dc.creator.ID |
FERNANDES, B. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3021456051752902 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
IGNÁCIO, Renato da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
IGNÁCIO, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FREITAS, Tiêgo dos Santos. |
|
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, T. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, TIÊGO SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Glageane da Silva. |
|
dc.description.resumo |
No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a
fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma
intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando
com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o
objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro
da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem
dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma
escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano
do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a
formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o
tópico conjuntos numéricos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-05-26 |
|
dc.description.abstract |
In this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and
co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical
intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the
methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important
characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical
reasoning during the work with the topic number sets. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-29T17:30:05Z |
|
dc.date.available |
2023-06-29 |
|
dc.date.available |
2023-06-29T17:30:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lógica matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Resolução de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Proposição de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio curricular supervisionado - matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Problema - metodologia - resolução |
pt_BR |
dc.subject |
Problema - metodologia - proposição |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática – Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical logic |
pt_BR |
dc.subject |
Troubleshooting |
pt_BR |
dc.subject |
Proposition of problems |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised curricular internship - mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Problem - methodology - resolution |
pt_BR |
dc.subject |
Problem - methodology - proposition |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics – Cuité - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Resolución de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Propuesta de problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Problema - metodología - resolución |
pt_BR |
dc.subject |
Problema - metodología - proposición |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas:
uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
En el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la
fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un
intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando
con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el
objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro
del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje
de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un
Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año
de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el
formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el
tema de conjuntos numéricos. |
pt_BR |