dc.creator.ID |
QUEIROZ, L. W. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5621156165686749 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CATÃO, Vladimir Soares. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CATÃO, V. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9004848457100237 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUTO, Leidjane Matos de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SOUTO, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4061558068153613 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No processo de ensino e aprendizagem de Química, espera-se que os alunos consigam
aprender conceitos e desenvolver habilidades, como fórmulas ou teorias, o que muitas vezes
gera percepções negativas aos olhos desses estudantes, passando a visão de uma disciplina
mais difícil ou considerada tediosa. O uso da tecnologia como aliada ao ensino pode reverter
esse quadro, especialmente se for usada uma abordagem lúdica e mais atraente aos alunos.
Dessa forma, procurou-se fazer um estudo bibliográfico sobre o uso de TDICs (Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação) no processo de ensino e aprendizagem de Química,
levantando possibilidades de uso da tecnologia como auxílio ao ensino. A partir desse
levantamento, desenvolveu-se um jogo RPG (Role Playing Game) para auxílio ao ensino de
química orgânica, hidrocarbonetos no contexto escolar. O jogo proposto segue uma sequência
didática para trabalhar conceitos como alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos e ciclanos.
Identificou-se a plataforma gratuita Construct 3 como ferramenta viável para a tarefa,
possibilitando a criação rápida do jogo, sem necessidade de conhecimento em Programação
de Computadores. Espera-se que o trabalho sirva de motivação para outros trabalhos que
venham a usar essa plataforma como base para desenvolvimento de outros jogos educativos,
não apenas RPGs. Com isso, vislumbra-se que o uso de TDICs e de jogos RPG, em particular,
possam ter um papel importante no ensino de Química (assim como em outras disciplinas),
mostrando a importância do lúdico como recurso de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática utilizando jogo (RPG). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-02-09 |
|
dc.description.abstract |
In the process of teaching and learning Chemistry, students are expected to be able to
learn concepts and develop skills, such as formulas or theories, which often generates
negative perceptions in the eyes of these students, passing the view of a discipline that is
more difficult or considered tedious. . The use of technology as an ally to teaching can
reverse this situation, especially if a playful and more attractive approach to students is
used. Thus, an attempt was made to carry out a bibliographical study on the use of DICTs
(Digital Information and Communication Technologies) in the process of teaching and
learning Chemistry, raising possibilities for the use of technology as an aid to teaching.
Based on this survey, an RPG (Role Playing Game) was developed to help teach organic
chemistry and hydrocarbons in the school context. The proposed game follows a didactic
sequence to work with concepts such as alkanes, alkenes, alkynes, alkadienes and
cyclanes. The free platform Construct 3 was identified as a viable tool for the task,
enabling the quick creation of the game, without the need for knowledge in Computer
Programming. It is hoped that the work will serve as a motivation for other works that
will use this platform as a basis for the development of other educational games, not just
RPGs. With this, it is envisioned that the use of TDICs and RPG games, in particular, can
play an important role in the teaching of Chemistry (as well as in other disciplines),
showing the importance of play as a teaching resource. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30462 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-29T17:26:22Z |
|
dc.date.available |
2023-06-29 |
|
dc.date.available |
2023-06-29T17:26:22Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos - química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo didático - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química – TDICs |
pt_BR |
dc.subject |
Química orgânica - ensino - jogo didático |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic games - chemistry |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic game - RPG |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching - TDICs |
pt_BR |
dc.subject |
Organic chemistry - teaching - game didactic |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Juegos didácticos - química |
pt_BR |
dc.subject |
Juego didáctico - juego de rol |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química - TDIC |
pt_BR |
dc.subject |
Química orgánica - didáctica - juego didáctico |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Use of DICTs in teaching organic chemistry: a didactic sequence using game (RPG). |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Uso de DICTs en la enseñanza de la química orgánica: una secuencia didáctica usando el juego (RPG). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUEIROZ, Lucas Wallyson Pereira de. Uso de TDICs no ensino de química orgânica: uma sequência didática
utilizando jogo (RPG). 2023. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química, se espera que los estudiantes sean capaces de
aprender conceptos y desarrollar habilidades como fórmulas o teorías, que a menudo
genera percepciones negativas en los ojos de estos estudiantes, pasando la vista de una disciplina
más difícil o considerado tedioso. El uso de la tecnología como aliada de la enseñanza puede revertir
este marco, especialmente si se utiliza un enfoque lúdico y más atractivo para los estudiantes.
De esta forma, se intentó realizar un estudio bibliográfico sobre el uso de las DICT (Tecnologías
Información y Comunicación Digital) en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la Química,
planteando las posibilidades de utilizar la tecnología como ayuda a la enseñanza. a partir de ese
encuesta, se desarrolló un juego de rol (RPG) para ayudar a enseñar
química orgánica, hidrocarburos en el contexto escolar. El juego propuesto sigue una secuencia
didáctico para trabajar con conceptos como alcanos, alquenos, alquinos, alcadienos y ciclanos.
La plataforma gratuita Construct 3 fue identificada como una herramienta viable para la tarea,
permitiendo la creación rápida del juego, sin necesidad de conocimientos en Programación
de Computadores. Se espera que el trabajo sirva de motivación para otros trabajos que
vienen a utilizar esta plataforma como base para el desarrollo de otros juegos educativos,
no solo juegos de rol. Con esto, se ve que el uso de TDICs y juegos RPG, en particular,
puede tener un papel importante en la enseñanza de la Química (así como en otras disciplinas),
mostrando la importancia del juego como recurso didáctico. |
pt_BR |