DSpace/Manakin Repository

HQs e filmes como ferramentas didáticas: metaforização de problemas étnico-raciais em X-Men.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3083984062242230 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JÚNIOR, Nelson. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.referee2 BRAGA, Elinaldo Menezes,
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho é apresentar proposta didática para o ensino de Língua Inglesa em contextos escolares, partindo de uma reflexão acerca das formas de desenvolver a postura crítica dos estudantes através de materiais autênticos da língua alvo, produzidos em situação real de comunicação. Buscamos mostrar como assuntos de cunho social são transmitidos através da obra X-Men, nos gêneros HQ e filme, com o intuito de aproximar os discentes não apenas do idioma alvo, mas também dos aspectos culturais que permeiam a educação. Para isso, ressaltamos um ensino pautado na valorização da pluralidade na interação cultural e no compromisso, tanto com o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos alunos, quanto com a formação de cidadãos críticos e conscientes. Nossa pesquisa é de caráter bibliográfico e propositivo. Conta como arcabouço teórico as contribuições de autores como Candau (2008), Schneuwly e Dolz (2014), Moacy Cirne (1972), Fantin (2017) e Bibe-Luyten (1985), entre outros pesquisadores. Espera-se que o trabalho com os gêneros, junto ao tema escolhido, possa contribuir para a ampliação dos conhecimentos culturais dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title HQs e filmes como ferramentas didáticas: metaforização de problemas étnico-raciais em X-Men. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-10
dc.description.abstract The objective of this work is to present a didactic proposal for the teaching of English Language in school contexts, starting from a reflection on ways to develop students' critical posture through authentic materials of the target language, produced in a real communication situation. We seek to show how social issues are transmitted through the work X-Men, in the genres HQ and film, aiming to approach students not only to the target language, but also to the cultural aspects that permeate education. For this, we emphasize a teaching based on the valorization of plurality in cultural interaction and commitment both to the development of students' communicative skills and to the formation of critical and conscious citizens. Our research is of a bibliographic and propositional character. It counts as a theoretical framework the contributions of authors such Candau (2008), Schneuwly and Dolz (2014), Moacy Cirne (1972), Fantin (2017) and Bibe-Luyten (1985) among other researchers. It is expected that the work with the genres next to the chosen theme can contribute to the expansion of the students' cultural knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30590
dc.date.accessioned 2023-07-07T16:11:05Z
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T16:11:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Interculturalidade pt_BR
dc.subject Habilidades comunicativas pt_BR
dc.subject X-Men pt_BR
dc.subject English language - teaching pt_BR
dc.subject Interculturality
dc.subject Communicative skills
dc.subject Heróis da Marvel pt_BR
dc.subject Questões étnico-raciais pt_BR
dc.subject Metaforização pt_BR
dc.subject Problemas étnico-raciais pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Gercica Francelino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Comics and movies as didactic tools: metaphorization of ethnic-racial problems in X-Men. pt_BR
dc.identifier.citation ALVES, Gercica Francelino. HQs e filmes como ferramentas didáticas: metaforização de problemas étnico-raciais em X-Men. 2019. 89f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta