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Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória.

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dc.creator.ID BESERRA, J. M. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8090612355725805 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de.
dc.contributor.advisor1ID ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Adriana Montenegro Albuquerque. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DE ALBUQUERQUE, ADRIANA MONTENEGRO. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9436680537304914 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André.
dc.contributor.referee1ID GOUVEIA, B. L. A. pt_BR
dc.contributor.referee1ID Gouveia, Bernadete de Lourdes André. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ANDRÉ GOUVEIA, BERNADETE DE LOURDES. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/6649435482562640 pt_BR
dc.contributor.referee2 TORQUATO, Isolda Maria Barros.
dc.contributor.referee2ID TORQUATO, I. M. B. pt_BR
dc.contributor.referee2ID TORQUATO, ISOLDA MARIA BARROS. pt_BR
dc.contributor.referee2ID BARROS TORQUATO, ISOLDA MARIA. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0799765751175212 pt_BR
dc.description.resumo No Brasil, ocorre cerca de 200 mil episódios de parada cardiorrespiratórias por ano. Essa se caracteriza como uma interrupção dos batimentos do coração e da função pulmonar impedindo a perfusão sanguínea para o corpo podendo levar a sequelas e lesões graves. Nesse quadro, a adoção precoce das manobras de reanimação cardiopulmonar são primordiais e os profissionais de saúde constituem as pessoas capacitadas para realizar tal ação por terem aporte teórico e prático na formação, e enquanto estudantes já podem fazer a diferença na vida da dessa vítima. Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros em uma situação de parada cardiorrespiratória, Caracterizar os dados sócio demográficos dos mesmos; Elencar as principais condutas conhecidas pelos estudantes de enfermagem na parada cardiorrespiratória.. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, com base na pesquisa bibliográfica sobre a temática e em seguida, análise de informações extraídas do questionário aplicado ao público alvo do estudo para subsidiar análise e discussões sobre os achados. Resultados e Discussão: O público da pesquisa totaliza 131 alunos do curso de bacharelado em enfermagem com predominância sexo feminino (77,1%), onde 53,4% autodeclararam-se pardos, de média de idade entre 20 e 25 anos. Sobre o envolvimento com o tema 83,2% nunca presenciaram o evento e, 20,6% consideraram-se aptos a agir em tal ocasião. Quanto às afirmativas sobre definição e reconhecimento dos sinais da parada cardiorrespiratória, 94% acertaram, 84,7% responderam corretamente como identificar os agravos e 71 % afirmaram que a responsividade deve ser primeiro avaliado na suspeita do quadro. Sobre a Reanimação Cardiopulmonar, 87% e 69,5%, respectivamente, acertaram sobre o posicionamento do socorrista durante a reanimação e sobre o protocolo de compressões e ventilações, 52% erraram sobre a profundidade indicadas para as compressões. Identificou-se que na afirmativa de Parada Cardiorrespiratória em suspeita de trauma, 26,7% responderam que fazer a hiperflexão da cabeça é uma conduta errônea. Quanto às complicações, 92,4% que a fratura de costela e o pneumotórax são complicações da reanimação mal realizada. Outros aspectos podem ser analisados como o número da SAMU e Bombeiros que são de conhecimento de 87% dos participantes. Conclusão: A partir dos dados obtidos, considera-se que os graduandos do curso de Bacharelado em Enfermagem possuem conhecimento sobre Parada Cardiorrespiratória, porém, com deficiência acerca de aspectos relacionados ao tema, necessitando de aprofundamento teórico e prático sobre as questões inerentes a parada cardiorrespiratória e os primeiros socorros nessa condição clínica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-02
dc.description.abstract In Brazil, there are about 200,000 episodes of cardiac arrest per year. This is characterized as an interruption of the heartbeat and lung breathing function, thus preventing blood perfusion to the body, and may lead to sequelae and serious injuries. In this context, the early adoption of cardiopulmonary resuscitation maneuvers is paramount, and health professionals are some of the people trained to carry out such an action because they have theoretical and practical support for this, as are students of the nursing course who have contact with this theme. and can make a difference to the survival of the victim of cardiac arrest. Objective: To identify the knowledge of nursing students regarding first aid procedures in a situation of cardiorespiratory arrest, characterize the sociodemographic data of nursing students, and list the knowledge of nursing students about conduct in cardiorespiratory arrest. Methodology: This is an exploratory and descriptive study with a quantitative approach, which is based on bibliographical research on the subject and then analysis of information extracted from a questionnaire with objective questions that was applied to the target audience of the study to support analysis and discussions about the findings. Results and Discussion: The public research totaled 131 students with a bachelor's degree in nursing, predominantly female (77.1%), 53.4% self-declared brown, and a mean age between 20 and 25 years. Regarding involvement with the topic of cardiorespiratory arrest (CRA), 83.2% had never witnessed the event, and 20.6% considered themselves able to act on such an occasion. As for the statements about the definition and recognition of CRA, 94% got the definition right, 84.7% answered correctly about how to identify, and 71% stated that responsiveness should be first evaluated in suspected CRA. Regarding cardiopulmonary resuscitation (CPR), 87% and 69.5%, respectively, were correct about the positioning of the rescuer during CPR and about the protocol of compressions and ventilation; 52% were wrong about the depth indicated for compressions. It was identified that in the affirmative of CRP in suspected trauma, 26.7% answered that making hyperflexion of the head is erroneous conduct. As for the causes and complications of CRA, 59.5% reported that arterial hypertension can lead to CRA, and 92.4% reported that rib fractures and pneumothorax are complications of poorly performed CPR. Other aspects can be analyzed, such as the 58.8% number stated that the Automated External Defibrillator (AED) can be handled by anyone and the number of SAMU and firefighters that are known to 87% of the participants. Conclusion: In this way, it is considered that the undergraduates of the Bachelor of Nursing course have knowledge about CRP, but with a lack in some aspects, in which new teaching strategies still need to be carried out to expand knowledge on the subject in several ways. disciplines of the course's curriculum base. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30459
dc.date.accessioned 2023-06-29T14:25:29Z
dc.date.available 2023-06-29
dc.date.available 2023-06-29T14:25:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Primeiros socorros pt_BR
dc.subject Parada cardiorrespiratória pt_BR
dc.subject Primeiros socorros - enfermagem - estudantes pt_BR
dc.subject Parada cardiorrespiratória - primeiros socorros pt_BR
dc.subject Reanimação cardiopulmonar pt_BR
dc.subject Profissionais de saúde - primeiros socorros pt_BR
dc.subject First aid pt_BR
dc.subject Cardiopulmonary arrest pt_BR
dc.subject First aid - nursing - students pt_BR
dc.subject Cardiorespiratory arrest - first aid pt_BR
dc.subject Cardiopulmonary resuscitation pt_BR
dc.subject Health professionals - first aid pt_BR
dc.subject Primeros auxilios pt_BR
dc.subject Paro cardiopulmonar pt_BR
dc.subject Primeros auxilios - enfermería - estudiantes pt_BR
dc.subject Paro cardiorrespiratorio - primeros auxilios pt_BR
dc.subject reanimación cardiopulmonar pt_BR
dc.subject Profesionales de la salud - primeros auxilios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BESERRA, José Marcelo de Azevedo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge of nursing students about first aid procedures in cardiac arrest. pt_BR
dc.title.alternative Conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre las conductas. primeros auxilios en paro cardiaco. pt_BR
dc.identifier.citation BESERRA, José Marcelo Azevedo. Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. 2023. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen En Brasil, hay cerca de 200.000 episodios de paro cardiorrespiratorio debido a año. Esto se caracteriza como una interrupción del latido y la función del corazón. pulmón que bloquea la perfusión de sangre al cuerpo, lo que puede provocar secuelas y lesiones grave. En este contexto, la adopción temprana de maniobras de reanimación cardiopulmonar son son primordiales y los profesionales de la salud son las personas capacitadas para llevar a cabo tales acción porque tienen apoyo teórico y práctico en la formación, y si bien los estudiantes ya pueden hacer el diferencia en la vida de esa víctima. Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes sobre enfermería sobre conductas de primeros auxilios en situación de parada cardiorrespiratorio, Caracterizar sus datos sociodemográficos; enumerar la principales comportamientos conocidos por los estudiantes de enfermería en el desfile cardiorrespiratorio Metodología: Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, con enfoque cuantitativo, basado en la investigación bibliográfica sobre el tema y luego análisis de la información extraída del cuestionario aplicado al público objetivo del estudio para subsidiar análisis y discusiones sobre los hallazgos. Resultados y Discusión: La audiencia de investigación totaliza 131 estudiantes del curso de bachillerato en enfermería con predominio sexo femenino (77,1%), donde el 53,4% se autodeclaró moreno, edad media entre 20 y 25 años. En cuanto a la participación con el tema, el 83,2% nunca había asistido al evento, y el 20,6% se consideraban capaces de actuar en tal ocasión. En cuanto a las afirmaciones sobre definición y reconocimiento de signos de paro cardíaco, el 94% acertó, el 84,7% respondió correctamente cómo identificar las lesiones y el 71% afirmó que la capacidad de respuesta debe ser evaluado por primera vez al sospechar la afección. Sobre Reanimación Cardiopulmonar, 87% y 69,5%, respectivamente, tenían razón sobre el posicionamiento del socorrista durante la reanimación y sobre el protocolo de compresiones y ventilaciones, el 52% se equivocó sobre la profundidad indicada para compresiones. Se identificó que en la declaración de Paro Cardiorrespiratorio en sospecha de trauma, el 26,7% respondió que la hiperflexión de la cabeza es una conducta erróneo. En cuanto a las complicaciones, el 92,4% que fractura de costilla y neumotórax son Complicaciones de una reanimación mal realizada. Se pueden analizar otros aspectos como la número de SAMU y Bomberos que son conocidos por el 87% de los participantes. Conclusión: A partir de los datos obtenidos, se considera que los estudiantes de grado de la Licenciatura en Enfermería tener conocimientos sobre Paro Cardiorrespiratorio, sin embargo, con discapacidad en aspectos relacionados con el tema, requiriendo profundización teórica y práctica sobre las cuestiones inherentes al paro cardiorrespiratorio y la primeros auxilios en esta condición clínica. pt_BR


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