dc.creator.ID |
MELO, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9362021425260244 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. M. F. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7179691582151907 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MENEZES, Robert Kalley Cavalcanti de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MENEZES, R. K. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4831775129340152 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BRASILEIRO, Francisco Vilar. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BRASILEIRO, F. V. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4831775129340152 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Regulamento de Ensino de Graduação é um dispositivo legal da Universidade Federal de Campina
Grande que congrega as principais regras que devem ser observadas pela comunidade universitária,
no âmbito da graduação. Esse regulamento dispõe sobre temas como: a organização de cursos de
graduação e seus componentes curriculares; estágio; formas de ingresso e seleção de estudantes; os
procedimentos acadêmicos referentes ao vínculo dos discentes; a mobilidade acadêmica; o
aproveitamento de estudos; o quadro de horários; as avaliações de aprendizagem; os documentos
acadêmicos, etc. No entanto, nem todos os alunos conhecem esse regulamento, ou alguns apresentam
dificuldade para encontrar um tópico específico, por se tratar de um documento extenso. Além disso,
alunos portadores de deficiência, a exemplo de deficiência visual, também encontram dificuldades no
uso do regulamento. Pensando nessa problemática, o trabalho consistiu em desenvolver um chatbot,
denominado RegBot, que possibilitará ao estudante o acesso às informações sobre o Regulamento de
Ensino de Graduação da UFCG, de forma mais fácil, ágil e dinâmica, a partir do uso de uma linguagem
mais acessível. Em seguida, o chatbot foi avaliado por uma amostra da comunidade acadêmica, a partir
de um questionário de avaliação, de forma a concretizar o objetivo do trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.title |
RegBot: chatbot para o regulamento de ensino de graduação da Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2023-06-30 |
|
dc.description.abstract |
The Undergraduate Teaching Regulation is a legal device of the Universidade Federal de Campina
Grande that brings together the main rules that must be observed by the university community, within
the scope of graduation. This regulation exists on topics such as: the organization of undergraduate
courses and their curricular components; internship; ways of entering and selecting students;
academic procedures related to the students' bond; academic mobility; the use of studies; the
timetable; as learning estimates; academic documents, etc. However, not all students are familiar with
this regulation, or some have difficulty finding a specific topic, as it is an extensive document. In
addition, students with disabilities, such as visual impairment, also find it difficult to use the regulation.
Thinking about this problem, the work consisted of developing a chatbot, called RegBot, which will
allow the student to access information about the UFCG Graduation Teaching Regulation, in an easier,
agile and dynamic way, from the use of a language more accessible. Then, the chatbot was evaluated
by a sample of the academic community, based on an evaluation conversation, in order to achieve the
objective of the work. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30491 |
|
dc.date.accessioned |
2023-06-30T17:30:28Z |
|
dc.date.available |
2023-06-30 |
|
dc.date.available |
2023-06-30T17:30:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Artificial intelligence |
pt_BR |
dc.subject |
Processamento de linguagem natural |
pt_BR |
dc.subject |
Natural language processing |
pt_BR |
dc.subject |
Assistente virtual |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual assistant |
pt_BR |
dc.subject |
Chatbot |
pt_BR |
dc.subject |
Tensorflow |
pt_BR |
dc.subject |
Flask |
pt_BR |
dc.subject |
Dataframe |
pt_BR |
dc.subject |
UFCG - chatbot - ensino de graduação |
pt_BR |
dc.subject |
UFCG - chatbot - undergraduate education |
pt_BR |
dc.subject |
Regbot |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MELO, Luana Barbosa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
RegBot: chatbot for the graduation education regulation of the Universidade Federal de Campina Grande. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MELO, Luana Barbosa de. RegBot: chatbot para o regulamento de ensino de graduação da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 15p. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30491 |
pt_BR |