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Avanços e retrocessos: o debate sobre o ensino da Sociologia no Cariri Paraibano.

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dc.description.resumo Com a institucionalização da sociologia no ensino médio (lei nº 9.3942), surge para o sociólogo mais uma oportunidade de adentrar o mercado de trabalho. Em nosso país, a formação superior (graduação) de professores de sociologia está intimamente relacionada à implantação desta no ensino médio. Há no competitivo mercado de trabalho alternativas de emprego para profissional, mas estas só existem em algumas regiões de nosso país. Nesse sentido discute-se neste trabalho a questão da qualidade no ensino superior, pois não basta só à formação acadêmica, é necessário também a qualificação para exercício da profissão. O principal objetivo deste trabalho é discutir o mercado de trabalho a partir do olhar dos alunos que cursam Ciências Sociais na UFCG/CDSA para a profissão de sociólogo na região do Cariri Paraibano, em virtude da criação de cursos de formação superior voltados para este campo de atuação na região citada anteriormente. Não fará parte deste trabalho ou não se pretende, avaliar o curso de Ciências Sociais, mas fazer com que este trabalho informe a realidade local para os discentes que estão no curso ou que futuramente venha a fazer parte do mesmo, até porque o MEC (Ministério da Educação) quem está incumbido de fazer avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Em termos de avaliação o curso no ano de 2013 conseguiu ser avaliado pelo MEC com o conceito quatro, isso mostra que as condições para realização do curso e para formação de bons professores existe, mas o que ainda não se sabe é quais lugares estes profissionais ocuparão ao concluir o curso Esse artigo resulta da inquietação e curiosidade despertada nos alunos/ petianos de Ciências Sociais que compõem o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido, campus da UFCG/CDSA, a partir da percepção de que com a obrigatoriedade da sociologia no ensino médio surge mais uma oportunidade para os cientistas sociais ao mesmo tempo que surgem outras questões como as relações partidárias e de apadrinhamento que influenciam na ocupação de diversos cargos no setor público por pessoas com pouca ou sem a devida preparação profissional comprometendo assim o ensino de sociologia no ensino médio e que ao longo deste trabalho discutiremos mais detalhadamente estes pontos. O trabalho é relevante, primeiro, porque são insipientes os estudos que tratam deste tema, e, segundo, porque apresenta um panorama do lugar do cientista social na região do cariri da paraíba, dando enfase também em questões como concursos públicos, relações de apadrinhamento podendo assim servir de reflexão para a geração de profissionais que estão em formação ou já formados no que diz respeito a profissão dos cientistas sociais na região do Cariri paraibano . Portanto, o ensaio está dividido em três partes. A primeira situa o leitor sobre a importância da Sociologia no Ensino Médio procurando entender os aspectos legais da intserção desta disciplina nos currículos bem como as suas finalidades práticas. A segunda faz uma discussão acerca da qualidade no ensino superior para que possamos refletir sobre o fato de que não basta uma formação superior, mas uma boa qualificação profissional devido as exigências da lógica mercadológica. A terceira, e última, faz uma reflexão sobre o olhar dos alunos diante da realidade do Cariri da Paraíba em relação as perspectivas de mercados que eles tem e por fim algumas considerações finais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Gestão Pública. Administração Pública. Educação. pt_BR
dc.title Avanços e retrocessos: o debate sobre o ensino da Sociologia no Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30504
dc.date.accessioned 2023-06-30T21:56:19Z
dc.date.available 2023-06-30
dc.date.available 2023-06-30T21:56:19Z
dc.type Capítulo de Livro pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject PET Gestão Pública - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Sociologia no ensino médio pt_BR
dc.subject Importância da Sociologia no ensino médio pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject PET Public Management - CDSA UFCG pt_BR
dc.subject Cariri Paraiba - teaching of Sociology pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Sociology in high school pt_BR
dc.subject Importance of Sociology in high school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
dc.creator CORREIA, Aparecida Gomes.
dc.creator NUNES, Gillianne de Oliveira.
dc.creator SANTOS, Janiele Guedes.
dc.creator COSTA, Janine da Silva.
dc.creator OLIVEIRA, Jéssica Mayara Veríssimo de.
dc.creator HILÁRIO, Paulo Cézar Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Advances and setbacks: the debate on the teaching of Sociology in Cariri Paraiba. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira et al. Avanços e retrocessos: o debate sobre o ensino da Sociologia no Cariri Paraibano. In: MEDEIROS JÚNIOR, Geraldo; SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira Silva (Organizadores). Programa de Educação Tutorial e as multifaces da gestão contemporânea. Campina Grande - PB: EDUEPB, 2015. ISBN: 978-85-7879-244-2 Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30504 pt_BR


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Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Capítulos de Livros - CDSA
    Esta coleção, destina-se à publicação de capítulos de livros em separado, produzidos por membros da comunidade acadêmica do CDSA UFCG

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