DSpace/Manakin Repository

Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, R. N. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9044585436441391 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SODRÉ NETO, Luiz.
dc.contributor.advisor1ID SODRÉ NETO, L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8809866931227584 pt_BR
dc.contributor.referee1 BITU, Vanessa de Carvalho Nilo.
dc.contributor.referee1ID BITU, V. C. N. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/0578033265020854 pt_BR
dc.contributor.referee2 FREITAS, Heron Neves de.
dc.contributor.referee2ID FREITAS, H. N. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5999148176771819 pt_BR
dc.description.resumo A estrutura cognitiva de estudantes está diretamente relacionada ao modo como o conhecimento é construído ao longo da trajetória escolar. A falta de contextualização com a priorização do ensino voltado exclusivamente a exposição e memorização de conceitos pode ter relação com as dificuldades encontradas na construção do conhecimento significativo e adequado em relação a temáticas voltadas à microbiologia. Assim, buscou- se analisar a estrutura cognitiva de estudantes do Ensino Médio frente a contextos gerais relacionados à Microbiologia, bem como buscar conceitos e interações entre estes, através do Teste de Associação de Palavras (TAP) com posterior criação de nuvens de palavras visando expressar e discutir de modo mais detalhado a distribuição das respostas. Foi possível identificar concepções parciais e descontextualizadas, problematizadas com o Ensino de Ciências Naturais e suas interfaces, que pode servir como ponto de reflexão para a prática docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. pt_BR
dc.date.issued 2022-08-24
dc.description.abstract The cognitive structure of students is directly related to how knowledge is built throughout the school career. The lack of contextualization with the prioritization of teaching focused exclusively on the exposure and memorization of concepts may be related to the difficulties encountered in the construction of meaningful and appropriate knowledge regarding the themes related to microbiology. Thus, this study aimed to analyze the cognitive structure of high school students in relation to general contexts related to Microbiology, as well as to search for concepts and interactions between them, through the Word Association Test (WAT) with subsequent creation of word clouds in order to express and discuss in more detail the distribution of responses. It was possible to identify partial and decontextualized conceptions, problematized with the Teaching of Natural Sciences and its interfaces, which can serve as a reflection point for teaching practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30430
dc.date.accessioned 2023-06-28T14:50:35Z
dc.date.available 2023-06-28
dc.date.available 2023-06-28T14:50:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Microbiologia pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino pt_BR
dc.subject Microbiologia - cognição - estudantes pt_BR
dc.subject Microbiologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Microbiology pt_BR
dc.subject Microbiology - teaching pt_BR
dc.subject Microbiology - cognition - students pt_BR
dc.subject Microbiology - high school pt_BR
dc.subject Microbiología - enseñanza pt_BR
dc.subject Microbiología - cognición - estudiantes pt_BR
dc.subject Microbiología - bachillerato pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Cognitive structure of high school students about general contexts related to microbiology. pt_BR
dc.title.alternative Estructura cognitiva de estudiantes de secundaria sobre contextos generales relacionados con la microbiología. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Rayssa Nayara Venâncio. Estrutura cognitiva de estudantes do ensino médio sobre contextos gerais ligados à Microbiologia. 2022. 26 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022. pt_BR
dc.description.resumen La estructura cognitiva de los estudiantes está directamente relacionada con cómo el conocimiento se construye a lo largo de la trayectoria escolar. La falta de contextualización con la priorización de la enseñanza dirigida exclusivamente a exponer y memorizar conceptos puede estar relacionado con las dificultades encontradas en la construcción del conocimiento significativo y apropiado en relación con temas relacionados con la microbiología. Así, se buscó analizar la estructura cognitiva de estudiantes de secundaria en contextos generales relacionados con la Microbiología, así como buscar conceptos e interacciones entre ellos, a través de del Test de Asociación de Palabras (TAP) con la posterior creación de nubes de palabras con el objetivo de expresar y discutir con más detalle la distribución de las respuestas. Él era posible identificar concepciones parciales y descontextualizadas, problematizadas con la La enseñanza de las Ciencias Naturales y sus interfaces, que puede servir como punto de reflexión para la práctica docente. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta