dc.description.resumo |
Em 2019 publicamos o nosso primeiro livro Protagonismo Juvenil em Casas de Acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária VOL I, no qual relatamos as atividades desenvolvidas junto aos adolescentes residentes em Casas de Acolhimento, práticas e reflexões, resultados de pesquisas que fortaleceram o tripé indissociável do ensino, pesquisa e extensão. Não diferente, seguimos neste ano de 2020 com as reflexões e proposições que se desdobraram em outros relatos, outras experiências refletidas cientificamente, resultando no VOL II que aqui se apresenta, iniciando com o belo depoimento de umas das estudantes bolsistas do ano de 2018, que junto com sua família adota a adolescente que acompanhava na mediação pedagógica. Nossa trilha iniciou-se em 2016, a partir da constatação informal sobre o alto índice de distorção idade/ano verificado nas crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento de João Pessoa, sendo este percentual maior entre os adolescentes que revelavam dificuldades de aprendizagem, desânimo em relação a atividades escolares, indisciplina na relação com colegas e professores, bem como rejeição a qualquer acompanhamento mais específico na mediação de suas dificuldades educacionais. Estas informações impulsionaram a partir da Universidade Federal da Paraíba, a organização de projetos de ensino, pesquisa e extensão vinculados aos programas como PROBEX, PROLICEN e PET/Conexões de saberes Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, articulados pelo subprojeto Letramento e Escolarização a partir de Histórias Individuais para Autonomia – LEHIA. Estes projetos vêm desenvolvendo ações, totalizando quase cinco anos, contribuindo na superação das dificuldades e necessidades de aprendizagem de mais de 30 crianças e adolescentes atendidas pelos projetos na Casa Feminina, Lar Manaíra, Shalon, Morada do Betinho e até o ano passado, na Missão Restauração. As ações são desenvolvidas por estudantes de diversas áreas de graduação da UFPB: Pedagogia, História, Biologia, Psicopedagogia, Letras (Francês e Espanhol), Direito, Relações Internacionais, Enfermagem e Nutrição. Em suas diferentes áreas articulam ações específicas junto a escolarização, na mediação pedagógica, na articulação com as escolas para melhor sensibilidade junto ao grupo de crianças e adolescentes, na organização de oficinas que atendam demandas necessárias de intervenção na saúde, orientação para a vida, entre outros aspectos que possibilitem a garantia do Direito à Educação. Estas ações são realizadas semanalmente com carga horária específica a cada atividade. Nos anos de 2017 a 2019 através da parceria com outros projetos PROLICEN e PROBEX, sob a orientação da Professora Conceição Miranda, também organizadora desta obra, foram atendidas 07 escolas públicas, pertencentes às redes de ensino municipal e estadual, na cidade de João Pessoa/PB. Seu principal foco se dá no processo de sensibilização através da realização de oficinas com os corpos técnico e pedagógico das escolas e de fortalecimento junto às diferentes metodologias de ensino com formação continuada. Estes projetos atenderam um total de 08 alunos (crianças e adolescentes) através de acompanhamento pedagógico na escola e na casa de acolhimento e mais de 60 profissionais da educação (professores, gestores, supervisores escolares, psicólogos educacionais). Vale notificar também que na organização desta obra temos a Prof.a Isabel Marinho da Costa, que a partir dos seus estudos sobre mediação, muito tem contribuído para melhor ampliarmos nossas reflexões e prática junto a Pautados/as pelo paradigma da Educação Popular freireana, desejamos que o leitor e a leitora se sintam motivados pelos relatos, reflexões e proposições apresentadas, sendo instigados a contribuir com a visibilidade da realidade educacional que vivenciam crianças e adolescentes residentes em Casas de Acolhimento, se indignando e quem sabe, se comprometendo a chegar junto, conhecer e mediar atitudes de fortalecimento e garantia ao Direito à Educação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social. |
pt_BR |
dc.title |
Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume II. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30400 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-26T22:30:42Z |
|
dc.date.available |
2023-06-26 |
|
dc.date.available |
2023-06-26T22:30:42Z |
|
dc.type |
Livro |
pt_BR |
dc.subject |
Casas de acolhimento - jovens |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Extensão universitária |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças e adolescentes - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto da Criança e do Adolescente |
pt_BR |
dc.subject |
Direito à educação - adolescentes em casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidade social e direito à educação |
pt_BR |
dc.subject |
Mediadores educacionais - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educação e cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Oficinas de direito - crianças e adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Profissional Pedagogo - instituições de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores sociais - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização de crianças - situação de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Mediação pedagógica - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Acompanhamento pedagógico - casa de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Espaços de acolhimento -afetividade e emoções |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes residentes em casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Gravidez na adolescência - oficina |
pt_BR |
dc.subject |
Oficina de educação em saúde - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Espanhol - casas de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Horta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental - casa de acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão de adolescente - deficiência intelectual |
pt_BR |
dc.subject |
Hogares de acogida - jóvenes |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - albergues |
pt_BR |
dc.subject |
Extensión Universitaria |
pt_BR |
dc.subject |
Niños y adolescentes - hogares de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Estatuto del Niño y del Adolescente |
pt_BR |
dc.subject |
Derecho a la educación - adolescentes en hogares de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnerabilidad social y derecho a la educación |
pt_BR |
dc.subject |
Mediadores educativos - hogares de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Educación y ciudadanía |
pt_BR |
dc.subject |
Talleres de derecho - niños y adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogo profesional - instituciones de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores sociales - hogares de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetización de los niños - situación del anfitrión |
pt_BR |
dc.subject |
Mediación pedagógica - casas de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Seguimiento pedagógico - casa de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Espacios acogedores - afectividad y emociones |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes que residen en casas de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Embarazo adolescente - taller |
pt_BR |
dc.subject |
Taller de educación para la salud - casas de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de español - casas de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Huerta pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Educación ambiental - casa de acogida |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusión adolescente - discapacidad intelectual |
pt_BR |
dc.subject |
Foyers d'accueil - jeunes |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - abris |
pt_BR |
dc.subject |
Extension universitaire |
pt_BR |
dc.subject |
Enfants et adolescents - foyers d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Statut de l'enfant et de l'adolescent |
pt_BR |
dc.subject |
Droit à l'éducation - adolescents en famille d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Vulnérabilité sociale et droit à l'éducation |
pt_BR |
dc.subject |
Médiateurs éducatifs - foyers d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Éducation et citoyenneté |
pt_BR |
dc.subject |
Ateliers de droit - enfants et adolescents |
pt_BR |
dc.subject |
Pédagogue professionnel - institutions d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Éducateurs sociaux - foyers d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Formation des enseignants |
pt_BR |
dc.subject |
Alphabétisation des enfants - situation d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Alphabétisation des enfants - situation d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Médiation pédagogique - foyers d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Suivi pédagogique - maison d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Espaces accueillants - affectivité et émotions |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescents hébergés en famille d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Grossesse chez les adolescentes - atelier |
pt_BR |
dc.subject |
Atelier d'éducation à la santé - foyers d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement de l'espagnol - maisons d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Potager pédagogique |
pt_BR |
dc.subject |
Education à l'environnement - maison d'accueil |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion des adolescents - déficience intellectuelle |
pt_BR |
dc.subject |
University Extension |
pt_BR |
dc.subject |
João Pessoa - PB - shelters |
pt_BR |
dc.subject |
Children and teenagers - foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Child and Adolescent Statute |
pt_BR |
dc.subject |
Right to education - teenagers in foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Social vulnerability and the right to education |
pt_BR |
dc.subject |
Educational mediators - foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Education and citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Law workshops - children and adolescents |
pt_BR |
dc.subject |
Professional Pedagogue - host institutions |
pt_BR |
dc.subject |
Social educators - foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy of children - host situation |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical mediation - foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical follow-up - host house |
pt_BR |
dc.subject |
Welcoming spaces - affectivity and emotions |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescents residing in foster homes |
pt_BR |
dc.subject |
Teenage pregnancy - workshop |
pt_BR |
dc.subject |
Health education workshop - host homes |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Spanish - host homes |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical vegetable garden |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education - host house |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescent inclusion - intellectual disability |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Alexandre Magno Tavares da. |
|
dc.creator |
FURTADO, Quézia Vila Flor. |
|
dc.creator |
FERNANDES, Heloisa Cristina Sousa. |
|
dc.creator |
QUARESMA, Selton Gustavo Maurício. |
|
dc.creator |
FRANÇA, Junielle Menezes. |
|
dc.creator |
SALES, Bruna Izabela. |
|
dc.creator |
ARRUDA, Jakeane de Almeida. |
|
dc.creator |
MIRANDA, Michelly Matias. |
|
dc.creator |
LIRA, Dione Oliveira de Souza. |
|
dc.creator |
CHAVES, Naila Jenisch. |
|
dc.creator |
NEGREIROS, Janaína Delmiro Vidal de. |
|
dc.creator |
VITORINO, Edgina Magally Alves. |
|
dc.creator |
SILVA, José Carlos Nascimento da. |
|
dc.creator |
LIRA, Layne Maria dos Santos Batista. |
|
dc.creator |
SILVA, Vanessa Costa. |
|
dc.creator |
WANDERLEY, Biancka Ellen Baracho. |
|
dc.creator |
SILVA, Edilene Firmino da. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Laysla Lavínia Santos. |
|
dc.creator |
SANTOS, Lurdes Maria Maldevino dos. |
|
dc.creator |
ALMEIDA, Giovana Helen Fernandes. |
|
dc.creator |
VIEIRA, Conceição Aparecida. |
|
dc.creator |
SILVA, Isabella Hellen Estevão da. |
|
dc.creator |
ARRUDA, Jaqueline de Almeida. |
|
dc.creator |
ANDRADE, Heloísa Emanuela Batista de. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Tamires Pereira de. |
|
dc.creator |
PEREIRA, Wagner da Silva. |
|
dc.creator |
SILVA, Jéssica Ferreira Souza da. |
|
dc.creator |
SANTOS, Nathalia Silva. |
|
dc.creator |
CAVALCANTI, Camila Ellen Maria Martins. |
|
dc.creator |
VIEIRA, Hugo José Batista. |
|
dc.creator |
GOMES, Jessica Kelly Felix. |
|
dc.creator |
GOMES, Raimunda Nonata Alves de A. S. Gomes. |
|
dc.creator |
CUNHA, Suelinny Dulcineia da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Youth protagonism in shelters: the science/experience that comes from university extension: volume II. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de; COSTA, Isabel Marinho da; FURTADO, Quezia Vila Flor (organizadoras). Protagonismo juvenil em casas de acolhimento: a ciência/experiência que provém da extensão universitária: volume II. João Pessoa - PB: Ideia, 2021. ISBN: 978-65-5608-129-8. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30400 |
pt_BR |