DSpace/Manakin Repository

Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil.

Mostrar registro simples

dc.description.resumo O presente artigo visa analisar sistematicamente os conteúdos das publicações existentes sobre a formação do engenheiro, no período de 2005 a 2016, na Revista de Ensino de Engenharia, de publicação da ABENGE. A cultura de inovação pressupõe o envolvimento de todas as esferas (pública, educacional e privada) no compromisso de viabilizar as condições necessárias para o desenvolvimento de atividades de transformação, criação e adaptação de produtos e processos produtivos, segundo definição de inovação da OCDE. A formação técnica do profissional de Engenharia possui vinculação direta com as atividades descritas no cenário da inovação, e por este motivo, indicadores mundiais que confirmam a proporcionalidade entre os temas são usados para preditores de desenvolvimento e competitividade. A proposta do artigo foi elaborada em função da ausência de divulgação das práticas adotadas pelas instituições de ensino superior para atendimento da resolução nº 11, do MEC, que trata das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Engenharia. Foi realizado estudo bibliométrico, onde verificou-se nível reduzido de publicações relativas ao tema (10 artigos), e nos anos 2006, 2007, 2009, 2010 e 2016 não houve resultado para os critérios de busca utilizados. Os autores vinculados às instituições federais produziram maior número de artigos relacionados ao tema e 30% teve origem no estado de Minas Gerais. Somente um artigo (UFSC) indicou a utilização de uma ferramenta da área de projetos para a análise e proposição de nova matriz curricular. Conclui-se que a divulgação do tema na revista qualificada é reduzida e que tal prática não se enquadra na manutenção da cultura de inovação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia de Produção. pt_BR
dc.citation.issue 5 pt_BR
dc.title Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467
dc.date.accessioned 2023-06-29T21:50:48Z
dc.date.available 2023-06-29
dc.date.available 2023-06-29T21:50:48Z
dc.type Artigo de Evento pt_BR
dc.subject Inovação - cursos de Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Currículo de Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Engenharia de Produção - currículo pt_BR
dc.subject Cursos de Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Formação acadêmica - Engenharia de Produção pt_BR
dc.subject Innovation - Production Engineering courses pt_BR
dc.subject Production Engineering Curriculum pt_BR
dc.subject Production Engineering Courses pt_BR
dc.subject Education - Production Engineering pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Walcylene Castilho de.
dc.creator RODRIGUES, Marilsa de Sá.
dc.creator OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido.
dc.creator SALGADO, Andreia Maria Pedro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Culture of innovation in higher education: the dissemination of curricular changes in engineering courses in Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Walcylene Castilho de Araujo; RODRIGUES, Marilsa de Sá; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido; SALGADO, Andreia Maria Pedro. Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta