics |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MERCÊS, Jeani Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Posting the meanings of the lexicon: analysis of digital learning objects for teaching lexical semantics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MERCÊS, Jeani Silva das. Postando os significados do léxico: análise de objetos digitais de aprendizagem para o ensino de semântica lexical. 2022. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30302 |
pt_BR |