DSpace/Manakin Repository

Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O projeto Protagonismo Juvenil em Periferias Ur-banas tem sido uma experiência de impactos acadêmicos e sociais, repercutindo em uma trajetória de vivências no despertar a sensibilidade, solidariedade, compromisso político e social, e postura cientifica diante de fatos, estu-dos e reflexões críticas propositivas, diante de situações de vulnerabilidade social, em específico com crianças e ado-lescentes, residentes em casas de acolhimento. Desde 2016, a partir das atividades extensionistas, de pesquisa e ensino, desenvolvidas pelo PROBEX e se ampliando em parceria com PROLICEN e o próprio PET/ Conexões de Saberes, avançamos na visibilidade da reali-dade educacional de sujeitos acolhidos institucionalmente e nosso olhar para área da Educação e o seu processo de escolarização, contribuindo para que setores institucionais no âmbito de secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Ministério Público da Paraíba e outros espaços da organização civil, dialogassem sobre o processo formativo educacional dos sujeitos em instituições de acolhimento. Este olhar foi mobilizado por docentes e discentes de diferentes áreas da graduação da UFPB, como: Pedago-gia, Psicopedagogia, História, Ciências Biológicas, Música, Letras, Nutrição, Enfermagem, Relações Internacionais, Direito, que a partir das ações de ensino, pesquisa e exten-são, construíram fundamentos teórico metodológicos no conhecer, refletir e propor intervenções significativas na relação universidade – sociedade – universidade, resul-tando na produção de conhecimento expressa nos 16 TCCs (2017-2022) defendidos e apresentados a partir das vivências e olhar investigativo nas Casas de Acolhimento, na organização de resumos, artigos e apresentação em eventos acadêmicos (local, regional e nacional) e nos qua-tro livros publicados: Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da exten-são universitária (VOL I, II, III)1 e “Dá licença que eu que-ro falar!”: experiências escolares de adolescentes em insti-tuições de acolhimento. Toda esta produção tem se tornado referencial para pensarmos a educação com sujeitos advindos de situações em vulnerabilidade social, na perspectiva da Educação Popular Freiriana e Educação em Direitos Humanos, mo-bilizando a reflexão sobre a importância da atuação de profissionais da área pedagógica, a garantia de recursos e espaços que fortaleça o processo formativo educacional das crianças e adolescentes, residentes nas casas de aco-lhimento. Neste processo de atuação dos discentes das dife-rentes áreas de graduação, o projeto tem possibilitado a formação acadêmica e profissional destes sujeitos, com o objetivo de atuação com base em suas áreas profissionais, com compromisso ético e científico, exercendo a cidadania na relação com grupos populares, na perspectiva de trans-formação social das questões problemáticas e excludentes. Disto vem esta nossa publicação - Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/ experiência que provém da extensão universitária VOL IV, trazendo os próprios, apoiados de suas narrativas histórico – social, econômica e educacional neste processo de formação aca-dêmica e profissional, descrevendo as aprendizagens e contribuições para a sua atuação como graduado/a. Suas histórias de vida e acadêmica revelam sujeitos de grupos populares, de diferentes cidades e regiões do país, e que se encontram neste projeto pela oportunidade concedida pe-las políticas públicas de uma Universidade Pública e Gra-tuita, que no fomento de recursos e políticas sociais, são abraçados no seu direito a educação. Importante destacar a abertura desta publicação com a narrativa de um ex residente de casa de acolhimen-to, que mesmo advindo de uma situação de vulnerabili-dade social, viver institucionalizado por anos e ao comple-tar maior idade, foca nos sonhos e objetivos de vida, in-gressando em uma universidade pública. Sua história nos motiva a persistir na luta, proposição e atuação na dimi-nuição da exclusão social nesse contexto no qual as ações estão inserida. Temos assim, o encontro de sujeitos populares, ori-undos da exclusão social, docentes, discentes e residentes em casas de acolhimento, e que neste projeto reafirmam a nossa luta pela garantia e ampliação das políticas sociais, do fortalecimento da universidade pública em acesso, permanência e qualidade, por uma sociedade justa e hu-manizada. Deixamos aqui então o convite ao leitor/a para que juntamente conosco, possamos ampliar o diálogo com as pessoas que ainda vivem em situação de vulnerabilidade social e quiçá, junte-se a nós na promoção de espaços sig-nificativos no âmbito educacional. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.issue VOL 4 pt_BR
dc.title Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. pt_BR
dc.date.issued 2022
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391
dc.date.accessioned 2023-06-26T18:42:51Z
dc.date.available 2023-06-26
dc.date.available 2023-06-26T18:42:51Z
dc.type Livro pt_BR
dc.subject Casas de acolhimento - Crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Crianças e adolescentes em casas de acolhimento pt_BR
dc.subject João Pessoa - PB - casas de acolhimento pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Protagonismo juvenil pt_BR
dc.subject Assistência social - crianças e adolescentes pt_BR
dc.subject Histórias de vida pt_BR
dc.subject Relatos de usuários de casas de acolhimento pt_BR
dc.subject Residentes universitários pt_BR
dc.subject Iniciação científica e acadêmica - pandemia COVID-19 pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject Alfabetização e letramento pt_BR
dc.subject Direito à educação pt_BR
dc.subject Acolhimento institucional - universidade pt_BR
dc.subject Protagonismo acadêmico pt_BR
dc.subject Formação em ciências biológicas pt_BR
dc.subject Foster homes - Children and teenagers pt_BR
dc.subject Children and teenagers in foster homes pt_BR
dc.subject João Pessoa - PB - shelters pt_BR
dc.subject University Extension pt_BR
dc.subject Youth protagonism pt_BR
dc.subject Social assistance - children and adolescents pt_BR
dc.subject Life stories pt_BR
dc.subject Reports from users of foster homes pt_BR
dc.subject University residents pt_BR
dc.subject Scientific and academic initiation - COVID-19 pandemic pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Introduction to teaching pt_BR
dc.subject Literacy and literacy pt_BR
dc.subject Right to education pt_BR
dc.subject Institutional host - university pt_BR
dc.subject Academic protagonism pt_BR
dc.subject Training in Biological Sciences pt_BR
dc.subject Hogares de acogida - Niños y adolescentes pt_BR
dc.subject Niños y adolescentes en casas de acogida pt_BR
dc.subject João Pessoa - PB - albergues pt_BR
dc.subject Extensión Universitaria pt_BR
dc.subject Protagonismo juvenil pt_BR
dc.subject Asistencia social - niños y adolescentes pt_BR
dc.subject Informes de usuarios de casas de acogida pt_BR
dc.subject Iniciación científica y académica - Pandemia COVID-19 pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Introducción a la enseñanza pt_BR
dc.subject Alfabetización y alfabetización pt_BR
dc.subject Derecho a la educación pt_BR
dc.subject Anfitrión institucional - universidad pt_BR
dc.subject Protagonismo académico pt_BR
dc.subject Foyers d'accueil - Enfants et adolescents pt_BR
dc.subject Enfants et adolescents en famille d'accueil pt_BR
dc.subject João Pessoa - PB - abris pt_BR
dc.subject Extension universitaire pt_BR
dc.subject Protagonisme des jeunes pt_BR
dc.subject Aide sociale - enfants et adolescents pt_BR
dc.subject Histoires de vie pt_BR
dc.subject Rapports d'utilisateurs de foyers d'accueil pt_BR
dc.subject Résidents universitaires pt_BR
dc.subject Initiation scientifique et académique - Pandémie COVID-19 pt_BR
dc.subject Formation des enseignants pt_BR
dc.subject Introduction à l'enseignement pt_BR
dc.subject Alphabétisation et alphabétisation pt_BR
dc.subject Droit à l'éducation pt_BR
dc.subject Hôte institutionnel - université pt_BR
dc.subject Protagonisme académique pt_BR
dc.subject Formation en Sciences Biologiques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Isabel Marinho da.
dc.creator MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.creator FURTADO, Quezia Vila Flor.
dc.creator SILVA, Alexandre Magno Tavares da.
dc.creator COSTA, Renato da Paixão.
dc.creator SILVA, Bruna Izabela Sales da.
dc.creator VIEIRA, Conceição Aparecida.
dc.creator VICENTE, Gislaine Kelli.
dc.creator ANDRADE, Heloisa Emanuela Batista de.
dc.creator ARRUDA, Jaqueline de Almeida.
dc.creator GOMES, Jessica Kelly Felix.
dc.creator SILVA, José Carlos Nascimento da.
dc.creator LIMA, Mayra Ellen de.
dc.creator ANDRADE, Maria Eduarda Alves.
dc.creator MIRANDA, Michelly Matias.
dc.creator SANTOS, Nathalia Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Tamires Pereira de.
dc.creator SILVA, Vanessa Costa.
dc.creator PEREIRA, Wagner da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume IV. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Isabel Marinho da; MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume IV. João Pessoa - PB: Ideia, 2022. ISBN: 978-65-5608-351-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30391 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Livros e E-books Completos - CDSA
    Esta coleção é destinada a livros que tenham como autores, organizadores e colaboradores integrantes da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta