DSpace/Manakin Repository

A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cicera Cecilia Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico tem como objetivo analisar a importância da música para o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de geografia, com ênfase na compreensão do espaço. A música é um elemento que está presente na vida dos indivíduos, e é uma forma de representação de diferentes espacialidades, assim a Geografia pode-se utilizar desse recurso para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fazendo a leitura da mesma para a compreensão das categorias e conteúdos pertinentes a esta disciplina. Além disso, esse recurso pode tornar as aulas mais dinâmicas e criativas, despertando o interesse do aluno e rompendo com o estereótipo de disciplina chata e cansativa, que vem sendo atribuída a Geografia escolar no decorrer da sua trajetória. Para atingir o objetivo aqui proposto, de início, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com autores que discutam a temática ou temas relacionadas à mesma. Depois, buscando elucidar a discussão que foi realizada, foi feita uma análise da letra da música “Cidadão”, composta por Lúcio Barbosa, buscando identificar e compreender a geograficidade presente nessa música enfatizando na sua representação sobre o espaço. Assim acredita-se que as discussões aqui realizadas venham a contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A musica como recurso didático e metodologico: uma abordagem do espaço. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This monograph aims to analyze the importance of music to the process of teaching and learning in geography lessons, with emphasis on understanding of space. Music is an element that is present in the lives of individuals, and is a form of representation of different spatiality, so geography may use this resource to assist in the teaching-learning process, by reading the same for understanding categories and content relevant to this discipline. Additionally, this feature can make the classes more dynamic and creative, awakening the interest of the student and breaking the stereotype of boring and tiring discipline, which has been attributed to school Geography in the course of his career. To achieve the goal proposed here, at first, a literature search was performed, with authors to discuss the issue or issues related to it. After trying to elucidate the discussion that was held, an analysis of the lyrics "Citizen" was made, consisting of Lucius Barbosa, seeking to identify and understand the present geographicity this song emphasizing in their representation on the space. Thus it is believed that the discussions here will contribute to the development of Geography teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30382
dc.date.accessioned 2023-06-26T13:21:45Z
dc.date.available 2023-06-26
dc.date.available 2023-06-26T13:21:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia e música pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia escolar pt_BR
dc.subject geography and music pt_BR
dc.subject geography teaching pt_BR
dc.subject school geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Geane Queiroga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as a didactic and methodological resource: an approach to space. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Geane Queiroga de. A música como recurso didático e metodológico: uma abordagem do espaço. 2015. 52f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta