DSpace/Manakin Repository

Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BANDEIRA, G. O. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5801813344708435 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, M. E. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4553793783676245 pt_BR
dc.contributor.referee1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.description.resumo O ensino de Geografia destinado aos alunos de todos os níveis urge por ressignificação e novas experiências. O mundo se transformou e a educação escolar não acompanhou tais mudanças. Nessa perspectiva, a arte se mostra como uma das possibilidades para auxiliar nesse dinamismo tão necessário à geografia escolar, interagindo com a realidade na contemporaneidade, ao mesmo tempo que rompe com a estrutura já cristalizada de uma disciplina “enfadonha”. Portanto, nosso objetivo é apresentar a caricatura e a representação espacial como recurso metodológico capaz de promover na sala de aula o desenvolvimento de práticas de ensino-aprendizagem de forma agradável, despertando a atenção e curiosidade dos alunos para os conteúdos da Geografia. Em suma, foi realizado um levantamento bibliográfico acerca do uso da caricatura e das representações espaciais no ensino de Geografia, utilizando como referencial teórico os autores (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) os quais acreditam que as imagens surgem como potencial para desenvolver a criatividade de crianças e adolescentes, quer seja na área das artes ou dos estudos científicos. No “meio” das artes visuais o professor encontra um importante aporte didático, anunciando uma educação transformadora e articulada com a nova geração, promovendo uma relação entre o meio escolar e as novas mídias digitais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia. pt_BR
dc.date.issued 2023-02-10
dc.description.abstract The teaching of Geography for students of all levels urges for re-signification and new experiences. The world has changed and school education has not followed these changes. In this perspective, art appears as one of the possibilities to help in this dynamism that is so necessary to school geography, interacting with contemporary reality, at the same time that it breaks with the already crystallized structure of a “boring” subject. Therefore, our objective is to present caricature and spatial representation as a methodological resource capable of promoting in the classroom the development of teaching-learning practices in a pleasant way, awakening students' attention and curiosity for the contents of Geography. In short, a bibliographic survey was carried out on the use of caricature and spatial representations in the teaching of Geography, using the authors (Yves Lacoste, 1988), (Santos, 2006), (Silva, 2009), (Eby, 1979), (Tavares, 2013), (Zabala, 2010), (Chiapetti, 2011) who believe that images emerge as a potential to develop the creativity of children and adolescents, whether in the area of arts or scientific studies. In the “environment” of the visual arts, the teacher finds an important didactic contribution, announcing a transforming education, articulated with the new generation, promoting a relationship between the school environment and the new digital media. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30591
dc.date.accessioned 2023-07-07T16:48:55Z
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T16:48:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Caricatura pt_BR
dc.subject Representação espacial pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Teaching methodology pt_BR
dc.subject Caricature pt_BR
dc.subject Spatial representation pt_BR
dc.subject Learning
dc.subject Inclusive education
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Caricature and spatial representation: a didactic methodology for teaching geography. pt_BR
dc.identifier.citation BANDEIRA, Gilderlan Oriel Soares.Caricatura e representação espacial: uma metodologia didática para o ensino de geografia. 2023. 110f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta