DSpace Repository

Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede construída de várias redes.

Show simple item record

dc.description.resumo Este artigo se origina da tese Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se filiam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir da década de 1990, no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocêntrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.citation.volume 6 pt_BR
dc.citation.issue 2 pt_BR
dc.title Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede construída de várias redes. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This article stems from our doctoral thesis, which objective was to understand the pedagogical practices that develop in rural basic schools, which are afiliated to political-pedagogical and epistemological discourse of Rural Education, put into circulation by different social organizations, especially from the 1990s on in Brazil. The exploratory study aimed to map initiatives of the rural education. As a result it was delimited the institutional places which develop the design and pedagogical practice of Rural Education and it was expanded the understanding of the pedagogical practices of Rural Schools, evidencing a network composed of multiple networks that make up the pedagogical and epistemological political movement of Rural Education in its heterogeneity and its traces of similarities challenging the hegemonic development paradigm and urban centric and decontextualized school model of the Rural Brazilian reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30440
dc.date.accessioned 2023-06-28T19:57:15Z
dc.date.available 2023-06-28
dc.date.available 2023-06-28T19:57:15Z
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação rural pt_BR
dc.subject Estudo exploratório - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Prática pedagógica da Educação do Campo pt_BR
dc.subject Movimento político pedagógico e epistemológico - Educação do Campo pt_BR
dc.subject Redes constituintes do movimento da Educação do Campo pt_BR
dc.subject Rural Education pt_BR
dc.subject Exploratory study - Field Education pt_BR
dc.subject Institutional places of Rural Education pt_BR
dc.subject Pedagogical practice of Rural Education pt_BR
dc.subject Pedagogical and epistemological political movement - Rural Education pt_BR
dc.subject Constituent networks of the Rural Education movement pt_BR
dc.subject Lugares institucionais da Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educación de campo pt_BR
dc.subject Educación rural pt_BR
dc.subject Estudio exploratorio - Educación de campo pt_BR
dc.subject Plazas Institucionales de Educación Rural pt_BR
dc.subject Práctica pedagógica de la Educación Rural pt_BR
dc.subject Movimiento político pedagógico y epistemológico - Educación Rural pt_BR
dc.subject Redes constituyentes del movimiento de Educación Rural - Brasil pt_BR
dc.subject Éducation rurale pt_BR
dc.subject Pratique pédagogique de l'éducation rurale pt_BR
dc.subject Mouvement politique pédagogique et épistémologique - Education rurale pt_BR
dc.subject Réseaux constitutifs du mouvement de l'éducation rurale pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria do Socorro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Institutional places of thinking and making in rural education: a network made up of multiple networks. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria do Socorro. Lugares institucionais do pensar e fazer da Educação do Campo: uma rede construída de várias redes. Educação em Perspectiva, v.6, n.2, p-227-245, jul./ dez. 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30440 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account