dc.description.resumo |
O setor de compras configura-se em uma importante área de apoio para o planejamento de
uma organização, deixando de ser reconhecida apenas em nível operacional, mas também
alcançando estimado valor ao nível estratégico da empresa. Logo, a execução eficiente e
eficaz da tarefa, justifica-se pela causalidade entre o desempenho e resultado da organização.
O estudo de caso a seguir, apresenta uma empresa fabricante de equipamentos que vem
lidando com problemas no gerenciamento de prazos, internos e externos relacionados ao setor
de compras, alongando o lead time e colocando em risco a satisfação do cliente. Tendo em
vista a situação e buscando alcançar melhores resultados, as ferramentas da qualidade
apresentam características atrativas para sua aplicação e uso no controle do processo e no
auxílio à tomada de decisão. Assim, este estudo demonstrará estas vantagens por meio do
emprego de seis destas ferramentas para a situação da empresa, sendo elas: fluxograma,
diagrama de causa e efeito, histograma, folha de verificação e diagrama de Pareto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação do tempo de atraso do setor de compras de uma organização com base em ferramentas da qualidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30419 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-27T21:04:58Z |
|
dc.date.available |
2023-06-27 |
|
dc.date.available |
2023-06-27T21:04:58Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Lead time |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramentas da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Compras - setor |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação do cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Fluxograma |
pt_BR |
dc.subject |
Melhoria de processos |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de causa e efeito |
pt_BR |
dc.subject |
Histograma |
pt_BR |
dc.subject |
Folha de verificação |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de Pareto |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Tiempo de espera |
pt_BR |
dc.subject |
Herramientas de calidad |
pt_BR |
dc.subject |
Compras - sector |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfacción del cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de flujo |
pt_BR |
dc.subject |
Mejora de procesos |
pt_BR |
dc.subject |
Diagrama de causa y efecto |
pt_BR |
dc.subject |
hoja de control |
pt_BR |
dc.subject |
Estudio de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Délai de mise en œuvre |
pt_BR |
dc.subject |
Des outils de qualité |
pt_BR |
dc.subject |
Achats - secteur |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfaction du client |
pt_BR |
dc.subject |
Organigramme |
pt_BR |
dc.subject |
Amélioration des processus |
pt_BR |
dc.subject |
Diagramme de cause à effet |
pt_BR |
dc.subject |
Histogramme |
pt_BR |
dc.subject |
Feuille de contrôle |
pt_BR |
dc.subject |
Diagramme de Pareto |
pt_BR |
dc.subject |
Étude de cas |
pt_BR |
dc.subject |
Lead time |
pt_BR |
dc.subject |
Quality tools |
pt_BR |
dc.subject |
Purchasing - sector |
pt_BR |
dc.subject |
Customer satisfaction |
pt_BR |
dc.subject |
Flowchart |
pt_BR |
dc.subject |
Processes improvement |
pt_BR |
dc.subject |
Cause and Effect Diagram |
pt_BR |
dc.subject |
Histogram |
pt_BR |
dc.subject |
Check sheet |
pt_BR |
dc.subject |
Pareto Diagram |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VANDERLINE, Aline. |
|
dc.creator |
SANTOS, Bruna Cristina dos. |
|
dc.creator |
LOPES, Bruno Kahars. |
|
dc.creator |
SUZUKI, Fabiana Arissa. |
|
dc.creator |
LEITE, Luciana Rosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluation of the delay time of the purchasing sector of an organization based on quality tools. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VANDERLINDE, Aline; SANTOS, Bruna Cristina dos; LOPES, Bruno Kahars; SUZUKI, Fabiana Arissa; LEITE, Luciana Rosa. Avaliação do tempo de atraso do setor de compras de uma organização com base em ferramentas da qualidade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30419 |
pt_BR |