dc.description.resumo |
O presente artigo visa analisar sistematicamente os conteúdos das publicações existentes
sobre a formação do engenheiro, no período de 2005 a 2016, na Revista de Ensino de
Engenharia, de publicação da ABENGE. A cultura de inovação pressupõe o envolvimento de
todas as esferas (pública, educacional e privada) no compromisso de viabilizar as condições
necessárias para o desenvolvimento de atividades de transformação, criação e adaptação de
produtos e processos produtivos, segundo definição de inovação da OCDE. A formação
técnica do profissional de Engenharia possui vinculação direta com as atividades descritas no
cenário da inovação, e por este motivo, indicadores mundiais que confirmam a
proporcionalidade entre os temas são usados para preditores de desenvolvimento e
competitividade. A proposta do artigo foi elaborada em função da ausência de divulgação das
práticas adotadas pelas instituições de ensino superior para atendimento da resolução nº 11,
do MEC, que trata das diretrizes curriculares nacionais para o curso de Engenharia. Foi
realizado estudo bibliométrico, onde verificou-se nível reduzido de publicações relativas ao
tema (10 artigos), e nos anos 2006, 2007, 2009, 2010 e 2016 não houve resultado para os
critérios de busca utilizados. Os autores vinculados às instituições federais produziram maior
número de artigos relacionados ao tema e 30% teve origem no estado de Minas Gerais.
Somente um artigo (UFSC) indicou a utilização de uma ferramenta da área de projetos para a
análise e proposição de nova matriz curricular. Conclui-se que a divulgação do tema na
revista qualificada é reduzida e que tal prática não se enquadra na manutenção da cultura de
inovação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.citation.issue |
5 |
pt_BR |
dc.title |
Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-29T21:50:48Z |
|
dc.date.available |
2023-06-29 |
|
dc.date.available |
2023-06-29T21:50:48Z |
|
dc.type |
Artigo de Evento |
pt_BR |
dc.subject |
Inovação - cursos de Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de Produção - currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Formação acadêmica - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.subject |
Innovation - Production Engineering courses |
pt_BR |
dc.subject |
Production Engineering Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Production Engineering Courses |
pt_BR |
dc.subject |
Education - Production Engineering |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Walcylene Castilho de. |
|
dc.creator |
RODRIGUES, Marilsa de Sá. |
|
dc.creator |
OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido. |
|
dc.creator |
SALGADO, Andreia Maria Pedro. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Culture of innovation in higher education: the dissemination of curricular changes in engineering courses in Brazil. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAUJO, Walcylene Castilho de Araujo; RODRIGUES, Marilsa de Sá; OLIVEIRA, Edson Aparecida de Araujo Querido; SALGADO, Andreia Maria Pedro. Cultura de inovação no ensino superior: a divulgação das alterações curriculares nos cursos de engenharia no Brasil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30467 |
pt_BR |