DSpace/Manakin Repository

Leituras temáticas do cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antonio Teodoro dos Santos, aplicáveis aso anos finais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2245008158372227 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumo O cordel é um gênero de expressão popular porque manifesta crenças, valores, ideologias e linguagem do povo. Reconhecendo que o cordel pode ser utilizado para leitura na Educação Básica, o objetivo desta pesquisa foi analisar as temáticas presentes no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como sugestão de leituras temáticas para a educação básica, mais especificamente para alunos do 8° Ano do Ensino Fundamental. Para tanto discutimos os princípios teóricos da Semiótica Discursiva elaborada por Greimas (1975); descrevemos temáticas presentes no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, por meio de uma leitura do cordel; e refletimos sobre temas no cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como leituras possíveis para o Ensino Fundamental. Para essa discussão, partimos do signo linguístico de Saussure (2006) e de Hjelmslev (1975). Para a Semiótica Discursiva, consideramos Greimas e Courtés (1979), Barros (2005) e Fiorin (2008), além de Benveniste (1989), Costa (2011) e Lima Arrais (2011). No que diz respeito ao cordel nos baseamos em autores como Cascudo (1994, 2005) e Saraiva (2020), além do Dossiê de Registro: Literatura de Cordel (2018). Utilizamos também a BNCC (2018) para nos orientar nas reflexões quanto à leitura do cordel em sala de aula. A metodologia adotada nesta pesquisa foi a da análise do discurso e a abordagem qualitativa. Selecionamos, de um universo de trinta e oito cordéis lidos, o cordel Maria Bonita, a mulher cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, como corpus, que seguiu os seguintes critérios de análise: 1) temas que emergem do discurso selecionado para análise; 2) leituras temáticas que se constroem com base nos temas extraídos. Dos encadeamentos figurativos, pudemos elencar temas como, casamento, vaidade, machismo, feminismo, heroísmo, violência e religiosidade, que nos permitiram leituras temáticas como, as mulheres podem decidir qual casamento desejam para si; ser valente, destemida e ousada não exclui a vaidade feminina; o machismo está sempre presente, de alguma forma, na sociedade; violência só gera mais violência; e a religiosidade se manifesta no cotidiano mesmo de quem gosta da violência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title Leituras temáticas do cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antonio Teodoro dos Santos, aplicáveis aso anos finais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2023-06-14
dc.description.abstract The cordel is a genre of popular expression because it expresses beliefs, values, ideologies and people’s language. Recognizing that cordel can be used as an auxiliary tool in Basic Education, the objective of this research was to analyze the themes present in the cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, as a suggestion for a thematic reading for basic education, more specifically for 8th grade students. To this end, we discuss the theoretical principles of Discourse Semiotics elaborated by Greimas (1975); describe the themes in cordel Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos through a reading of the cordel; and reflect on themes in Maria Bonita, a mulher-cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, as possible readings for elementary school. For this discussion, we start from the linguistic sign of Saussure (2006) and Hjelmslev (1975). For Discursive Semiotics, we consider Greimas and Courtés (1979), Barros (2005) and Fiorin (2008), in addition to Benveniste (1989), Costa (2011) and Lima Arrais (2011). Regarding the cordel we based ourselves on authors such as Cascudo (1994, 2005) and Saraiva (2020), besides the Dossier of Record: Literatura de Cordel (2018). We also used BNCC (2018) to guide us in the reflections regarding the reading of cordel in the classroom. The methodology adopted in this research was that of discourse analysis and qualitative approach. We selected, from a universe of thirty-eight cordéis, the cordel Maria Bonita, a mulher cangaço, by Antônio Teodoro dos Santos, for analysis, which followed the following analysis criteria: 1) themes that emerge from the discourse selected for analysis; 2) thematic readings that build on the extracted themes. From the figurative linkages, we could list themes such as marriage, vanity, machismo, feminism, heroism, violence, and religiosity, which allowed us thematic readings such as: women can decide which marriage they want for themselves; being brave, fearless, and bold does not exclude female vanity; machismo is always present, in some way, in society; violence only generates more violence; and religiosity manifests itself in the daily life even of those who enjoy violence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30598
dc.date.accessioned 2023-07-07T18:08:25Z
dc.date.available 2023-07-07
dc.date.available 2023-07-07T18:08:25Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Semiótica discursiva pt_BR
dc.subject Leituras temáticas pt_BR
dc.subject Maria Bonita, a mulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Cordel pt_BR
dc.subject Educação básica - leituras temáticas pt_BR
dc.subject Discursive semiotics pt_BR
dc.subject Themed readings pt_BR
dc.subject Maria Bonita, the cangaço woman, by Antônio Teodoro dos Santos pt_BR
dc.subject Elementary School
dc.subject Twine pt_BR
dc.subject Basic education - thematic readings
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Maria Bonita - cordel pt_BR
dc.subject Antonio Teodoro dos Santos - cordelista pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Gladjane Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Thematic readings of the cordel Maria Bonita, the cangaço woman, by Antonio Teodoro dos Santos, applicable to the final years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Gladjane Ferreira de. Leituras temáticas do cordel Maria Bonita, a m,ulher-cangaço, de Antônio Teodoro dos Santos, aplicáveis aos anos finais do ensino fundamental. 2023. 70f. Monografia (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta