DSpace/Manakin Repository

Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FERNANDES, B. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3021456051752902 pt_BR
dc.contributor.advisor1 IGNÁCIO, Renato da Silva.
dc.contributor.advisor1ID IGNÁCIO, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7185203448137294 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.contributor.referee1ID FREITAS, T. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FREITAS, TIÊGO SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS. pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5172901212568467 pt_BR
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo No presente trabalho, procuramos descrever um relato de experiência desenvolvido durante a fase de observação e coparticipação do Estágio Curricular Supervisionado I, abordando uma intervenção pedagógica usando o modelo de pesquisa exploratória e explicativa, trabalhando com os alunos a metodologia de Resolução e Proposição/Formulação de problemas com o objetivo de responder ao seguinte questionamento: como a Formulação de problemas, dentro da abordagem metodológica de Resolução de Problemas, pode contribuir para a aprendizagem dos alunos no decorrer do ensino de conjuntos numéricos? A ação foi realizada em uma escola Estadual, no município de Cuité, no estado da Paraíba com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. No decorrer da ação, foram evidenciadas características importantes para a formação discente, tais como a criatividade e o raciocínio lógico ao longo do trabalho com o tópico conjuntos numéricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. pt_BR
dc.date.issued 2023-05-26
dc.description.abstract In this paper, we try to describe an experience report developed during the observation and co-participation phase of the Supervised Curricular Internship I, approaching a pedagogical intervention using the exploratory and explanatory research model, working with students the methodology of Problem Solving and Proposition/Formulationhe state of Paraíba, with a first year high school class. During the action, important characteristics for the students' education were evidenced, such as creativity and logical reasoning during the work with the topic number sets. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30463
dc.date.accessioned 2023-06-29T17:30:05Z
dc.date.available 2023-06-29
dc.date.available 2023-06-29T17:30:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Lógica matemática pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Proposição de problemas pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado - matemática pt_BR
dc.subject Problema - metodologia - resolução pt_BR
dc.subject Problema - metodologia - proposição pt_BR
dc.subject Matemática – Cuité - PB pt_BR
dc.subject Mathematical logic pt_BR
dc.subject Troubleshooting pt_BR
dc.subject Proposition of problems pt_BR
dc.subject Supervised curricular internship - mathematics pt_BR
dc.subject Problem - methodology - resolution pt_BR
dc.subject Problem - methodology - proposition pt_BR
dc.subject Mathematics – Cuité - PB pt_BR
dc.subject Resolución de problemas pt_BR
dc.subject Propuesta de problemas pt_BR
dc.subject Prácticas curriculares supervisadas - matemáticas pt_BR
dc.subject Problema - metodología - resolución pt_BR
dc.subject Problema - metodología - proposición pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERNANDES, Brandon-lhe de Souza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions of the problem solving and proposition methodology: an experience in supervised curricular internship. pt_BR
dc.title.alternative Aportes de la metodología de resolución de problemas y proposiciones: una experiencia en prácticas curriculares supervisadas. pt_BR
dc.identifier.citation FERNANDES, Brandon-lhe de Souza. Contribuições da metodologia de resolução e proposição de problemas: uma experiência no estágio curricular supervisionado. 2023. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023. pt_BR
dc.description.resumen En el presente trabajo, tratamos de describir un relato de experiencia desarrollado durante la fase de observación y coparticipación de la Práctica Curricular Supervisada I, abordando un intervención pedagógica utilizando el modelo de investigación exploratoria y explicativa, trabajando con los estudiantes la metodología de Resolución y Proposición/Formulación de problemas con el objetivo de responder a la siguiente pregunta: ¿cómo la Formulación de problemas, dentro del enfoque metodológico de Resolución de Problemas, puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes durante la enseñanza de conjuntos numéricos? La acción se llevó a cabo en un Escuela pública, en el municipio de Cuité, en el estado de Paraíba con una clase de primer año de la escuela secundaria. Durante la acción, características importantes para el formación del alumno, como la creatividad y el razonamiento lógico a lo largo del trabajo con el tema de conjuntos numéricos. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta