DSpace/Manakin Repository

Charges e tiras em quadrinhos como recurso didático para o ensino da Geografia.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Luciana Medeiros de.
dc.contributor.referee2 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.description.resumo A presente monografia faz abordagem a algumas das diferentes linguagens que podem ser usadas no ensino da Geografia, pois como sabemos diante do contexto que atua o sistema de ensino atual tanto da Geografia como das demais disciplinas é de fundamental importância que os educadores abordem outras metodologias, não persistindo apenas nas técnicas tradicionais de ensino como a memorização que causam desinteresse e falta de estimulo dos alunos pela disciplina. Para isso, entre os recursos didáticos propícios ao desenvolvimento educacional em Geografia, as charges são uma das alternativas presentes, abordando temas recentes e do cotidiano de forma crítica e humorística Sendo assim, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar o uso das charge e tira em quadrinho no ensino da Geografia através do levantamento bibliográfico de trabalhos realizados por autores que falam sobre o tema pertinente como: Cavalcante (2010), Silva (2010). Percebe-se que as charge e tira em quadrinho são um elemento favorável ao ensino da Geografia, pois através de suas características humorísticas esses gêneros textuais quando utilizado nas aulas de forma adequada tem a capacidade de despertar o interesse, estimular a leitura e o senso crítico dos alunos. Porém mesmo sendo de fácil e acesso e baixo custo o uso de charge e tira em quadrinho ainda é um recurso pouco explorado no ensino da Geografia e ainda pouco utilizadas no meio didático, refletindo nos poucos trabalhos científicos encontrados sobre o tema, e que em sua maioria são recentes. O que acaba sendo um ponto negativo já que uso do recurso metodológico charges e tiras em quadrinhos possui um enorme potencial e seu uso nas aulas pode vir a ser uma prática capaz de colaborar com a formação do aluno, transformando-o assim, em um cidadão consciente de seu papel no mundo e na sociedade onde vive. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Charges e tiras em quadrinhos como recurso didático para o ensino da Geografia. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-03
dc.description.abstract The present monograph approaches some of the different languages that can be used in the teaching of Geography, because as we know from the context of the current teaching system of Geography and other disciplines, it is of fundamental importance that educators approach other methodologies, not persisting only in traditional teaching techniques such as memorization that cause disinterest and lack of stimulation of students by discipline. To this end, among the educational resources conducive to educational development in geography, cartoons are one of the present alternatives, addressing recent themes and daily life in a critical and humorous way. Thus, the general objective of this research is to analyze the use of cartoons and draws in the teaching of Geography through the bibliographical survey of works done by authors that talk about the pertinent theme such as: Cavalcante (2010), Silva (2010). It is noticed that the cartoons and comic strip are a favorable element to the teaching of Geography, because through their humorous characteristics these textual genres when used in class appropriately have the capacity to arouse interest, stimulate reading and critical sense from the students. But even though it is easy to access and low cost, the use of cartoon and comic strip is still a resource not explored in the teaching of Geography and still little used in didactic means, reflecting in the few scientific works found on the subject, and in its majority are recent. What turns out to be a negative point since the use of the methodological feature cartoons and comics has enormous potential and its use in the classroom can be a practice capable of collaborating with the student's formation, thus transforming him into a citizen aware of its role in the world and the society in which it lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30399
dc.date.accessioned 2023-07-11T22:24:48Z
dc.date.available 2023-07-11
dc.date.available 2023-07-11T22:24:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino pt_BR
dc.subject Linguagens pt_BR
dc.subject Charges pt_BR
dc.subject Tiras em quadrinhos pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Teaching methodologies pt_BR
dc.subject comic strips pt_BR
dc.subject Didactic resources pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kennia Samara Merencio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cartoons and comic strips as a didactic resource for teaching Geography. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Kennia Samara Merencio da. Charges e tiras em quadrinhos como recurso didático para o ensino da Geografia. 2019. 37f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta