dc.creator.ID |
BEZERRA, R. N. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9044585436441391 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SODRÉ NETO, Luiz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SODRÉ NETO, L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BITU, Vanessa de Carvalho Nilo. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BITU, V. C. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0578033265020854 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FREITAS, Heron Neves de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FREITAS, H. N. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o
conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com
a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos
pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento
significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou-
se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais
relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através
do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras
visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi
possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o
Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão
para a prática docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2022-08-24 |
|
dc.description.abstract |
The cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built
throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of
teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be
related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate
knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to
analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts
related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them,
through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in
order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible
to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of
Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching
practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-28T14:50:35Z |
|
dc.date.available |
2023-06-28 |
|
dc.date.available |
2023-06-28T14:50:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - cognição - estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiologia - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - cognition - students |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiology - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - cognición - estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Microbiología - bachillerato |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo
el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con
la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos
puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento
significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó
analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales
relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de
del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras
con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era
posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la
La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión
para la práctica docente. |
pt_BR |