dc.creator.ID |
BESERRA, J. M. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8090612355725805 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALBUQUERQUE, Adriana Montenegro de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Adriana Montenegro Albuquerque. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
DE ALBUQUERQUE, ADRIANA MONTENEGRO. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9436680537304914 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GOUVEIA, Bernadete de Lourdes André. |
|
dc.contributor.referee1ID |
GOUVEIA, B. L. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
Gouveia, Bernadete de Lourdes André. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRÉ GOUVEIA, BERNADETE DE LOURDES. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6649435482562640 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
TORQUATO, Isolda Maria Barros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
TORQUATO, I. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
TORQUATO, ISOLDA MARIA BARROS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
BARROS TORQUATO, ISOLDA MARIA. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0799765751175212 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No Brasil, ocorre cerca de 200 mil episódios de parada cardiorrespiratórias por
ano. Essa se caracteriza como uma interrupção dos batimentos do coração e da função
pulmonar impedindo a perfusão sanguínea para o corpo podendo levar a sequelas e lesões
graves. Nesse quadro, a adoção precoce das manobras de reanimação cardiopulmonar são
primordiais e os profissionais de saúde constituem as pessoas capacitadas para realizar tal
ação por terem aporte teórico e prático na formação, e enquanto estudantes já podem fazer a
diferença na vida da dessa vítima. Objetivo: Identificar o conhecimento dos estudantes de
enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros em uma situação de parada
cardiorrespiratória, Caracterizar os dados sócio demográficos dos mesmos; Elencar as
principais condutas conhecidas pelos estudantes de enfermagem na parada
cardiorrespiratória.. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com
abordagem quantitativa, com base na pesquisa bibliográfica sobre a temática e em seguida,
análise de informações extraídas do questionário aplicado ao público alvo do estudo para
subsidiar análise e discussões sobre os achados. Resultados e Discussão: O público da
pesquisa totaliza 131 alunos do curso de bacharelado em enfermagem com predominância
sexo feminino (77,1%), onde 53,4% autodeclararam-se pardos, de média de idade entre 20 e
25 anos. Sobre o envolvimento com o tema 83,2% nunca presenciaram o evento e, 20,6%
consideraram-se aptos a agir em tal ocasião. Quanto às afirmativas sobre definição e
reconhecimento dos sinais da parada cardiorrespiratória, 94% acertaram, 84,7% responderam
corretamente como identificar os agravos e 71 % afirmaram que a responsividade deve ser
primeiro avaliado na suspeita do quadro. Sobre a Reanimação Cardiopulmonar, 87% e 69,5%,
respectivamente, acertaram sobre o posicionamento do socorrista durante a reanimação e
sobre o protocolo de compressões e ventilações, 52% erraram sobre a profundidade indicadas
para as compressões. Identificou-se que na afirmativa de Parada Cardiorrespiratória em
suspeita de trauma, 26,7% responderam que fazer a hiperflexão da cabeça é uma conduta
errônea. Quanto às complicações, 92,4% que a fratura de costela e o pneumotórax são
complicações da reanimação mal realizada. Outros aspectos podem ser analisados como o
número da SAMU e Bombeiros que são de conhecimento de 87% dos participantes.
Conclusão: A partir dos dados obtidos, considera-se que os graduandos do curso de
Bacharelado em Enfermagem possuem conhecimento sobre Parada Cardiorrespiratória,
porém, com deficiência acerca de aspectos relacionados ao tema, necessitando de
aprofundamento teórico e prático sobre as questões inerentes a parada cardiorrespiratória e os
primeiros socorros nessa condição clínica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-02 |
|
dc.description.abstract |
In Brazil, there are about 200,000 episodes of cardiac arrest per year. This is
characterized as an interruption of the heartbeat and lung breathing function, thus preventing
blood perfusion to the body, and may lead to sequelae and serious injuries. In this context, the
early adoption of cardiopulmonary resuscitation maneuvers is paramount, and health
professionals are some of the people trained to carry out such an action because they have
theoretical and practical support for this, as are students of the nursing course who have
contact with this theme. and can make a difference to the survival of the victim of cardiac
arrest. Objective: To identify the knowledge of nursing students regarding first aid
procedures in a situation of cardiorespiratory arrest, characterize the sociodemographic data
of nursing students, and list the knowledge of nursing students about conduct in
cardiorespiratory arrest. Methodology: This is an exploratory and descriptive study with a
quantitative approach, which is based on bibliographical research on the subject and then
analysis of information extracted from a questionnaire with objective questions that was
applied to the target audience of the study to support analysis and discussions about the
findings. Results and Discussion: The public research totaled 131 students with a bachelor's
degree in nursing, predominantly female (77.1%), 53.4% self-declared brown, and a mean age
between 20 and 25 years. Regarding involvement with the topic of cardiorespiratory arrest
(CRA), 83.2% had never witnessed the event, and 20.6% considered themselves able to act on
such an occasion. As for the statements about the definition and recognition of CRA, 94% got
the definition right, 84.7% answered correctly about how to identify, and 71% stated that
responsiveness should be first evaluated in suspected CRA. Regarding cardiopulmonary
resuscitation (CPR), 87% and 69.5%, respectively, were correct about the positioning of the
rescuer during CPR and about the protocol of compressions and ventilation; 52% were wrong
about the depth indicated for compressions. It was identified that in the affirmative of CRP in
suspected trauma, 26.7% answered that making hyperflexion of the head is erroneous
conduct. As for the causes and complications of CRA, 59.5% reported that arterial
hypertension can lead to CRA, and 92.4% reported that rib fractures and pneumothorax are
complications of poorly performed CPR. Other aspects can be analyzed, such as the 58.8%
number stated that the Automated External Defibrillator (AED) can be handled by anyone and
the number of SAMU and firefighters that are known to 87% of the participants. Conclusion:
In this way, it is considered that the undergraduates of the Bachelor of Nursing course have
knowledge about CRP, but with a lack in some aspects, in which new teaching strategies still
need to be carried out to expand knowledge on the subject in several ways. disciplines of the
course's curriculum base. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30459 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-29T14:25:29Z |
|
dc.date.available |
2023-06-29 |
|
dc.date.available |
2023-06-29T14:25:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Primeiros socorros |
pt_BR |
dc.subject |
Parada cardiorrespiratória |
pt_BR |
dc.subject |
Primeiros socorros - enfermagem - estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Parada cardiorrespiratória - primeiros socorros |
pt_BR |
dc.subject |
Reanimação cardiopulmonar |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionais de saúde - primeiros socorros |
pt_BR |
dc.subject |
First aid |
pt_BR |
dc.subject |
Cardiopulmonary arrest |
pt_BR |
dc.subject |
First aid - nursing - students |
pt_BR |
dc.subject |
Cardiorespiratory arrest - first aid |
pt_BR |
dc.subject |
Cardiopulmonary resuscitation |
pt_BR |
dc.subject |
Health professionals - first aid |
pt_BR |
dc.subject |
Primeros auxilios |
pt_BR |
dc.subject |
Paro cardiopulmonar |
pt_BR |
dc.subject |
Primeros auxilios - enfermería - estudiantes |
pt_BR |
dc.subject |
Paro cardiorrespiratorio - primeros auxilios |
pt_BR |
dc.subject |
reanimación cardiopulmonar |
pt_BR |
dc.subject |
Profesionales de la salud - primeros auxilios |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BESERRA, José Marcelo de Azevedo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge of nursing students about first aid procedures in cardiac arrest. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre las conductas. primeros auxilios en paro cardiaco. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BESERRA, José Marcelo Azevedo. Conhecimentos de estudantes de enfermagem acerca das condutas de primeiros socorros na parada cardiorrespiratória. 2023. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Farmácia, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En Brasil, hay cerca de 200.000 episodios de paro cardiorrespiratorio debido a
año. Esto se caracteriza como una interrupción del latido y la función del corazón.
pulmón que bloquea la perfusión de sangre al cuerpo, lo que puede provocar secuelas y lesiones
grave. En este contexto, la adopción temprana de maniobras de reanimación cardiopulmonar son
son primordiales y los profesionales de la salud son las personas capacitadas para llevar a cabo tales
acción porque tienen apoyo teórico y práctico en la formación, y si bien los estudiantes ya pueden hacer el
diferencia en la vida de esa víctima. Objetivo: Identificar el conocimiento de los estudiantes sobre
enfermería sobre conductas de primeros auxilios en situación de parada
cardiorrespiratorio, Caracterizar sus datos sociodemográficos; enumerar la
principales comportamientos conocidos por los estudiantes de enfermería en el desfile
cardiorrespiratorio Metodología: Se trata de un estudio exploratorio y descriptivo, con
enfoque cuantitativo, basado en la investigación bibliográfica sobre el tema y luego
análisis de la información extraída del cuestionario aplicado al público objetivo del estudio para
subsidiar análisis y discusiones sobre los hallazgos. Resultados y Discusión: La audiencia de
investigación totaliza 131 estudiantes del curso de bachillerato en enfermería con predominio
sexo femenino (77,1%), donde el 53,4% se autodeclaró moreno, edad media entre 20 y
25 años. En cuanto a la participación con el tema, el 83,2% nunca había asistido al evento, y el 20,6%
se consideraban capaces de actuar en tal ocasión. En cuanto a las afirmaciones sobre definición y
reconocimiento de signos de paro cardíaco, el 94% acertó, el 84,7% respondió
correctamente cómo identificar las lesiones y el 71% afirmó que la capacidad de respuesta debe ser
evaluado por primera vez al sospechar la afección. Sobre Reanimación Cardiopulmonar, 87% y 69,5%, respectivamente, tenían razón sobre el posicionamiento del socorrista durante la reanimación y
sobre el protocolo de compresiones y ventilaciones, el 52% se equivocó sobre la profundidad indicada
para compresiones. Se identificó que en la declaración de Paro Cardiorrespiratorio en
sospecha de trauma, el 26,7% respondió que la hiperflexión de la cabeza es una conducta
erróneo. En cuanto a las complicaciones, el 92,4% que fractura de costilla y neumotórax son
Complicaciones de una reanimación mal realizada. Se pueden analizar otros aspectos como la
número de SAMU y Bomberos que son conocidos por el 87% de los participantes.
Conclusión: A partir de los datos obtenidos, se considera que los estudiantes de grado de la
Licenciatura en Enfermería tener conocimientos sobre Paro Cardiorrespiratorio,
sin embargo, con discapacidad en aspectos relacionados con el tema, requiriendo
profundización teórica y práctica sobre las cuestiones inherentes al paro cardiorrespiratorio y la
primeros auxilios en esta condición clínica. |
pt_BR |