DSpace/Manakin Repository

O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FELIX, F. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1379104964238029 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.description.resumo Este trabalho intitulado: o cinema como proposta metodológica para a compreensão do espa-ço geografico: uma análise do filme Xingu, buscou compreender as dinâmicas do espaço geográfico a partir do uso do cinema como estratégia didática para aula de Geografia, bem como discutir o conceito de espaço geográfico e a sua representação no cinema, além de ana-lisar o filme “Xingu” e suas múltiplas possibilidades de abordagens conceituais na ciência Geográfica e por fim associar os conteúdos didáticos de Geografia enquanto sugestão para o ensino. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliografica que utlizaram autores como: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), e outros que nos possibilitou o contato direto com asteses, artigos, monografias, livros sobre a temática abordada. Este trabalho propôs se a responder a seguinte indagação: como asso-ciar filmes a compressão do espaço geográfico partindo do conteúdo didático. O tempo desta pesquisa foi de 4 meses. A partir deste pressuposto analisou se o filme Xingu na pespectiva de ler o espaço geografico e suas diversas formas e maneiras, tais como: culturais, territori-ais, e conflituais e ainda assim buscou se a partir desses pressupostos associar o filme aos conteúdos didáticos. Notou se que houve um encontro entre o filme em questão e os conteú-dos da 7ª, 8º e 1º ano das séries escolares . Por fim, é sugerido atividades para colaborar com uma melhor aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract This work entitled: cinema as a methodological proposal for the understanding of geographic space: an analysis of the Xingu film, sought to understand the dynamics of geographic space from the use of cinema as a didactic strategy for Geography class, as well as discuss the con-cept of geographic space and its representation in the cinema, as well as ana lisar the film "Xingu" and its multiple possibilities of conceptual approaches in the Geographic science and in order to associate the didactic contents of Geography as a suggestion for the teaching. The methodology used was a bibliographical research that used authors such as: Milton Santos (1996), Lefebrev (2001), Pontuschka (2009), Passine (2009), Martins (2017), and others that enabled direct contact with ashes, articles , monographs, books on the subject addressed. This paper aims to answer the following question: how to associate films with the compression of geographic space starting from didactic content. The research time was 4 months. From this assumption the film Xingu was analyzed in the perspective of reading the geographic space and its diverse forms and ways, such as: cultural, territorial, and conflictual, and yet it was sought from these presuppositions to associate the film with the didactic contents. He noticed that there was no meeting between the film in question and the contents of the 7th, 8th and 1st year of the school series. Still, at the end suggested activities to collaborate with better student learnin pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30381
dc.date.accessioned 2023-06-26T12:58:51Z
dc.date.available 2023-06-26
dc.date.available 2023-06-26T12:58:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cinema - espaço geográfico pt_BR
dc.subject Filme Xingu - análise pt_BR
dc.subject Espaço geográfico - representação no cinema pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - di - dática pt_BR
dc.subject Cinema - proposta metodológica pt_BR
dc.subject Cinema - geographic space pt_BR
dc.subject Film Xingu - analysis pt_BR
dc.subject Geographical space - representation in cinema pt_BR
dc.subject Teaching of Geography - Didactics pt_BR
dc.subject Cinema - methodological proposal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FELIX, Fábio de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cinema as a methodological proposal for understanding geographic space: an analysis based on the film Xingu. pt_BR
dc.identifier.citation FELIX, Fábio de Oliveira. O cinema como proposta metodológica para compreensão do espaço geográfico: uma análise a partir do filme Xingu. 2019. 39f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta